O Grupo Anonymous no Brasil
Dando maior forma ao movimento coletivo dos Hackers pelo mundo, o grupo Anonymous rapidamente se tornou ironicamente famoso após intervir no caso de Julian Assange que expôs documentos diplomáticos secretos em seu Wikileaks. Atacando sites governamentais, desde então tornou-se ativo em protestos virtuais tirando do ar sites de produtoras fonográficas e de estúdios de cinema que apoiavam os projetos de lei norte-americano como o PIPA e SOPA. Conseguindo êxito, os louros da fã, porém, não tem rosto, e assim como no Brasil a comprovar ser um dos maiores redutos de hackers do mundo ao lado da China, Russia e EUA - vale-se lembrar que hacker é o invasor benéfico de sistemas ao contrário do cracker – “Paulo Brasil” cedeu esta entrevista representando o grupo, mesmo que não hajam líderes assumidamente entre eles. Responsável pelo twitter @Anonymous_Bra está ai a denunciar os abusos e monopólios e toda forma de ataque a liberdade de expressão. Marcado pelo simbolo característico, a mascara de V de Vedetta, parece refletir facilmente a cultura "nerd" onde a influência da ficção científica tanto quanto tecnológica são comuns. Casado e como pai de família, "Paulo" mantém uma casa e saí para passear com cachorro durante a noite, mas sem jamais esquecer sua outra faceta, é um "Anônimo" dentre tantos milhares, como ativista virtual que cooperam com denuncias e mesmo mapeando ameaças como saiu no jornal provando que com o perdão do trocadilho ser um “anônimo” não é ser um rostinho bonito.
1. Você prefere ser chamado de Paulo Brasil mas não o é, qual a filosofia do anonimato?
Não me chamo Paulo Brasil, sou o mesmo @Anonymous_Bra do Twitter. O nome não importa, o que importa mesmo, pra mim, é o que eu penso. Somos Anonymous. 2. Você acredita que a categoria dos Hackers são mais atentos não somente aos avanços tecnológicos mas mudanças políticas e culturais, seriam estes mais cultos?
Não é bem assim. Entre os Anonymous, a diversidade impera. Basta lembrar que, para ser um Anomymous, não necessita ser um hacker , mas estar comprometido com o interesse do povo e lutar contra o sistema em que a corrupção parece ter virado lugar comum. Nós não nos conformamos com isso e acho que você tambem não.
3. Você parece ter bom nível de instrução, você assim acredita que a classe dos hacker em maioria possuem nível superior.
Como disse anteriormente, a diversidade é grande . Os que tem menos idade parecem ter menos cultura, o que é natural, já que muitos não chegam a ter 15 anos de idade. Eu já estou perto dos 30.Acho que é isso.
4. Paulo, você acredita que Julian Assange sofre perseguição política e tentativas de desacredita-lo publicamente? Qual o papel de vocês neste caso?
Julian Assange virou um ícone para jovens engajados politicamente, depois da acusação de estupro e, posteriormente, sua prisão. A simpatia adquirida pelos Anonymous, o processo se deu semelhante. Assange tornou-se o símbolo pela liberdade de expressão política na internet, já que o Wikileaks estava divulgando milhares de documentos comprometedores da libidinosa diplomacia internacional. Assange, bem ou mal, desnudou a "pouca vergonha" dos donos do poder no mundo inteiro, seus interesses econômicos e etc... Os Anonymous apoiam Julian Assange, com toda certeza.
5. Existem novos "protestos" marcados?
Os protestos continuarão enquanto existirem pessoas insatisfeitas e motivos não nos falta . Não existe uma forma, um padrão para promovermos protestos . Nós não temos líderes e você, Gerson, pode ser um Anonymous a partir de agora.
6. Acredita que talvez a pirataria possa afetar o desenvolvimento da cultura e das artes multimídia?
É óbvio que a pirataria atrapalha financeiramente quem produz , de certa maneira, mas esse estrago é na comercialização e não no compartilhamento de arquivos na internet O sucesso da web 2.0 se resume a isso. Não podemos agora retroceder. Quantos artistas, de certa forma, fizeram sucesso e/ou pegaram carona nas divulgações de seus trabalhos pelos internautas nas redes sociais, YouTube , blogs e outros sítios considerados democráticos?
7. Qual sua opnião sobre projetos de lei americanas como a SOPA, esta por sua vez pode atingir a liberdade de expressão e mesmo toda internet?
S.O.P.A e P.I.P.A, na minha humilde opinião, são tentativas claras e reais de conter esse "mar de compartilhamentos" que a internet nos proporciona hoje e, equivocadamente, os norte-americanos, que mais produzem, sairão perdendo. É uma tremenda burrice e acho, com toda minha sinceridade , que "eles" irão rever esses conceitos.
8. Quais os limites entre pirataria e direitos autorais para um autor ou artista? Existe algum modo de conciliar ambos os lados?
O limite é exatamente esse que citei acima . Eu não posso divulgar, como sendo o meu trabalho, um texto, uma música e outras produções, que não seja a minha . Do contrário, fazer download não nos coloca como criminosos. Não tem como conter essas coisas na internet. Qualquer tentativa de conter isso , já nos soa como censura. A internet já nasceu livre e livre deve permanecer.
9. Você apoairia a vinda de Julian Assange como asilo político ao Brasil?
Eu apoio sim. Julian Assange é bem-vindo em qualquer lugar do planeta. Assange fez o que todos nós, cidadãos do mundo inteiro, gostaríamos de fazer e não tivemos a competência e a coragem.
10. Em Desefa do Brasil como o grupo atua e o que acreditam que deve mudar? Olha, o grupo atua de forma caótica e diversificada, eu diria, mas algo em comum esses jovens desejam. Liberdade, transparência política e transparência nas aplicações de nossos recursos que são arrecadados com os nossos impostos, impostos esses em demasia, por sinal.
11. A Ficção científica influência com livros como de William Gibson o movimento? Pode ser, mas as vertentes são muitas e não poderia confirmar isso. 12. Como você atuou no recente caso que foi noticiado no dia 28 de junho (acima, correio brasilense) onde você ajudou a polícia a prender dois homens? Eu identifiquei o Marcelo Valle há 2 anos. Meu perfil antigo, no Twitter, a @retuiteira_RT tem todos os detalhes.Tenho batido nessa tecla há anos. O Emerson foi no ano passado e a prisão só veio ocorrer no dia 24 de abril desse ano. Os dois foram presos juntos, em Curitiba, quando tramavam ataques a estudantes da UnB . Eles são um grupo de extrema-direita, racistas, pedófilos e misóginos. Olha esse pefil : https://twitter.com/FuegoSancto
Gerson Machado de Avillez – 2012®
Querem ver mais sobre o universo de Gerson Avillez? Curtam a página do Filoversismo no Facebook: www.facebook.com/Filoversismo