escritos da ansiedade

Ideias de alguém tentando não viver o futuro no presente

Guilherme Lima

manias acompanhadas de TOC

O Imaginário é uma desordem criativa

As aspirações sem nexo inspiram as varias formas de manifestação das coisas humanas e nem tanto mundanas.


Provavelmente você já se deparou com alguma situação ao qual antes mesmo de vivencia-la ou fazer parte da mesma, sua pessoa formou através da própria imaginação um acontecimento extremamente requintado, tão surrealista quanto um quadro de Salvador Dalí. Isto passa pelo fato que a imaginação é influenciada e construída na maioria esmagadora das vezes pelos quadros pintados pelo imaginário, sejam estes pertencentes ao pensamento geral (a ideia de que seres extraterrestres de marte são cabeçudos, baixinhos e verdes, mesmo sendo do planeta "vermelho"), ou denotados mais especificamente a um local (as velhas lendas urbanas como o doido da esquina e seu amante entregador de geladeiras, no caso do meu bairro).serpente.jpg Isto acaba partindo em grande parte da construção que acabamos por fazer através das imagens e vivencias próprias acerca do que entendemos sobre o mundo e seus mistérios. As imagens são fatores visuais preponderantes na formação do imaginário da psicanalise humana, configurando a partir de uma idealização do imaginativo transformado em narrativa. Neste momento o psicológico vai configurando e confabulando as mais tresloucadas teorias e estipulando nos termos das ideias mais absurdas figuras de linguagens tão caóticas, que por vezes nem nós mesmos, que acabamos por criar as especificidades peculiares ao nosso imaginário, compreendemos o que nosso pensamento deu vazão em sua criação.

Os porquês de nossa imaginação ser tão fértil perpassam pelas noções dos discursos, histórias, e causos repassados através dos tempos pelos contadores, na fonte mais primária e utilizada pela humanidade seja para o bem ou para o mal: o famoso boca a boca, a tradicionalíssima oralidade.jeeyoung-lee-1.jpg Lendas foram construídas assim, de tanto contar-se uma história, novos elementos foram sendo adicionados nela através dos tempos por tantas pessoas a idealizações de uma fantasia enorme se misturam a essência do conto, que torna-se impossível separar o que tem-se de real e de fantasia em todo o enredo contado e é claro, criado.

Estas noções de fantástico viram matéria prima a ser lapidada dentro da realidade, mesmo que nosso imaginário tenha criado uma enorme fábula mítica. A influencia é gritante da imaginação fantasiosa, olhemos o que temos pensado sobre as essências do desconhecido, dos mitos de dragões e heróis, grandes feitos de personagens ao longo da história desta grande construção de seres mitológicos. A arte e suas vertentes principalmente as de cunho literário e visual, foram fatores preponderantes neste processo. A arte tem sobre a construção imaginativa humana um forte impacto tornando-se maneira eficaz de passar mensagens a fim de convencer a humanidade sobre uma ideia, pensamento, acontecimento ou fato.

O imaginário tem a capacidade de fixar na memória, por exemplo, temores e angustias, alegrias e prazeres, propagando e estimulando todas as sensações que perturbam a estabilidade humana. Em suma, o imaginário tem um poder coercitivo e de poder sobre a mente imenso, e sua utilização esta sujeito as ideias de quem as tem e de o que se quer idealizar.


Guilherme Lima

manias acompanhadas de TOC.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @obvious //Guilherme Lima