Morrissey: O Garoto Eternamente Atormentado
A 22 de Maio de 1959 Manchester viu nascer aquele que se tornaria um dos maiores cantores e compositores do Universo Musical: Steven Patrick Morrissey.
Ou simplesmente Morrissey.
Mais conhecido por ser o vocalista da banda inglesa The Smiths (considerada por alguns críticos como a banda de rock alternativo mais importante no cenário britânico de música independente dos anos 80), Morrissey conseguiu desenvolver muito bem a sua carreira solo após o término da banda em 1987.
Seu primeiro disco solo, "Viva Hate", lançado em 1988, com a participação do guitarrista Vini Reilly, do Durutti Column, levou as músicas "Suedehead" e "Everyday is like Sunday" ao sucesso extremo.
Em 1990 Morrissey lançou sua primeira coletânea de singles, o "Bona Drag".
Com um novo parceiro, Mark E. Nevin, do Fairground Attraction, Morrissey lança "Kill Uncle" em 1991.
Em 1992 Morrissey inicia uma parceria com os guitarristas Alain Whyte e Boz Boorer e lança "Your Arsenal", "Vauxhall and I" em 1994, "Southpaw Grammar" em 1995 e Maladjusted em 1997.
Após alguns anos sem gravadora, Morrissey assina com a Sanctuary Records e lança "You Are the Quarry" em 2004, "Ringleader of the Tormentors" em 2006 e "Years of Refusal" em 2009.
As letras de Morrissey sempre narraram uma de suas maiores características: a introversão.
A timidez e a sensação de incompatibilidade com o mundo, que transborda pelo seu olhar até hoje, aliada ao seu carisma transformou o cantor em um ícone do romantismo, levando alguns de seus fãs mais fervorosos a se jogarem ao palco desejando tocá-lo em um ato de extrema manifestação de carinho. Fãs que, sem a necessidade de publicidade alguma, garantem sua participação em todos os shows.
Mesmo durante os anos em que não compôs, vivendo em seu misterioso ostracismo, seus milhares de fãs nunca o abandonou.
Noel Gallagher disse uma vez sobre Morrissey: “Ninguém sabe como ele realmente é, como pessoa. Talvez a mãe o saiba... Acho que nem ele sabe, na verdade”.
O importante mesmo é que saibamos o grande poeta que ele foi e sempre será a serviço da música.