esquina do Óbvio

Porque a genialidade está à esquina do óbvio

Gerson Avillez

Graduando em pedagogia, bacharel em teologia. Conservador moderado de direita com tendências anarcopacifistas como crítica à corrupção e abusos de poder, e asperger por natureza. Homo Kaber Viven, natural do Rio de Janeiro. Hominídeo bípede de hábitos onívoros e graduando teologia. A pedra no rim do capeta, o dragão na garagem dos pseudos, a pulga atrás da orelha de Nietzsche, o calo nos pés do mau vidente. Membro do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica) Autor de 20 livros até 2015 de Corpus Ad Ventus sua Magnus Opus. Convido-os a curtir minha página no facebook: www.facebook.com/Filoversismo

  • SandyIsland.jpg
    Ilhas Misteriosas da História

    A história humana traz ricos relatos que não deixam dúvidas de acontecimentos. Porém, há pontos obscuros ao longo desse trajeto demonstrando que a história também tem seus mistérios, mistérios como dessas misteriosas ilhas pelo mundo.

  • 04constantgardener.jpg
    10 filmes de conspiração

    Uma breve lista de alguns dos principais filmes de Hollywood que discutem o tema das conspirações. Tramas obscuras de encobertamento de crimes, e dominação. Hollywood parece ser uma costumaz crítica das clássicas 'teorias da conspiração' que permeiam o imaginário popular há longa data. Mostro a seguir alguns dos mais importantes filmes acerca do tema.

  • depositphotos_52029085-Genius-boy-near-blackboard-with.jpg
    Indícios de genialidade

    Como identificar um gênio? A pergunta que muitos se fazem pode ser respondida pela ciência na busca por indícios, características estas o qual separo 16 nesse breve artigo que examina a possibilidade de alguém ser um genuíno gênio.

  • mentalizacao.jpg
    Um Olhar sobre a criatividade

    Muitos tentam achar uma "fórmula", uma "receita do bolo" para a criatividade, mas o que move o surgimento de uma ideia original? O artigo examinará o livro 'Enigma' de Andrew Razeghi para tentar responder essa pergunta.

  • images.livrariasaraiva.com.br.jpg
    8 livros para quem quer ser mais inteligente

    Mesmo que toda leitura seja enriquecedora saber selecionar os livros que lê é essencial para tornar qualquer pessoa mais sábia. Pensando nisso separo uma lista de oito livros para qualquer leitor interessado na aquisição intelectual não colocar qualquer defeito. Indo de mitologia e religião à física moderna o livro traz as bases de todo hábil crítico intelectual.

  • livro_biblia_satanica.jpg
    Os Livros Mais Maléficos

    Todos sabemos que livros não matam, mas muitas vezes as ideias neles contidas levam à mortes, revoluções, e até em genocídios. Por isso, esse artigo examinará os livros os quais as ideias aparentam mais instigar o ódio e a violência. Textos os quais o conteúdo infame argumenta justificativas de superioridade e aniquilação do inimigo, assim como os livros que serviram de motivo para matar milhares, ou - como o caso do livro de Hitler - milhões.

  • Kim-Jong-un-012.jpg
    Delírios do Poder

    Por que são comuns casos de ditadores serem tão excêntricos? Pelo que mais incrível que aparenta o poder parece estabelecer uma relação incestuosa com os delírios da loucura. Nesse breve artigo examinaremos alguns exemplos de absurdos cometidos pelos regimes ditatoriais autoritários e totalitários.

  • 7- tipos-de-ancora-e-cuidados-na-hora-de-escolher-a-do-seu-barco.jpg
    O Destino é um fato científico

    Uma breve dissertação o qual procura provar que o destino, Karma ou sina das religiões realmente existem perante a ciência ainda que não plenamente tocado instrumentalmente pelo método científico. As provocações são de cunho filosófico a desvelar o que um horizonte de realidade não é capaz de visualizar.

  • Tesla_Sarony.jpg
    Tesla: A Mente Previu O Futuro

    Muito mais que o aparente, Nikola Tesla nos deixou um legado inexorável o qual devemos honrar pelas memórias de seu trabalho. Ainda que não tenha prevalecido seus ideias humanistas de energia livre, neste breve artigo examinaremos como ele antecipou tecnologias, inclusive, aquelas o qual alguns julgam ser especulativas, mas que evidentemente seu nome não fora honrado em seus ideias ao serem usados com fins pouco nobres.

  • frase-aquele-que-nao-pune-a-maldade-apoia-sua-acao-leonardo-da-vinci-105751.jpg
    A Genealogia da Maldade

    Num mundo sofrendo de uma aguda crise de valores e de choques culturais pela globalização vemos a emergência cada vez maiores de crimes desferidos por extremistas, fanáticos e radicais de um lado e a franca decadência moral de modo generalizado. O problema é inerente a moralidade e conceitos de certo e errado que serão discutidos no artigo a seguir, a ambiguidade, e relativização da moralidade está criando um problema sem precedentes!

  • Espelho_Mágico.png
    Paradoxos da Vidência

    Compreendemos pela ficção científica haver vários tipos de viagem no tempo, inclusive viagens mentais, de consciência, onde o qual informações precisas vem ao conhecimento do viajante que é conhecido, nestes casos, como vidência ou precognição. Sendo assim um vidente prevê o que evita ou induz o que vai acontecer?

  • maria_magdalena-bernardino_luini_005-dcedit-dcedit.jpg
    O Santo Graal e a Linhagem Sagrada

    "O Santo Graal e a Linhagem Sagrada" é um trabalho historiográfico sensacional apesar de louvar uma heresia a igreja cristã como todo ao propor que Jesus deixou descentes. Fica claro no trabalho de pesquisa histórica dos três hábeis autores - Michael Baigent, Richard Leich e Henry Lincoln - que o mito de tal descendência era real, mas assim como não há provas de muitos fatos da vida de Jesus para este muito menos. O estudo sobretudo mergulha ao sintetizar a origem das principais sociedades secretas e seitas em tempos medievais, da maçonaria, rosa-cruzes ao famoso priorato de sião e como elas se relacionam ao mito de correntes subterrâneas do graal sanguíneo.

  • O_Livro_Perdido__enki.jpg
    Enki: Pai de toda mitologia?

    Poucos livros recentes foram mais impactantes do que a tradução de um dos mais antigos relatos pela tutela de Zecharia Sitchin sobre as tabuletas sumérias, O Livro de Enki transmutado as línguas ocidentais no começo do século XXI. Há relatos com grande semelhança a ciência atual assim como notáveis demonstrações incomuns a outras mitologias e panteões.

  • 10270675_502709019857937_1427556327334105549_n.jpg
    Uma discussão sociológica do dualismo

    O dualismo supõe opostos equivalentes, luz e trevas, bom e mal, mulher e homem, mas para alguns tudo o quanto é antônimo enquadra-se generalizadamente nisto notando que muitos dos dualismos não coexistem, na verdade nisto resite as inversões que tanto permeiam a degeneração de valores em sua crise, tão comuns hoje na sociedade. Mas bondade é mais conhecida por buscar sinônimos do que antônimos.

  • Clichês e o Fenômeno da repetição – Parte I

    Sempre nossa história poder ter semelhanças assim como os gostos com de alguém, de modo que chega-se a conclusão simples é óbvia: os clichês são simulações deliberadas muitas vezes, não situações comuns abordadas cuja tênue linha a separa, mas que, sobretudo nos desperta um sentimento comum a todo ser humano e por isso tão explorada irresponsavelmente em especial no cinema, mas que não apresenta nenhuma resultante moral pertinente em sua repetição.

Site Meter