esquina do Óbvio

Porque a genialidade está à esquina do óbvio

Gerson Avillez

Fotógrafo e homem da prática de letras nas horas vagas, teólogo e pedagogo por formação, filósofo autodidata e por vocação. Descendente direto do Tenente-General Jorge Avillez, portador da Síndrome de Aspeger, trabalhou em eventos culturais nas Lonas Culturais no Rio (2002) onde produziu e fotografou, tendo fotos publicadas em jornais do Rio de Janeiro. Posteriormente trabalhou na Rede Globo como fiscal de figuração pela agência MMCDI especialmente na novela Avenida Brasil (2012). Membro votante do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro, membro número 1017 do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica) e da Sal (Sociedade de Artes de São Gonçalo), tendo escrito artigos para a Revista Somnium, teve contos selecionados e publicados na Revista Litera, Primeiro Capítulo e é autor de destaque da Obvious Mag. Finalista de diversos concursos literários, tem 21 livros escritos e dois publicados, 'Adormecidos' (2011 - Ryoki Produções) e 'Síndrome Celestial' (2013 - Editora Multifoco).Convido-os a curtir minha página no facebook: www.facebook.com/Filoversismo

A ciência explica a moralidade?

O cientísta Sam Harris discute sobre a moralidade vista pela óptica científica e seus desdobramentos cotidianos em seus diversos seguimentos. Seria a moral estritamente religiosa ou presente na ciência?


Apesar de ser um homem de fé como cristão e pelo que já presenciei, no mais sou cético e a favor do occanismo em aplicação cotidiana. Todavia procuro o equilíbrio entre fé e ciência, aquela empírica e positivista. E a palavra-chave entre os dois não somente presente em meus contos e histórias de ficção é a moralidade. Apesar de ser agregado mais a religião a discussão de tal neste vídeo demonstra claramente que a moral, quer sobre forma de ética ou valores típicos de seres conscientes não é estritamente religiosa, pelo contrário, pode ser uma das buscas comuns da própria ciência. Válido para ateus, que não por menos tem critérios morais e bons constumes, quanto àqueles que acreditam que liberdade é a amoralidade. Ora, a moral de certo modo é o 'porque', e o 'porque' é presente variavelmente em todos seguimentos humanos desde quando nos tornamos humanos, ou fomos criados assim. Carl Sagan concordaria se vivo fosse.

Particularmente creio que a ausência de 'porque' ou propósito - variando de acordo com o caso - leva ao mal que é sim muito explicável cientificamente a exemplo dos antisociais pela psiquiatria. O mal classificado por esta disciplina sobre a mente humana. Apesar do vídeo claramente decliar-se contrário a religião vale notar que a distorção da moral é sempre relacionada aos extremos, quer ateus ou religiosos.

Querem ver mais sobre o universo de Gerson Avillez? Curtam a página do Filoversismo no Facebook: www.facebook.com/Filoversismo


Gerson Avillez

Fotógrafo e homem da prática de letras nas horas vagas, teólogo e pedagogo por formação, filósofo autodidata e por vocação. Descendente direto do Tenente-General Jorge Avillez, portador da Síndrome de Aspeger, trabalhou em eventos culturais nas Lonas Culturais no Rio (2002) onde produziu e fotografou, tendo fotos publicadas em jornais do Rio de Janeiro. Posteriormente trabalhou na Rede Globo como fiscal de figuração pela agência MMCDI especialmente na novela Avenida Brasil (2012). Membro votante do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro, membro número 1017 do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica) e da Sal (Sociedade de Artes de São Gonçalo), tendo escrito artigos para a Revista Somnium, teve contos selecionados e publicados na Revista Litera, Primeiro Capítulo e é autor de destaque da Obvious Mag. Finalista de diversos concursos literários, tem 21 livros escritos e dois publicados, 'Adormecidos' (2011 - Ryoki Produções) e 'Síndrome Celestial' (2013 - Editora Multifoco).Convido-os a curtir minha página no facebook: www.facebook.com/Filoversismo.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// //Gerson Avillez