esquina do Óbvio

Porque a genialidade está à esquina do óbvio

Gerson Avillez

Fotógrafo e homem da prática de letras nas horas vagas, teólogo e pedagogo por formação, filósofo autodidata e por vocação. Descendente direto do Tenente-General Jorge Avillez, portador da Síndrome de Aspeger, trabalhou em eventos culturais nas Lonas Culturais no Rio (2002) onde produziu e fotografou, tendo fotos publicadas em jornais do Rio de Janeiro. Posteriormente trabalhou na Rede Globo como fiscal de figuração pela agência MMCDI especialmente na novela Avenida Brasil (2012). Membro votante do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro, membro número 1017 do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica) e da Sal (Sociedade de Artes de São Gonçalo), tendo escrito artigos para a Revista Somnium, teve contos selecionados e publicados na Revista Litera, Primeiro Capítulo e é autor de destaque da Obvious Mag. Finalista de diversos concursos literários, tem 21 livros escritos e dois publicados, 'Adormecidos' (2011 - Ryoki Produções) e 'Síndrome Celestial' (2013 - Editora Multifoco).Convido-os a curtir minha página no facebook: www.facebook.com/Filoversismo

10 filmes de conspiração

Uma breve lista de alguns dos principais filmes de Hollywood que discutem o tema das conspirações. Tramas obscuras de encobertamento de crimes, e dominação. Hollywood parece ser uma costumaz crítica das clássicas 'teorias da conspiração' que permeiam o imaginário popular há longa data. Mostro a seguir alguns dos mais importantes filmes acerca do tema.


Não é de hoje que Hollywood se entregou à paranoia. Com casos comprovados de conspiração como da NSA, no qual Edward Snowden expôs ao mundo, Hollywood usa da linguagem da ficção para trazer às telonas o debate sobre a existência de inúmeras conspirações. Ainda que alguns filmes nesse quesito sejam de ficção científica, como 'Invasores de Corpos', 'A Invasão' ou 'Eles Vivem' de John Carperter, a mensagem de paranoia é bastante clara: poderes ocultos trabalham secretamente, em silêncio, para dominar o mundo. Por sua vez, filmes como os da série 'Bourne' foram precursores do escândalo global iniciado por Snowden, mas que não entram na lista abaixo por fugirem um pouco ao tema central do mesmo. Confira!

Sob Domínio do Mal (2004): A refilmagem do clássico de 1959 tem Denzel Washington como protagonista e a história gira em torno da conhecida síndrome da guerra do golfo o qual o protagonista se ver as voltas com um ex-amigo combatente percebe que muito do que acredita lembrar ser memórias falsas e que seu outro companheiro de combate, atual candidato a presidência, pode ser um mero fantoche vítima do funesto Mk-ultra o qual ele também fora exposto.

themanchuriancandidate0.png

O Suspeito da Rua Alirgton (1999): Após uma série de acontecimentos inóspitos, um professor de história, começa a perceber que os seus vizinhos, tão educados, podem estar conspirando para provocar um atentado terrorista em seu país. Usando da paranoia do protagonista, o próprio é manipulado a um desfecho surpreendente e cruel. Qual seria o grupo que conspira em silêncio para praticar tais atos e culpar suas vítimas por seus atos?

Teoria da Conspiração (1997): Dirigido por Richard Donner tem como protagonistas Mel Gibson e Julia Roberts. Jerry Fletcher (Gibson) é um esquisito motorista de taxi que publica um folhetim sobre conspirações e casos misteriosos em suas horas vagas enquanto cata em jornais antigos noticias suspeitas. Ele frequentemente leva suas questões a jurista Alice Sutton (Roberts) mas que sempre termina desacreditado por falta de provas. Todavia quando algo acontece eles se veem em torno de uma conspiração o qual ele mesmo teria sido vítima anos atrás, vítima do projeto Mk-Ultra.

Trama Internacional (2009): Clive Owen (Childrem Of Man) vive Louis Salinger um agente da Interpol que após seguir pistas percebe que um banqueiro está envolvido não somente em lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e mesmo o terrorismo, mas que seu banco, o maior do mundo, tem relações diretas tais atos.

O Jardineiro Fiel (2001): Dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles e adaptado do livro de John le Carré a história gira em torno de Justin Quayle (Ralph Fiennes) que após perder sua esposa ativista, Tessa (Rachel Weisz), ele percebe que sua aparente morte fora deliberada para encobrir uma conspiração envolvendo a indústria de medicamentos no mundo.

04constantgardener.jpg

Inimigo de Estado (1998): Dirigido pelo irmão de Ridley Scott, Tony Scott, o filme soa como um precursor do escândalo da NSA o qual após a morte de um importante político que defendia a lei de privacidade nos Estados Unidos, as imagens de sua morte vão parar nas mãos de um advogado, Robert Clayton Dean (Will Smith), que a partir daí se vê perseguido pela inteligência norte-americana que busca encobrir seus crimes. Clayton então terá de contar com a ajuda do paranoico e genial Edward 'Brill' Lyle (Gene Hackman) para tentar se livrar e expor o caso.

O Dossiê Pelicano (1993): Baseado num livro de John Grisham, após a morte de dois ministros da Suprema Corte uma estudante de Direito (Julia Roberts) cria um dossiê que teoriza uma conspiração sobre a morte dos dois levando-a ser perseguida e a pedir socorro a um repórter (Denzel Wahington).

Todos os Homens do Presidente (1976): Baseado no livro dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein sobre o caso real do Waltergate o filme narra a história dos dois jornalistas e seu contato com o misterioso Garganta Profunda para expor e desmantelar um caso de corrupção que envolvia o alto escalão do governo e mesmo o então presidente Nixon.

JFK – A Pergunta Que Não Quer Calar (1991): O clássico dirigido por Oliver Stone e com grande elenco narra o julgamento posterior a morte do presidente John F.Kennedy levantando questões em torno de uma conspiração para mata-lo.

Do inferno (2001): Baseado nos quadrinhos de Alan Moore, após uma série de assassinatos de prostitutas na Londres da virada do século leva o inspetor Frederick Abberline a perceber que há uma trama de uma conhecida sociedade secreta para encobrir os crimes do serial killer que ficou conhecido como Jack, o Estripador. Arriscando sua própria vida, o inspetor parte então numa caçada para tentar impedir que o pior aconteça.


Gerson Avillez

Fotógrafo e homem da prática de letras nas horas vagas, teólogo e pedagogo por formação, filósofo autodidata e por vocação. Descendente direto do Tenente-General Jorge Avillez, portador da Síndrome de Aspeger, trabalhou em eventos culturais nas Lonas Culturais no Rio (2002) onde produziu e fotografou, tendo fotos publicadas em jornais do Rio de Janeiro. Posteriormente trabalhou na Rede Globo como fiscal de figuração pela agência MMCDI especialmente na novela Avenida Brasil (2012). Membro votante do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro, membro número 1017 do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica) e da Sal (Sociedade de Artes de São Gonçalo), tendo escrito artigos para a Revista Somnium, teve contos selecionados e publicados na Revista Litera, Primeiro Capítulo e é autor de destaque da Obvious Mag. Finalista de diversos concursos literários, tem 21 livros escritos e dois publicados, 'Adormecidos' (2011 - Ryoki Produções) e 'Síndrome Celestial' (2013 - Editora Multifoco).Convido-os a curtir minha página no facebook: www.facebook.com/Filoversismo.
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Gerson Avillez