escrever

"A Arte sine qua non de viver"

Giuliana Murakami Paixão

Vivendo e escrevendo...

A moda neko e chibi japonesa

Pequenos e fofinhos, os desenhos em formato "chibi" e "neko" são um reflexo da cultura japonesa através de mangás e animes


chibi neko.jpg

Já é de praxe observar que, em sua grande maioria, os japoneses gostam de trazer em voga figuras animadas, com traços característicos e irresistivelmente taxadas de “fofas”.

Osamu Tesuka foi o pioneiro na arte mangaka, sendo autor das histórias de anime-mangá mais clássicas do Japão. Foi ele o criador do estilo mangá em geral: depositou nos personagens enormes olhos, traços finos nos contornos dos rostos e muitos outros pontos predominantes na arte mangá.

astro.jpg

Entretanto, outras formas de desenho passaram a surgir depois da magnífica estreia de Tesuka.

Entre esses novos formatos, existem os desenhos “neko”, onde personagens de diversos animes são incorporados em corpos de gatos ou felinos em geral. Esse estilo remete ao significado importante do Neko (gato) no Japão.

A figura do Neko se refere, especificamente, ao Maneki Neko (“Gato que acena”), uma escultura, no geral, feita em cerâmica, cujo significado é trazer bonança: sorte e dinheiro. Colocado em frente de lojas ou até mesmo no interior de residências, a superstição nesse ilustre gato branco é tão forte quanto a crença em um Deus.

E foi transitando do neko (gato) que chegou ao neko anime-mangá. Apesar de ser tão carismático quanto os chibis, os desenhos neko podem variar quanto ao público alvo e a intenção do desenhista.

a2b0dda50c9d3f328b018d403b365e231233597046_full.gif

Existem diversas formas de neko: quando o personagem torna-se em seu todo um gato ou quando o personagem assume características peculiares de felinos (como orelhas pontudas, dois dentinhos afiados, cauda, patas e etc).

Varia também o público, pois muitas vezes os artistas inovam seus conteúdos, tornando os personagens-neko sensuais.

SexyNeko1.jpg

Já os chibis assumem, eternamente, sua forma fofucha e ingênua. Até mesmo personagens considerados malévolos, ao passarem pelo SPA chibi, tornam-se agradáveis e apreciáveis.

Originalmente, chibi significa pequeno. A moda desses pequeninos não possui uma data certa de início, porém faz um sucesso estrondoso pela delicadeza em que os personagens são apresentados.

Os maiores traços dos chibis são: cabeças grandes desproporcionais ao corpo, a ausência quase constante de nariz, boca pequena e fina e tamanho minúsculo. Por retratar um aspecto cômico, muitas vezes, são confundidos com as caricaturas. Porém, o objetivo não é demonstrar os aspectos grotescos dos personagens e sim adaptá-los a uma imagem divertida e inocente.

chibi.jpg

Há predominância dos desenhos chibis em quase todos os personagens dos mais variados animes, sendo desenhados por fãs em sua maioria. Existem até mesmo chibis incorporados em personagens tipicamente ocidentais, como Os Vingadores da Marvel.

jhg.jpg

Algumas vezes, os formatos chibis e nekos são apresentados concomitantes em um único personagem.

095e41993a9028a3058c6515733d2627.png

Independente da origem de ambos os estilos, é impossível negar o quanto eles causam sensibilidade aos olhos das pessoas.


Giuliana Murakami Paixão

Vivendo e escrevendo... .
Saiba como escrever na obvious.
version 6/s/// //Giuliana Murakami Paixão