esferagráfica

anotações da criatividade humana

Rui Costa

Editor da WOM. Adoro a Humanidade e as coisas bonitas que ela produz. Vou anotando o que mais me agrada.

Star Wars e Día de los Muertos cabem na mesma imagem

John Karpinsky, artista gráfico admirador de Star Wars e da ancestral cultura Mexicana, criou uma série de trabalhos gráficos verdadeiramente assombrosos.


LOUNGE-esferagrafica-Karpinsky-Muertos-01.jpg

O Día de los Muertos (Dia dos Mortos) é, como todos deverão saber, um dia de celebração que faz honra aos defuntos e que tem especial manifestação no México.

É, se assim preferirem, uma espécie de dia dos Fiéis Defuntos da Igreja Católica, celebrado exactamente no mesmo dia, 2 de Novembro, mas de origens radicalmente distintas.

A essência indígena do Día de los Muertos empresta-lhe cor e rituais admiravelmente carnavalescos. É anterior à chegada dos espanhóis àquelas bandas e celebra a vida dos ancestrais ao invés de chorar e lamentar a morte dos mesmos. O Dia dos Mortos é de tal maneira uma celebração única que a UNESCO a proclamou Património Cultural Imaterial da Humanidade.

LOUNGE-esferagrafica-Karpinsky-Muertos-02.jpg

John Karpinsky, o artista que serve demotivação a este post é um extraordinário admirador da saga Star Wars e como tal, reconhecendo que a mesma estará também no domínio dos "defuntos", resolveu celebrá-la numa mistura gráfica que é claramente digna de nota.

LOUNGE-esferagrafica-Karpinsky-Muertos-04.jpg LOUNGE-esferagrafica-Karpinsky-Muertos-04.jpg LOUNGE-esferagrafica-Karpinsky-Muertos-04.jpg LOUNGE-esferagrafica-Karpinsky-Muertos-04.jpg LOUNGE-esferagrafica-Karpinsky-Muertos-04.jpg

Os trabalhos estão à venda no Etsy.


Rui Costa

Editor da WOM. Adoro a Humanidade e as coisas bonitas que ela produz. Vou anotando o que mais me agrada..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/ilustração// @destaque, @obvious //Rui Costa