esquina do Óbvio

Porque a genialidade está à esquina do óbvio

William Fontana

Pseudônimo literário do novelista, contista e ensaista Gerson Machado de Avillez, fotógrafo, teólogo, filósofo e pedagogo por formação. Portador da autismo com dupla excepcionalidade (superdotado), trabalhou em eventos culturais nas Lonas Culturais no Rio (2002) onde produziu e fotografou, com fotos publicadas em jornais cariocas e em diversos sites. Posteriormente trabalhou na Globo como fiscal de figuração pela agência MMCDI na novela Avenida Brasil (2012). Membro votante do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro, membro do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica), Academia Internacional de Literatura Brasileira número 408, UBE (União Brasileira de Escritores), Academia Independente de Letras (Ordem Scriptorium) e da Sal (Sociedade de Artes de São Gonçalo), escreveu artigos para a Revista Somnium, teve mais de 50 contos selecionados e publicados na Revista Litera, site Maldohorror, Primeiro Capítulo, Site CLFC, Conexão Literatura, Revista Literomancia, Creepypasta Brasil e nas antologias Arte do Terror: História e Apocalipse, Mirage, Nemephile, assim como autor da semana com artigos de destaque na Obvious Mag e Louge. Autor de teorias filosóficas sobre o tempo e o Ethos, finalista de diversos concursos literários, tendo os contos 'O Poço' (2017) e ‘Inominável do Além’ (2018), 'Império de Tendor' (2019) e 'Assassino do 7' (2020) selecionados como um dos melhores de seus respectivos anos pela revisa Litera Livre. Tem 35 livros escritos e dois publicados, 'Adormecidos' (2011 - Ryoki Produções), 'Síndrome Celestial' (2013 - Ed. Multifoco) e 'O Império do Tempo' (2021).

  • images (5).jpeg
    Desigualdade e Discriminação: Meandros do Despotismo

    A discriminação é instrumento despótico, pois conforme Montesquieu o despotismo se impõe pelo medo ao não se ater a regras e leis fixas e assim isentas e imparciais como a discriminação que faz acepção pela desigualdade e medo.

  • molecula.jpeg
    Origens Telelógicas da Vida

    Compreender a origem da vida seria compreender um direcionamento condizente a uma telesofia que escapa as exatas por ter a interlocução do caos, logo probabilidades de combinações que apenas são favoráveis a vida a proporção do cresciento da complexidade. Assim mesmo formas de vidas como extremófilos de organismos multicelulares precisam antes de assim se formarem estar em condições de temperança caótica favoráveis até adaptações mais radicais.

  • 20210820_030809.jpg
    Quem Vigia os Vigilantes

    A frase em latim atribuída a Juvenal na Roma antiga antecedia em milhares de anos as críticas a regimes opressores e tirânicos como os criticados por George Orwell donde o 'Grande Irmão' de 1984 advém o termo orweliano.

  • o_que_e_a_megalomania_17326_600.jpg
    Ensaio Sobre a Mania de Grandeza

    O etnocentrismo demonstra uma megalomania de um coletivo elitista dominante e institucionalizado ao aglutinar ruído informacional ao seu entorno, muitas vezes de modo negacionista e mitomaniaco. A medida dessa institucionalização megalomaníaca é a medida em que se acha que a verdade, a lógica e mesmo a lei gira em torno da vontade dominante.

  • Fenomenologia da Informação e a Filosofia da Mente

    Do pressuposto da filosofia da mente que busca numa metafísica causalidades não materiais no mundo físico, a fenomenologia da informação demonstra como a informação rege o mundo em sua substancialidade dentre o abstrato e objetivo, das ações ao DNA como concetualização do que venho a entitular Filoversismo.

  • Frase.png
    A Filosofia da Escrita

    Mais que profissão, diferente de ciência mas como uma filosofia de vida, a escrita mais que uma vocação é uma arte que aspira a filosofia de vida dos quais o que aprendi e prático compartilho nesse breve artigo.

  • FB_IMG_1585167597116.jpg
    O Relativismo no Grande Mercado dos Egos

    Ardis sutis se ocultam sob a superfície aparentemente tranquila, mas traiçoeira, da pós-modernidade, da volta dos velhos fantasmas do sofisma e do negacionismo e obscurantismos, a obstinação marketeira pela venda do aparente e da própria vontade promove o ilusionismo de que rótulo vale mais que a substância contida, o que anuncia apenas uma tragédia iminente.

  • Graus e Tipos de Paradoxos Temporais

    Transcrevendo um trecho do livro "Chronogenises" de William Fontana discorre da discussão sobre a possibilidade real de paradoxos do tempo tanto como suas possíveis resoluções pelas muitas escolas do pensamento sendo da ficção ou ciência.

  • IMG-20210329-WA0068.jpg
    Os Limites do Caos e do Infinito - Parte 1

    O autor busca num pensamento filosófico sucinto dimensionar a compreensão do caos sob o viés da infinitude de suas combinações e variáveis tanto negativas e positivas como a origem da originalidade, consciência, livre-arbítrio e singularidade como originado de padrões emergentes dela como uma forma de organização predeterminada a que alguns intuem como destino. Tais composições implicitam que seguimos a um futuro predeterminado por limites no caos? Leiam a primeira parte desse ensaio.

  • images.png
    A especulação do definir o indefinível

    Compreendendo que mesmo que a palavra não seja sinônimo da verdade ao qual corresponde, a exemplo das mentiras, apenas podemos compreender algo mediante sua definição por meio de palavras ou símbolos o qual a medida de sua precisão nos tira do obscuro e vago do qual a ausência de termos precisos não permitem a compreensão. Porém e se tivermos termos ao qual refere-se a algo inexistente, esse passa a existir?

  • images (3).jpeg
    Definições Como Limites da Razão

    Num mundo de ambiguidades e relativismos da pós-verdade pós-moderna as delimitações se esvaem, mas assim como muros as vezes são necessários para separar a gente de crimes, o mesmo se faz preciso ante o certo e errado, a verdade e mentira para que não se perca a sanidade.

  • esupro culposo.jpg
    O estupro ideológico e a arte da hipocrisia
    Desde tempos antigos termos passaram a serem assimilados a cultura em conotações que exprimissem um sexismo característico de uma dicotomia que apenas alimentou por anos a regras das ruas, filósofos de botequim e ideologias de demagogos. Termos ...
  • Aragon.jpg
    O Pseudointelectualismo

    Ao longo dos tempos contemplamos o verdadeiro gênio e talento por seus frutos e capacidade de influir revoluções ao pensamento nas áreas que tocam. Todavia o oposto de um pseudointelectualismo é conhecido pelo estrago que deixa em vidas destroçadas ou enganadas por estes. A pseudointelectualidade serve apenas para justificar a si mesma e erros, sejam éticos, morais ou legais.

  • 20200901_231206.jpg
    Razões Simétricas da Harmonia

    Antagônicos aos preceitos desiguais do crime, impunidade como a escravidão, injustiças opressoras em suas muitas formas do caos a tirania, a base legal do direito está na simetria tal como da sociedade a afeição. As ideias harmônias de proporcionalidade aspiram as simetrias complementares que tornaram a sociedade possível ainda que hoje escasseada.

  • Blum.jpg
    Insanidade o Novo Normal
    No dia da amizade a traição da inimizade se traveste do oposto apenas para ser o que é, traidora. O projeto humano da sociedade aberta e livre como civilização demonstrado como ápice da espécie parece não ser apenas acometida por erros ...