esconderijo

Quando tudo é matéria e é sombra

Margarete MS

Eu tenho um coração um século atrasado.

Sorolla: o pintor da luz

Foi o mais prolífico dos pintores espanhóis além de ser um retratista notável.


self_portrait_ind135912_hi.jpg
Self-portrait

Joaquín Sorolla y Bastida nasceu em 27 de Fevereiro 1863 em Valência, Espanha. Recebeu sua educação artística inicial com 14 anos em sua cidade natal.

Com 18 anos viajou para Madrid para estudar pinturas no Museo del Prado. Depois do serviço militar ganhou uma bolsa para estudar pintura em Roma durante 4 anos.

Sorolla dedicava-se na produção de telas grandes, temas mitológicos, históricos e sociais para exibições em salões e exposições internacionais em Madrid, Paris, Veneza, Munique, Berlim e Chicago.

800px-Joaquin_Sorolla_y_Bastida_-_Another_Marguerite.JPG
Otra Margarita (1892)

Com o notável 'Otra Margarita' foi premiado com uma medalha de ouro na Exposição Nacional em Madrid e com um prêmio na Exposição Internacional de Chicago. Logo tornou-se reconhecido.

Retour de la Peche Halage de la Barque.jpg
O Retorno de la pesca (1895)

'O Retorno de la pesca' foi muito admirado no Salão de Paris e adquirido pelo Estado para o Musée du Luxembourg.

Ele cumpriu toda a trajetória considerada necessária na época para o pintor que se valorizasse como acadêmico.

A partir de 1900 seu estilo se revelou de forma espetacular, manifestando-se em pinceladas rápidas e carregadas de tinta, que em poucos traços plasmavam a rica e vibrante gama de cores das praias e transeuntes que ocupavam suas telas. Suas obras refletem a energia dinâmica chegando a capturar o fugaz, o momento de pleno clímax. O dinamismo da luz é refratada na superfície da água em combinação com os reflexos do céu e a cor local. Característica notada em artistas impressionistas.

Em uma tela extremamente grande ele cria a obra 'Triste herencia' (Triste herança) onde mostrava crianças afetadas pela pólio tomando banho de mar sob a supervisão de um monge. A epidemia de poliomielite que atingiu Valência alguns anos antes está presente, possivelmente pela primeira vez na história da pintura, através dessa imagem. Com essa pintura Sorolla ganhou o Grand Prix (seu maior reconhecimento oficial) e uma medalha de honra na Exposição Universal de Paris em 1900 e a medalha de honra na Exposição Nacional em Madrid em 1901. Após esse reconhecimento Sorolla nunca mais voltou a retratar um tema de consciência social.

sad inheritance.jpg
Triste herencia (1900)

Seus trabalhos ultrapassam 2.200 obras e ainda são representados em museus de toda a Espanha, Europa e América.

Boy-Eating-Grapes,-1890-large.jpg
Boy Eating Grapes

Bathing-on-the-Beach,-1908-large.jpg
Bathing on the Beach

They-Still-Say-that-Fish-is-Expensive!-large.jpg
They Still Say that Fish is Expensive!

La-Hora-Del-Bano-(The-Bathing-Hour)-large.jpg
La Hora Del Baño

Girls-with-flowers-large.jpg
Girls with flowers

Strolling-along-the-Seashore,-1909-large.jpg
Strolling along the Seashore

Clotilde-with-hat-large.jpg
Clotilde with hat

The-Milkmaid-large.jpg
The Milkmaid

Sorolla sofreu um derrame em 1920 em Madrid enquanto pintava um retrato em seu jardim. Após três anos paralisado ele falece em 10 de agosto de 1923.

Após sua morte a viúva de Sorolla, Clotilde García del Castillo, deixou muitas de suas pinturas para o público espanhol. Essas pinturas eventualmente formaram a coleção que agora pertence ao Museo Sorolla, que era a casa do artista em Madrid.
O museu abriu em 1932.


Margarete MS

Eu tenho um coração um século atrasado..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //Margarete MS