escritos da ansiedade

Ideias de alguém tentando não viver o futuro no presente

Guilherme Lima

manias acompanhadas de TOC

Tim Maia e as batalhas da História

A tentativa de modificar a veracidade dos fatos da biografia de Tim Maia é mais um grande embate pelo dominio dos acontecimentos históricos.


Tim Maia foi um dos grandes artistas brasileiros do século XX. Dono de uma voz titânica e com um dom para compor quase divino, Tião, o maior “sindico” do Brasil teve uma vida intensa como sua musica. Sempre com opiniões fortes e envolto por polemicas, seja pelo uso excessivo de drogas como álcool ou pelos tradicionais atrasos dos seus shows, que sempre acabavam “faltando o retorno”, segundo o próprio Tim. Acometido das atribulações e dramas de um viver que somente os gênios como ele acabam pagando, por nascerem empelicados com um talento impar. Mesmo após a morte a sua carreira tendeu a sofrer ataques dos mais pecaminosos por parte de uma mídia ainda atrelada a um revanchismo revisionista e conservador. 6565248311_f3d41ff74a_z.jpg A completa e estapafúrdia manipulação da história de Tim Maia exibida na ultima semana é um atentado a biografia do artista. A minissérie criada pela TV globo é uma enorme miscelânea bizarra de anacronismos, cortes e edições tendenciosas, manipulações de informação e ocultamento de uma boa parte do que foi retratado no filme e na biografia de Tim Maia, escrita pelo jornalista Nelson Motta. Todos estes recortes e costuras na história de Tim Maia visou transformar a figura de Roberto Carlos, que no filme e no livro sobre Tim é abordado como alguém que não acabou estendo a mão ao sindico e passou uma bela rasteira em um amigo.

Roberto Carlos acabou virando as costas para seu amigo Tião quando ele precisava de ajuda, quando acabara de voltar dos Estados Unidos. Ao contrario, fez joça e humilhou Tim Maia lhe jogando um par de botas surradas e algumas notas de dinheiro amassado daqueles de bêbado de boteco. Ai esta um evidente caso de uma tentativa de reescrever a história e tentar fazer com que este revisionismo torpe e imoral acabe se tornando verdade absoluta. Roberto Carlos acaba recebendo mais um “carinho” da TV que o emprega, pois a mesma tenta reescrever e modificar os fatos. tim-maia-cover_cropped.jpg O que ocorreu com a biografia de Tim Maia, que foi alterada bisonhamente, vem acontecendo em muitos campos da sociedade brasileira. Com a redemocratização das instituições politicas no Brasil e a facilidade ao acesso de informação por outros meios que não a TV, está expondo a luz do publico as tentativas de reescrever a história que estavam passando despercebidas até então. Estamos presenciando enquanto brasileiros uma batalha pela história, onde a busca pela veracidade dos acontecimentos quebram com a visão maniqueísta herdada e cultivada durante o regime ditatorial militar no país. A história do Brasil infelizmente está recheada de vilões que foram alçados ao patamar de heróis nacionais por puro interesse politico, visando construir uma identidade para a pátria tupiniquim.

O criminoso abuso que a biografia de Tim Maia sofreu é mais um capitulo nesta luta ferrenha na busca pela veracidade dos fatos ocorridos historicamente. Este embate confronta a desconstrução e fidelidade aos acontecimentos Versus à utilização destes como ferramenta para legitimar determinados projetos de sociedade que determinados grupos tentam impor ao resto. Embora o estrago já tenha sido feito ao lançaram esta inescrupulosa série sobre Tim Maia, foi extremamente positiva a reação condenando e ridicularizando o programa de TV, que tenta modificar e induzir o espectador a achar que a mentira contada ali é uma verdade. Existe o velho chavão que a história é escrita pelos vencidos, mas embora já Morto, Tim Maia não foi derrotado, sua memória ainda luta pela verdade.


Guilherme Lima

manias acompanhadas de TOC.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @destaque, @obvious //Guilherme Lima