escrever com a luz

sobre poéticas e estéticas

Anna Carvalho

Pesquisadora, indecisa, tia da Luisa, turista e fotógrafa.

Um rápido olhar sobre o Fotofilme

Um rápido e breve olhar sobre fotofilmes.


© Fernanda Ramos

As possibilidades de hibridizações que a fotografia apresenta nas artes são diversas. Dentre elas podemos citar o "Fotofilme", espécie de integração entre a linguagem cinematográfica e a imagem estática da fotografia. Esse modelo não leva só em consideração a imagem em si, mas também a montagem como potencializador da expressão artística.

© Fernanda Ramos

O Fotofilme vem de um processo de animação das fotografias e existem diversas linhas de montagem (justaposição, paralelismo, etc). A grande questão do fotofilme é que ele não se resume somente a uma imagem mas no encadeamento delas o que, certamente, traz uma construção ecológica muito mais complexa.

Essa ecologia seria, portanto, a leitura interpretativa que está sempre em processo e em contínua interação, pois uma imagem se insere em um contexto espacial e temporal do qual a sua simbologia se alimenta. Nesse caso, a espacialidade é representada pelo suporte onde ela se apresenta e a temporalidade pela montagem. Pensando nisso, o dispositivo fotográfico funciona como modelo de comunicação e expressão artística que se dá não somente pelas fotografias, mas também por qualquer elemento da ordem visual formado a partir delas.

¿Cuándo empieza tu tiempo? from FERNANDAЯAMOS on Vimeo.

Os três fotofilmes aqui apresentados mostram como a mistura de linguagens pode culminar num produto verdadeiramente audiovisual. O fotofilme é, portanto, uma exposição, uma possibilidade de poética que se utiliza da estética para se concretizar.


Anna Carvalho

Pesquisadora, indecisa, tia da Luisa, turista e fotógrafa..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/// @destaque, @obvious //Anna Carvalho