esquina do Óbvio

Porque a genialidade está à esquina do óbvio

William Fontana

Pseudônimo literário do novelista, contista e ensaista Gerson Machado de Avillez, fotógrafo, teólogo, filósofo e pedagogo por formação. Portador da autismo com dupla excepcionalidade (superdotado). Membro votante do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro, membro do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica), Academia Internacional de Literatura Brasileira número 408, UBE (União Brasileira de Escritores), Academia Independente de Letras (Ordem Scriptorium) e da Sal (Sociedade de Artes de São Gonçalo), escreveu artigos para a Revista Somnium, teve mais de 50 contos selecionados e publicados na Revista Litera, site Maldohorror, Primeiro Capítulo, Site CLFC, Conexão Literatura, Revista Literomancia, Creepypasta Brasil e nas antologias Arte do Terror: História e Apocalipse, Mirage, Nemephile, assim como autor da semana com artigos de destaque na Obvious Mag e Louge. Autor de teorias filosóficas sobre o tempo e o Ethos, finalista de diversos concursos literários, tendo os contos 'O Poço' (2017) e ‘Inominável do Além’ (2018), 'Império de Tendor' (2019) e 'Assassino do 7' (2020) selecionados como um dos melhores de seus respectivos anos pela revisa Litera Livre. Tem 35 livros escritos e dois publicados, 'Adormecidos' (2011 - Ryoki Produções), 'Síndrome Celestial' (2013 - Ed. Multifoco) e 'O Império do Tempo' (2021). Visite meu blog: http://filoversismo.blogspot.com

  • images (1).jpeg
    Dos Serviços de Inteligência e Clandestinidade

    Os serviços de inteligência e contra-inteligência originalmente servem aos interesses nacionais, todavia justamente por isso o interesse internacional na soberania alheia é preciso num aparente paradoxo a medida com que algo no exterior possa vir se tornar risco de dominação contra a soberania nacional.

  • download.jpeg
    A Universalidade Atemporal da Razão

    O Etnocentrismo nunca será universal, muito menos atemporal, a não ser na eternidade de seus deméritos medidos a proporção do rastro de destruição e miséria na vida de suas vítimas sem culpa julgada e comprovada.

  • images.jpeg
    O Evangelho da História

    De tempos em tempos novos solos e povos passam a ser auto-eleitos em elites aos direitos divinos aos pecados, guerra santas e crimes sagrados, quando não a própria divindade Gaia.

  • IMG-20210816-WA0016.jpg
    Relações Entre Percepção & Raciocínio

    A percepção precisa estar alinhada a uma série de outros critérios cognitivos, não apenas da interpretação sensorial precisa dos sentidos tanto quanto do raciocínio adjacente ao dados capitalizados sem os excessos parciais das volições e desejos na sobreposição da razão.

  • Edu2.jpeg
    Os Sabores dos Saberes

    Quando os saberes passam a ser definidos por sabores ao gosto da subjetividade em desejos e vontades, estas passa a não serem delimitadas pelos saberes das verdades e razões éticas e factuais.

  • Mentalis2.jpeg
    Da origem do prazer e bem-estar ao sofrimento

    Há diferença entre prazer e bem-estar. Um sensorial e imediato aos instintos e desejos não tem a proporção dos ditos altos prazeres. Se na melancolia saudosista temos demonstrada a tristeza associada as memórias, por sua vez o amor afetivo é a evolução da empatia e atração, na construção social das relações ao contrário da atração sexual, mera empatia ou mesmo da paixão momentânea.

  • images.jpeg
    Personalidades Que Inspiram

    Ainda que me foque mais nas ideias, muitos pioneiros e descobridores de muitas ciências e filosofias que me influenciaram me fascinam pelos padrões do estilo de vida em suas obras.

  • Condor.jpeg
    A Incriticável Democracia do Condor

    Todos os dias em minhas preces peço para que os Homens de Preto não invadam aqui para exterminar o boto, o Saci, a cuca, e Curupira vai para o hospício de Barbacena assistir a execução da mula sem cabeça por não aceitar mais contrabandear ouro a preço de banana.

  • images (1).jpeg
    Entender, Concordar e Aprender

    A informalidade, como a informação, apresenta-se como partes não formais de saberes científicos, ainda que mediante saberes naturais como os supersticiosos. O verdadeiro e legítimo saber assim precisamos entender para que ao concordar aprendamos, pois o que não concordamos, automaticamente passa a ser descartado pelo cérebro como mero decorar, ainda que algo legítimo.

  • tony-winston-agencia-brasilia.jpg
    Os Motores da Democracia

    Ante tais males os três poderes não são três patetas, porém ante atrozes situações de risco a democracia podem ser três porquinhos perseguidos pelo lobo mau da tirania.

  • Insanidade.jpeg
    A Insanidade é o novo normal

    Aonde o louco é louco por simplesmente ser, e as vítimas são frutos do amor fati. Similarmente ao não provar a relação entre crimes comprovados (que não invalida os crimes sofridos e suas provas em si), antes os que deveriam se atribuir a competência de apura-los ao nada fazer recai a dúvida de negligência negacionista no agravante de espionagens clandestinas donde se privilegia de informações como prova das próprias relações em si, como se antes a prova das alegadas suposições da vítima pudesse ser usada como prova contra si.

  • 24215602887413.jpg
    Relações Informacionais entre o Ausente e Presente

    Como os percentuais probabilísticos consumados precisam do excedente não ocorrido para conjectura duma previsão possível, o zero assim não implicaria necessariamente a inexistência, mas uma ausência dentro da realidade como das possibilidades não ocorridas, sendo ausentes de serem consumadas, e ao ser este consumado presente assim depender indiretamente de sua relação.

  • Relações Ontológicas entre o ente e o ser

    O enclavinhar ontológico duma aspiração filosófica a cosmologia sempre será espontânea e simbiótica, não anulando o ser ante o ente numa natureza relacional de informações que se alinham em simetrias harmoniosas como o social do qual o relevante abarca o todo que não o contradiz, ao contrário das desigualdades contrastantes e anulativas.

  • Ontologia.jpeg
    A Ontologia do ente e o ser

    O enclavinhar ontológico duma aspiração filosófica a cosmologia sempre será espontânea e simbiótica, não anulando o ser ante o ente numa natureza relacional de informações que se alinham em simetrias harmoniosas como o social do qual o relevante abarca o todo que não o contradiz, ao contrário das desigualdades contrastantes e anulativas.

  • png_20211205_223722_0000.png
    Verbogonia do Nascimento

    Fundar uma nova disciplina protocientífica aspira ao divisor de águas ao entrar na encruzilhada da fronteira de realidade, dentre o saber e desconhecido. Quanto mais estabelecer relações com demais saberes.
    O gênio ao sair da lâmpada implica que não podemos reverter a entropia que de mesmo modo é aplicável as ideias, como informações e o caos. Antes tal disciplina nasce duma teoria o qual a envergadura se um próprio conhecimento, ainda que uma teoria científica nasça da prova da existência de coisas que não possuímos provas de sua explicação, como origem, propósito e como.