esconderijo

Quando tudo é matéria e é sombra

Margarete MS

Eu tenho um coração um século atrasado.

Quem disse que você precisa de dois?

Monokini 2.0 e as sobreviventes do câncer de mama


1Monokini.jpg

O projeto de arte social chamado "Monokini 2.0" reuniu estilistas e modelos para promover uma perspectiva diferente sobre a beleza e a moda com uma série de fotos feitas com algumas sobreviventes do câncer de mama.

Os trajes de banho não foram projetados para esconder a ausência de um ou ambos os seios, pelo contrário, o objetivo é expor a área da cicatriz como algo que as sobreviventes tenham orgulho ou pelo menos se sintam confortável em mostrar, ao invés de se envergonhar.


Virve Monokini.jpg
Virve - design by T. Therman
"Foi uma experiência incrível fazer parte de um projeto tão grande como este. Espero que a minha participação dê força e coragem para as minhas irmãs na mesma situação. Viver com apenas uma mama pode ser incrível!"

"Nós nos esforçamos para expandir o que é aceito e considerado bonito projetando uma coleção de moda praia para as mulheres que passaram pelo câncer de mama. O fato é que muitas mulheres que tiveram um seio removido não desejam fazer uma cirurgia de reconstrução da mama, elas desejam continuar suas vidas com uma ou nenhuma mama", escreve a equipe Monokini.

Os designers finlandeses do projeto afirmam que as sobreviventes do câncer não devem ter vergonha de suas cicatrizes pois são marcas de uma batalha bem disputada.

Esses maiôs modernos ajudam a eliminar o desconforto que elas enfrentam quando vão à praia e nos mostram a sua coragem, esperança e determinação.

Camilla Monokini.jpg
Camilla - design by T. Rissanen

Elina Monokini.jpg
Elina - design by E. Halttunen
"Eu não quero me esconder, eu não quero parar de nadar, eu não quero passar por amplas operações de cirurgia plástica e eu não quero ser forçada a usar uma prótese desconfortável na praia. Eu quero me sentir tão livre e ativa como eu era antes do meu câncer."

Katja Monokini.jpg
Katja - design por M. Otsamo

Kristiina Monokini.jpg
Kristiina - design by O. Pyy
"Estou muito feliz e orgulhosa em fazer parte deste projeto importante e surpreendente. Obrigada!"

Marjaana Monokini.jpg
Marjaana - design by S. Kauppi
"O câncer tirou o meu peito, isso é tudo. Eu não deixo isso dominar a minha mente para roubar todas as coisas preciosas que existem em mim."

Milsse Monokini.jpg
Milsse - design by T. Ämmät
"Fazer parte deste projeto foi muito estimulante e eu agradeço por isso! Espero que através destas fotos todos possam encontrar força e coragem. Todo mundo é perfeito exatamente como é!"

Reetta Monokini.jpg
Reetta - projeto por V. Riitijoki
"Este é o projeto mais notável que eu já vi, ouvi e fiz parte. Não há necessidade de ver as mulheres com mastectomia como pessoas tristes. Isso mostra que o projeto tem alcançado talvez até mais do que ele foi originalmente planejado. Estou feliz e orgulhosa de fazer parte dele, um grande obrigado!"

Solja Monokini.jpg
Solja - design by KAKSITVÅ

Sirpa Monokini.jpg
Sirpa - design by T. Ämmät
"O projeto Monokini 2.0 tem sido uma experiência incrível. Espero que a minha imagem dê força, fé e coragem para as mulheres que passaram por mastectomia: a feminilidade não é baseada apenas sobre ter ou não os seios. Espero que no âmbito deste projeto a discussão destes assuntos se torne mais fácil e mais natural."


Margarete MS

Eu tenho um coração um século atrasado..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/artes e ideias// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Margarete MS