esconderijo

Quando tudo é matéria e é sombra

Margarete MS

Eu tenho um coração um século atrasado.

Detroit - A cidade em Ruínas

O que aconteceu com Detroit?


1.jpg

Seguindo quase a mesma linha da série de fotografias de Jo Hedwig Teeuwisse sobre os Fantasmas da História onde mistura diversas fotos antigas de guerra com fotos atuais das cidades onde elas ocorreram, tentando de certa forma nos consicentizar sobre o valor histórico que cada lugar possui, o site Detroiturbex divulga fotos da cidade de Detroit explorando seus locais abandonados e deteriorados, com a intenção de que seus pouquíssimos moradores e visitantes resgatem a memória de uma cidade que, mesmo sendo tão complexa, possui um patrimônio social, cultural e histórico enorme.

No período de 100 anos a população de Detroit passou de quase 300 mil habitantes em 1910 para 1.8 milhão em meados do século passado e teve uma drástica regressão à marca de 700 mil em 2010.

2.jpg

Entre 2003 e 2009 os fotógrafos franceses Yves Marchand e Romain Meffre fotografaram o centro de Detroit e seus edifícios, igrejas e escolas que foram abandonados juntamente com suas mobílias, objetos pessoais e quase toda a memória de uma cidade que chegou a ser uma das mais importantes dos EUA por possuir grandes indústrias automobilísticas.

Mesmo sendo capaz de abrigar cerca de 2 milhões de pessoas, Detroit possui hoje apenas 1/3 deste número.

As fotos atuais são de Yves Marchand e Romain Meffre e as fotos antigas fazem parte de arquivos.

3.jpg

4.jpg

5.jpg

Detroit foi abandonada por seu desequilíbrio financeiro e grande parte da população atual é de sem tetos. A cidade sofre com a grande taxa de desemprego ocasionada pela falência das empresas e sua taxa de mortalidade, devido aos homicídios, é assustadora. Um cenário que mais lembra um filme de guerra.

6.jpg

7.jpg

8.jpg

"Parece que Detroit foi abandonada para morrer. Muitas vezes entrávamos em enormes edifícios decorados com bonitos candelabros, colunas ornamentadas e frescos extraordinários, mas estava tudo a desfazer-se e coberto de pó, e o sentimento de que tínhamos entrado num mundo perdido era quase esmagador. De uma forma bastante real, Detroit é um mundo perdido - ou pelo menos uma cidade perdida onde a magnificência do seu passado é evidente em todo o lado" - Yves Marchand

9.jpg

10.jpg

11.jpg

12.jpg

13.jpg

14.jpg

15.jpg

16.jpg

17.jpg


Margarete MS

Eu tenho um coração um século atrasado..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/Fotografia// @destaque, @obvious //Margarete MS