esquina do Óbvio

Porque a genialidade está à esquina do óbvio

Gerson Avillez

Fotógrafo e homem da prática de letras nas horas vagas, teólogo e pedagogo por formação, filósofo autodidata e por vocação. Descendente direto do Tenente-General Jorge Avillez, portador da Síndrome de Aspeger, trabalhou em eventos culturais nas Lonas Culturais no Rio (2002) onde produziu e fotografou, tendo fotos publicadas em jornais do Rio de Janeiro. Posteriormente trabalhou na Rede Globo como fiscal de figuração pela agência MMCDI especialmente na novela Avenida Brasil (2012). Membro votante do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro, membro número 1017 do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica) e da Sal (Sociedade de Artes de São Gonçalo), tendo escrito artigos para a Revista Somnium, teve contos selecionados e publicados na Revista Litera, Primeiro Capítulo e é autor de destaque da Obvious Mag. Finalista de diversos concursos literários, tem 21 livros escritos e dois publicados, 'Adormecidos' (2011 - Ryoki Produções) e 'Síndrome Celestial' (2013 - Editora Multifoco).Convido-os a curtir minha página no facebook: www.facebook.com/Filoversismo

10 Melhores Livros Para Conhecer a Ficção Científica


Apesar do gênero ficção científica ter após década alcançado o devido reconhecimento junto a literatura mundial ainda hoje sofre muito preconceito no Brasil, especialmente com autores nacionais como eu. Todavia prêmios nacionais como 'Argos' que tentam resgatar do obscurantismo alguns títulos brasileiros apenas prêmios internacionais como 'Hugo' e 'Nebula' normalmente conseguem esse feito de fazer justiça a talentos do gênero. Por isso, crio este breve artigo o qual introduzo um pouco a esse incrível gênero literário, de obras dos pioneiros como Julio Verne e H.G.Wells aos clássicos de Isaac Asimov e Philip Dick. Considero esta uma ótima lista para se começar a ler e conhecer este gênero que produziu verdadeiros clássicos da literatura.

61EGwLlN0ZL.jpg

Viagem ao Centro da Terra (Julio Verne) Ainda antes do gênero ficção científica ganhar esse título, um dos pioneiros sem dúvidas fora Julio Verne que nesta obra mostra a aventura de um pequeno grupo de desbravadores de um mundo subterrâneo desconhecido da superfície. A maneira como tudo é descrito em detalhes às argumentações que buscam plausibilidade científica são uma marca desse precursor da ficção científica.

Guerra dos Mundos - H.G.Wells Ainda que tenha ficado mais conhecido pela clássica declamação em rádio por Orson Wells a obra revolucionou a literatura em conceitos praticamente inéditos como desta obra em que supostos marcianos invadiram a Terra para se alimentar do sangue humano. Rico em detalhes num relato em primeira pessoa a novela mostra a ascensão e queda dessa cruel espécie do imaginário de Wells.

A Máquina do Tempo (H.G.Wells) O clássico livro 'A Máquina do Tempo' fora o primeiro a abordar a possibilidade de viagens no tempo demonstrando ao lado de 'O Homem invisível' ideias o qual a originalidade foi precursora de tantas obras de viagens no tempo. O livro narra as aventuras de um cientista que diante de amigos propõe viajar no tempo levando a descobertas inusitadas e inéditas até então.

A Sombra Vinda do Tempo - H.P.Lovecraft Ainda que H.P.Lovecraft seja o pai de um subgênero próprio nomeado horror cósmico em que é permeado por um pessimismo, sua inspiração em autores como Edgar Allan Poe o levou muito mais longe a flertar com os primórdios da ficção científica a exemplo desse título que ao lado de contos como 'Nas Montanhas da Loucura' constroem uma mitologia fantástica sensacional. Com escrita magistral e envolvente a história narra as suspeitas de um homem que passou longos períodos aparentemente possuído por outra consciência que não se tratava de demônios, mas seres extraterrenos de distante tempo passado.

