As cabeças de lápis de Ragna Reusch Klinkenberg
A Cicero, publicação germânica especializada em política, procurava uma forma de se promover perante o seu potencial público e perante os próprios sujeitos da suas peças: a classe política. Desafiou por isso os políticos a serem retratados em extraordinárias peças esculpidas em grafite, mais concretamente, na ponta um lápis.
A artista plástica Ragna Reusch Klinkenberg ficou encarregue de tão enorme tarefa.
Alguns políticos, dos quais se destacam Barack Obama, Nicolas Sarkozy e a chanceler Angela Merkel, viram assim os seus bustos esculpidos na ferramenta que tantas vezes é usada para escrever sobre eles próprios. Cada peça foi posteriormente enviada a cada um dos políticos.
Com esta campanha a Cicero não só alcançou notoriedade perante os seus leitores como também a alcançou perante uma classe política que tem agora aquela publicação na cabeça, melhor ainda, tem a própria cabeça naquela publicação. Reflexo disso mesmo é o extraordinário aumento, de 35% para 65%, das entrevistas concedidas à revista pelos políticos convidados.
“Politics directly from the source” é o slogan da Cicero. A campanha viveu da arte de Ragna Reusch Klinkenberg e as fotografias são de Augusto Moreno dos Anjos, um criativo brasileiro atualmente a viver na Alemanha.
A campanha tem já algum tempo mas é enorme, passe o tempo que passar.