esquina do Óbvio

Porque a genialidade está à esquina do óbvio

Gerson Avillez

Fotógrafo e homem da prática de letras nas horas vagas, teólogo e pedagogo por formação, filósofo autodidata e por vocação. Descendente direto do Tenente-General Jorge Avillez, portador da Síndrome de Aspeger, trabalhou em eventos culturais nas Lonas Culturais no Rio (2002) onde produziu e fotografou, tendo fotos publicadas em jornais do Rio de Janeiro. Posteriormente trabalhou na Rede Globo como fiscal de figuração pela agência MMCDI especialmente na novela Avenida Brasil (2012). Membro votante do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro, membro número 1017 do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica) e da Sal (Sociedade de Artes de São Gonçalo), tendo escrito artigos para a Revista Somnium, teve contos selecionados e publicados na Revista Litera, Primeiro Capítulo e é autor de destaque da Obvious Mag. Finalista de diversos concursos literários, tem 21 livros escritos e dois publicados, 'Adormecidos' (2011 - Ryoki Produções) e 'Síndrome Celestial' (2013 - Editora Multifoco).Convido-os a curtir minha página no facebook: www.facebook.com/Filoversismo

A influência da propaganda brasileira no povo

Como a publicidade consegue a proeza de não somente vender produtos e serviços como influenciar diretamente a população? A mídia atrás do mercado publicitário tem uma influência muito maior do que aparenta.


O marketing tem por função mostra ao público alvo as vantagens de determinado produto ou serviço, revelando suas características e qualidades de modo direto e breve. A velha aliada do capitalismo auxilia as vendas destes serviços muitas vezes de modo sofisticado e com bom humor. O mercado publicitário evoluiu com ótimos profissionais, muitos deles do Brasil onde com criatividade trás mensagens que abordem o lado bom do que se propõe. A propaganda somente em tempos mais atuais passou a servir o capitalismo, pois serviu a inúmeros governos de Mao Tsé-tung, Evita Péron, a Adolph Hitler. Na realidade desde tempos remotos servia como enaltecedor de imperadores e reis com suas figuras em moedas e mesmo em estatuas e bustos ainda que somente no século XVII ganhou o nome propaganda do latim "propagare", ou seja, algo que serve para propagar uma ideia, conceito ou informação. Assim dos políticos com seus panfletos e discursos em rede nacional (propaganda enganosa?) ao estúdios voadores utilizado pelos Estados Unidos, a propaganda de ideias é algo comum e todos sistemas.

novo-1.jpg

Porém, hoje aparentemente o marketing vai além, trazendo mensagens positivas e que curiosamente parecem influenciar grandemente a cultura e a opinião pública ou popular, é o caso dos seguintes comerciais exaltados pela população brasileira que se manifestam nas ruas usando seus slogans como palavras de ordem e referindo-se a eles como semi-proféticos. Veja abaixo os dois comerciais mais influentes desse momento histórico.

O Gigante não está mais adormecido, comercial nacional de Jonnie Walker.

O comercial da FIAT tomou o refrão da música cantada pelo cantor Falcão como palavra de ordem nas ruas e Hastag nas redes sociais.


Gerson Avillez

Fotógrafo e homem da prática de letras nas horas vagas, teólogo e pedagogo por formação, filósofo autodidata e por vocação. Descendente direto do Tenente-General Jorge Avillez, portador da Síndrome de Aspeger, trabalhou em eventos culturais nas Lonas Culturais no Rio (2002) onde produziu e fotografou, tendo fotos publicadas em jornais do Rio de Janeiro. Posteriormente trabalhou na Rede Globo como fiscal de figuração pela agência MMCDI especialmente na novela Avenida Brasil (2012). Membro votante do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro, membro número 1017 do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica) e da Sal (Sociedade de Artes de São Gonçalo), tendo escrito artigos para a Revista Somnium, teve contos selecionados e publicados na Revista Litera, Primeiro Capítulo e é autor de destaque da Obvious Mag. Finalista de diversos concursos literários, tem 21 livros escritos e dois publicados, 'Adormecidos' (2011 - Ryoki Produções) e 'Síndrome Celestial' (2013 - Editora Multifoco).Convido-os a curtir minha página no facebook: www.facebook.com/Filoversismo.
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/recortes// //Gerson Avillez