escrever com a luz

sobre poéticas e estéticas

Anna Carvalho

Pesquisadora, indecisa, tia da Luisa, turista e fotógrafa.

Big Picture: contar notícias através de fotografias

No contexto de inovações dos suportes das mídias surge o blog "Big Picture". Criado e administrado pelos editores de fotografia do jornal The Boston Globe. Ele tem o objetivo de publicar fotografias de modo a contar notícias mundiais.


protest05.jpg

Dois aspectos que chamam a atenção para este fotoblog é que ele é o pioneiro em publicação de imagens em alta resolução que, há dois anos, era impensável na web e está diretamente relacionado a um jornal. No entanto, em tempos de aumento e expansão da banda larga e variedades e formas de se conectar à rede, essa convergência digital é uma alternativa para o uso do fotojornalismo na internet. O Big Picture reúne e organiza fotografias de várias pautas e gera novas formas de conteúdo, através de fotorreportagens e ensaios remidiatizando-as para um tema em comum com o objetivo de alcançar novos eixos de audiência e visibilidade.

protest01.jpg

As reportagens fotográficas são geralmente postadas às segundas, quartas e sextas-feiras sempre acompanhadas com legendas explicativas. Cada ensaio, atualmente, tem cerca de 40 a 50 fotos de várias agências do notícias reunindo diversos pontos de vista sobre o fato publicado ou, em alguns casos, somente com um ponto de vista.

rezende01.jpg

As fotografias são, na maioria das vezes, editadas de forma a transmitir um sentido narrativo, isso porque o editor, através da seleção de fotografias, reúne vários olhares sobre um mesmo fato. O editor cria narrativas através de fotografias induzindo uma leitura espacial e temporal, formando uma intenção da mensagem visual.

protest04.jpg

As notícias do Big Picture se aproximam também de ensaios fotojornalísticos. Essa forma intencional de compor imagens, por meio da seleção e organização das fotografias, mostra que os editores do blog buscam passar um sentido para seus leitores, já que a forma como são dispostas as imagens não é aleatória. Para além do caráter informativo, elas constroem um olhar subjetivo, uma visão narrativa dos fatos. Não é somente a intenção de noticiar que norteia o fotojornalismo, mas sim a busca de um equilíbrio entre elementos dessa linguagem, o estético, o informativo e o ideológico.

protest06.jpg

O jornal, por sua vez, ou o fotoblog como no caso do Big Picture, está inserido num contexto cultural particular que intervém na forma como a mensagem jornalística é transmitida, isso aliado a um conjunto de profissionais que encaram na unidade jornalística uma maneira de atender às regras impostas pela instituição e ao público ao qual o jornal se destina, criando assim, um discurso característico do veículo.

rezende02.jpg

O Big Picture é um modelo para analisarmos como fotojornalismo passou por transformações em suporte e conceito utilizando os padrões tradicionais. Antes o registro único de foto flagrante era considerado a essência do fotojornalismo, mas a possibilidade de contar histórias, usar e refletir fotograficamente para termos imagens mais trabalhadas que passem a ideia do que foi pautado, corresponde a uma nova alternativa para o fotojornalismo. Essa é a linha editorial do Big Picture, que cria novos caminhos para fotografia jornalística, incorporando, adaptando e ressignificando o modo de fazer fotojornalismo, desde da produção de pautas até a divulgação da reportagem.

xinguriver02.jpg

A proposta do blog Big Picture, torna-se interessante ao tentar mostrar um olhar sobre um mesmo tema com fotografias de diversas agências. Mostra a tendência atual de buscar novas formas de para propagar a informação. No entanto, é necessário um amadurecimento do olhar, além da necessidade de promover novas reflexões sobre o impacto das fotografias na mídia online, já que corresponde a um campo novo, em pleno desenvolvimento mas que, no entanto, torna-se expressivo e capaz de gerar fortes impactos na sociedade.

xinguriver03.jpg xinguriver04.jpg

As imagens desse artigo pertencem ao blog Big Picture e podem ser vistas aqui.


Anna Carvalho

Pesquisadora, indecisa, tia da Luisa, turista e fotógrafa..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/// @destaque, @obvious //Anna Carvalho