esquina do Óbvio

Porque a genialidade está à esquina do óbvio

Gerson Avillez

Fotógrafo e homem da prática de letras nas horas vagas, teólogo e pedagogo por formação, filósofo autodidata e por vocação. Descendente direto do Tenente-General Jorge Avillez, portador da Síndrome de Aspeger, trabalhou em eventos culturais nas Lonas Culturais no Rio (2002) onde produziu e fotografou, tendo fotos publicadas em jornais do Rio de Janeiro. Posteriormente trabalhou na Rede Globo como fiscal de figuração pela agência MMCDI especialmente na novela Avenida Brasil (2012). Membro votante do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro, membro número 1017 do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica) e da Sal (Sociedade de Artes de São Gonçalo), tendo escrito artigos para a Revista Somnium, teve contos selecionados e publicados na Revista Litera, Primeiro Capítulo e é autor de destaque da Obvious Mag. Finalista de diversos concursos literários, tem 21 livros escritos e dois publicados, 'Adormecidos' (2011 - Ryoki Produções) e 'Síndrome Celestial' (2013 - Editora Multifoco).Convido-os a curtir minha página no facebook: www.facebook.com/Filoversismo

  • 1 EKNyqAc4GQJ3CGA3mPJ-lg.jpeg
    Era Pós-Verdade e o conflito do subjetivo e objetivo

    Os limites entre verdade e mentira sempre foram determinados mais por critérios filosóficos e subjetivos, especialmente num mundo tomado pelo relativismo que permeia ambiguidades morais e de crenças, mas os limites entre fato e realidade passam expressar na verdade um problema de delimitações que melhor definam critérios objetivos de onde termina a subjetividade e a objetividade.

  • As Hipóteses dos Livros de Filoversismo

    A série de livros de ficção científica do Filoversismo busca originalidade não apenas nas tramas, mas conceitualmente em suas hipóteses ao propor em seu multiverso ficcional uma série destas como algumas das relatadas nesse breve artigo.

  • DSCN1493.JPG
    Melhores Livros da Coleção Filoversismo

    A ideia do Filoversismo criada pela insatisfação, dúvidas e experiências pessoais me levou originalmente a compilar temas de interesse até ir a livros de não ficção e principalmente de ficção com ideias próprias e originais. Os livros, sendo novelas ou antologias no geral, se passam num multiverso e compartilham hipóteses e ideias que embasam uma narrativa entrelaçada.

  • 61EGwLlN0ZL.jpg
    10 Melhores Livros Para Conhecer a Ficção Científica
    Apesar do gênero ficção científica ter após década alcançado o devido reconhecimento junto a literatura mundial ainda hoje sofre muito preconceito no Brasil, especialmente com autores nacionais como eu. Todavia prêmios nacionais como 'Argos' ...
  • livros-preservar-boas-condicoes-750x400.jpg
    Arte da Escrita e a Genealogia das Ideias

    Poderia definir a escrita como uma fala aprimorada e polida nos signos do alfabeto, uma forma de registrar o que em som é levado pelo vento e no abismo perdido em ecos, porém, nas letras ganham contornos da sexta arte. Outra vantagem da escrita em detrimento da oralidade seria a eliminação das 'muletas vocais' que preenchem a fala enquanto se pensa o restante, a escrita melhor destila o pensamento condensado.

  • 11224323_435931763268128_5666594970147011191_n.jpg
    A 'Era da aparência' é a 'era da hipocrisia'
    A 'era dos títulos' tem uma tradução mais precisa, 'era da hipocrisia', digo isto pois a ostentação não faz o ser, mas sim o que ele faz. De certo modo nem escritor seria, pois atribuí-se a isto quem ganha a vida escrevendo quando pra mim ...
  • custodio.jpg
    Incêndio! É a Queima de Estoque da História
    A fogueira do descaso entrou pra história ao queimar nossa história. História feita de tudo que somos hoje foi colocado lá ontem, no museu, para amanhã não existir mais. O único museu de pé no Brasil é o museu do esquecimento, das memórias ...
  • 02.jpg
    O Fracasso do Socialismo é o Sucesso dos Abusos

    O Socialismo buscou no estado uma solução reguladora para as desigualdades socioeconômicas no mundo mas acabou ela mesma a reproduzindo num contrassenso a luta de classes, assim como os abusos do capitalismo o mesmo no socialismo se tornou sua fonte de fracasso moral ante um mundo necessitado por oportunidades iguais para falar de meritocracia, assim como de direitos individuais iguais para combater abismos sociais.

  • SandyIsland.jpg
    Ilhas Misteriosas da História

    A história humana traz ricos relatos que não deixam dúvidas de acontecimentos. Porém, há pontos obscuros ao longo desse trajeto demonstrando que a história também tem seus mistérios, mistérios como dessas misteriosas ilhas pelo mundo.

  • 04constantgardener.jpg
    10 filmes de conspiração

    Uma breve lista de alguns dos principais filmes de Hollywood que discutem o tema das conspirações. Tramas obscuras de encobertamento de crimes, e dominação. Hollywood parece ser uma costumaz crítica das clássicas 'teorias da conspiração' que permeiam o imaginário popular há longa data. Mostro a seguir alguns dos mais importantes filmes acerca do tema.

  • depositphotos_52029085-Genius-boy-near-blackboard-with.jpg
    Indícios de genialidade

    Como identificar um gênio? A pergunta que muitos se fazem pode ser respondida pela ciência na busca por indícios, características estas o qual separo 16 nesse breve artigo que examina a possibilidade de alguém ser um genuíno gênio.

  • mentalizacao.jpg
    Um Olhar sobre a criatividade

    Muitos tentam achar uma "fórmula", uma "receita do bolo" para a criatividade, mas o que move o surgimento de uma ideia original? O artigo examinará o livro 'Enigma' de Andrew Razeghi para tentar responder essa pergunta.

  • images.livrariasaraiva.com.br.jpg
    8 livros para quem quer ser mais inteligente

    Mesmo que toda leitura seja enriquecedora saber selecionar os livros que lê é essencial para tornar qualquer pessoa mais sábia. Pensando nisso separo uma lista de oito livros para qualquer leitor interessado na aquisição intelectual não colocar qualquer defeito. Indo de mitologia e religião à física moderna o livro traz as bases de todo hábil crítico intelectual.

  • livro_biblia_satanica.jpg
    Os Livros Mais Maléficos

    Todos sabemos que livros não matam, mas muitas vezes as ideias neles contidas levam à mortes, revoluções, e até em genocídios. Por isso, esse artigo examinará os livros os quais as ideias aparentam mais instigar o ódio e a violência. Textos os quais o conteúdo infame argumenta justificativas de superioridade e aniquilação do inimigo, assim como os livros que serviram de motivo para matar milhares, ou - como o caso do livro de Hitler - milhões.

  • Kim-Jong-un-012.jpg
    Delírios do Poder

    Por que são comuns casos de ditadores serem tão excêntricos? Pelo que mais incrível que aparenta o poder parece estabelecer uma relação incestuosa com os delírios da loucura. Nesse breve artigo examinaremos alguns exemplos de absurdos cometidos pelos regimes ditatoriais autoritários e totalitários.