Realidades Adaptadas - Philip K.Dick Ainda que a vasta obra de Philip Dick ainda não tenha sido publicada no Brasil, a antologia 'Realidades Adaptadas' que compila os principais contos dele que foram adaptados ao cinema é uma ótima forma de introduzir ao incrível universo criado pelo autor. Ainda que em vida tenha tentado uma carreira de romancista sua pegada sempre fora melhor sentida na ficção científica o qual até hoje é considerado um dos três maiores nomes do século XX.

índice.jpg

Os Próprios Deuses - Isaac Asimov Outro dos três maiores nomes da ficção científica do século XX, Isaac Asimov que era um cientista autor de inúmeros artigos teria, entre outras coisas, sido precursor dos satélites e certamente um dos mais prolíferos autores do gênero. Nesta icônica obra se divide em formas de vidas totalmente diferentes de um universo paralelo e os humanos noutra ao mostrar como uma suposta tecnologia humana ao ligar os dois universos poderiam levar ao fim de ambos.

O Fim da Eternidade - Isaac Asimov O livro narra um hipotético confronto entre uma ciência transtemporal e a das viagens no espaço. Apresentando conceitos de paradoxos de tempo da escola clássica o livro segue as aventuras de um viajante no tempo que burla as regras para alcançar seus objetivos de modo crítico as próprias práticas da ciência transtemporal. O livro é um ponto de partida para o universo do autor expresso ao longo de todos livros ao serem ajustados numa mesma linha de tempo.

Encontro Com Rama - Arthur Clarke Autor do óbvio clássico '2001 - Uma Odisséia no Espaço' que fora adaptado no filme homônimo de Kubrik, esse autor da era de ouro da ficção científica no século XX mostra o suposto encontro da humanidade com um misterioso objeto extraterrestre que apesar de ser visivelmente artificial parece não ter nenhuma forma de vida inteligente. O livro deu lugar a outra continuação e chegou ser pauta para uma adaptação de cinema, um clássico que vale ser lido.

O Homem do Castelo Alto - Philip Dick No romance de ficção científica bastante diferente da série da Amazon de mesmo nome, mostra uma dimensão paralela onde o nazismo venceu a II Grande Guerra e domina o mundo. Com sutilezas ao longo do livro os personagens se deparam com traços que indicam o próprio universo do autor ao encontrarem um livro de ficção científica onde mostra esse mundo onde os nazistas perderam a II Grande Guerra, ou seja, a nossa história.

História de Sua Vida e Outros Contos – Ted Chiang Para finalizar a lista internacional de livros um dos melhores contemporâneo que apesar de não ser tão prolifero condensa uma antologia o qual a qualidade impressiona a começar pelo conto 'História de Sua Vida' que deu origem ao filme 'A Chegada' (The Arrival). Nessa antologia é compilado todos seus contos publicados em revistas do gênero até 2016, de uma incrível história sobre inteligência a outros o qual abordam a possibilidade fictícia de conhecimentos que hoje são considerados pseudociência. Um livro que compensa cada palavra.


Gerson Avillez

Fotógrafo e homem da prática de letras nas horas vagas, teólogo e pedagogo por formação, filósofo autodidata e por vocação. Descendente direto do Tenente-General Jorge Avillez, portador da Síndrome de Aspeger, trabalhou em eventos culturais nas Lonas Culturais no Rio (2002) onde produziu e fotografou, tendo fotos publicadas em jornais do Rio de Janeiro. Posteriormente trabalhou na Rede Globo como fiscal de figuração pela agência MMCDI especialmente na novela Avenida Brasil (2012). Membro votante do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro, membro número 1017 do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica) e da Sal (Sociedade de Artes de São Gonçalo), tendo escrito artigos para a Revista Somnium, teve contos selecionados e publicados na Revista Litera, Primeiro Capítulo e é autor de destaque da Obvious Mag. Finalista de diversos concursos literários, tem 21 livros escritos e dois publicados, 'Adormecidos' (2011 - Ryoki Produções) e 'Síndrome Celestial' (2013 - Editora Multifoco).Convido-os a curtir minha página no facebook: www.facebook.com/Filoversismo.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/literatura// //Gerson Avillez