esquina do Óbvio

Porque a genialidade está à esquina do óbvio

Gerson Avillez

Fotógrafo e homem da prática de letras nas horas vagas, teólogo e pedagogo por formação, filósofo autodidata e por vocação. Descendente direto do Tenente-General Jorge Avillez, portador da Síndrome de Aspeger, trabalhou em eventos culturais nas Lonas Culturais no Rio (2002) onde produziu e fotografou, tendo fotos publicadas em jornais do Rio de Janeiro. Posteriormente trabalhou na Rede Globo como fiscal de figuração pela agência MMCDI especialmente na novela Avenida Brasil (2012). Membro votante do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro, membro número 1017 do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica) e da Sal (Sociedade de Artes de São Gonçalo), tendo escrito artigos para a Revista Somnium, teve contos selecionados e publicados na Revista Litera, Primeiro Capítulo e é autor de destaque da Obvious Mag. Finalista de diversos concursos literários, tem 21 livros escritos e dois publicados, 'Adormecidos' (2011 - Ryoki Produções) e 'Síndrome Celestial' (2013 - Editora Multifoco).Convido-os a curtir minha página no facebook: www.facebook.com/Filoversismo

Melhores Livros da Coleção Filoversismo

A ideia do Filoversismo criada pela insatisfação, dúvidas e experiências pessoais me levou originalmente a compilar temas de interesse até ir a livros de não ficção e principalmente de ficção com ideias próprias e originais. Os livros, sendo novelas ou antologias no geral, se passam num multiverso e compartilham hipóteses e ideias que embasam uma narrativa entrelaçada.


Dessa vez ao invés de escrever sobre livros alheios que me inspiram resolvi dissertar sobre as ideias originais criadas por mim. Ainda que longe de serem best seller os livros colecionam elogios de profissionais, editoras e leitores. Por esse motivo aproveito ensejo para divulgar meu trabalho iniciado há 10 anos e sendo publicado em diversos sites e revistas digitais como Litera Livre (onde ganhou como um dos melhores contos de 2017), Maldohorror, CreepyPasta entre outros. A ideia do Filoversismo criada pela insatisfação, dúvidas e experiências pessoais me levou originalmente a compilar temas de interesse até ir a livros de não ficção e principalmente de ficção com ideias próprias e originais. Os livros, sendo novelas ou antologias no geral, se passam num multiverso e compartilham hipóteses e ideias que embasam uma narrativa entrelaçada. Apesar de ainda apresentar alguns problemas de gramática que por causa de condições financeiras não incorreu a revisores qualificados, a maioria do trabalho possui até mesmo capas feitas pelo próprio autor.

DSCN2220.JPG

Manuscritos do Tempo - 2013 Escrito com contornos e linguagem entre o poético e bíblico a série de livros nos remete não somente a filosofia de 'Corpus Ad Ventus' como sua rica mitologia contendo supostas obras antigas compiladas pelo autor e citadas nos demais livros da coleção de ficção. A obra reúne 15 livros onde a síntese de todo corpo de conhecimento produzido pelo autor é colocada a uma proposta de cosmovisão e teoria do tudo onde ciência e crença se interligam sem se contrariarem ou se anularem.

Adormecidos - 2011 O original e mais importante dos livros da série 'Universo Ofir' nos apresenta a um futuro distópico improvável onde a humanidade decadente mergulha em seus próprios sonhos como escapismo a uma realidade cruel e possivelmente dominada por alienígenas. Somos apresentados ao mítico personagem Hedi Ofir que investiga um crime onírico ocorrido nos corredores de uma empresa produtoras de sonhos para descobrir que mesmo ele fazia parte de um experimento e que sua caça na realidade é uma busca por si mesmo ante um misterioso projeto intitulado 'Oneiros Kronos' que pode dar respostas sobre a natureza de sua realidade. Filosofia e ciência mesclam-se numa das obras prediletas do autor, neste tendo a premissa de que ao dormir despertar-se a outra realidade.

Ars Ad Speculum - 2014 O livro de não ficção postula as teorias do poder das ideias e como sendo um verbo interagem com a realidade a modificando. Utilizando de fatos científicos e casos históricos reais ainda que com uma linguagem de realismo fantástico o livro prova-se como sendo mais do que uma teoria, mas que a própria especulação em si, assim como ideias, como arte ou ciência, tem poder de mudar os rumos da realidade como se modificasse o destino.

Neuroversus - 2012 Similarmente tecendo contos que se interligam, como em 'Crônicas do Tempo', ainda que inicialmente de modo independente, o livro foca-se no pai do mais importante cronólogo da TEMPUS, Rupert Keystone, cujo poder despertou a consciência multidimensional a ciência temporal remetendo a um mix da mitologia multidimensional dos livros de 'Corpus Ad Ventus' e onde o conto final expõe o verdadeiro e mais importante dos poderes, a mente de Rupert capaz de interagir com similares por outras dimensões e mesmo criar dimensões paralelas e adormecidas.

Crônicas do Tempo: Parallel Tales ®(Contos Paralelos) – 2009 Partindo-se da Teoria da Flor-do-Tempo de Ecce Libro aqui nesta obra de ficção, o autor Gerson Avillez nos apresenta uma série de 8 contos aparentemente desconexos, que apresentam diversos elementos paralelos comuns que serão gradualmente sentidos ao longo do livro, o que tem por finalidade abordar as diversas teorias e teses especulativamente propostas em Ecce Libro na demonstração dos mundos de Saga dos Tempos.

Crônicas Atemporais ®(Timeless Chronicles) - 2010 Aqui 'Crônicas Atemporais' trata das fundações da própria T.E.M.P.U.S. e seu conflito com as misteriosas entidades sombrias chamada homo nulus e o vilão Designium onde a busca pelos cinco desaparecidos, após um dos primeiros experimentos de Tempo se tornará vital. Enquanto John Roberts no passado (Oitavo Peregrino), após evitar uma guerra entre judeus e muçulmanos e salvar a linhagem Seth foge dos Templários e faz um acordo secreto para guardar os segredos das viagens temporais, chamada Ordo Christianitas Ad Ventus que, porém, um destes acaba se pervertendo se aliando aos homo nulus, onde funda a precursora da Bug´s Time do qual Álvaro Watchman participa.

O Império do Tempo - 2011 O Quarto livro da série de ficção de 'Universo Diamante' remete ao inspirativo e mítico personagem chinês que teria introduzido, dentre outras coisas a ideia dos computadores numa concepção temporal onde o espaço pouco importa. Narra as aventuras da TEMPUS, uma agência temporal que desde seu início se vê às voltas com o simultâneo fim de sua própria civilização e uma busca pelo lendário povo do tempo chamado de O Império do Tempo que seria de outra dimensão. Enquanto seu protagonista inicialmente dividido entre a loucura e a possibilidade aterradores de dimensões paralelas onde mesmo o WTC nunca fora derrubado terá de embarcar numa missão pelo tempo e ainda salvar sua amada antes que os famosos prédios desabem no fatídico 11/9.

As Duas Faces do Espelho - 2013 O Quinto livro da série nos remete ao primeiro experimento bem-sucedido da emergente ciência temporal que os leva a seu primeiro paradoxo e dilema quando se veem às voltas com um perigos grupo rival da TEMPUS ao abrirem a ponte temporal com futuro, antiéticos senhores que utilizam do poder ressoante dimensional para invadir inúmeras outras dimensões levando o idealizador do projeto original a uma impensável aventura através do tempo e do multiverso.

O Filho da Eternidade - 2014 O último livro da série mergulha num dos mais importantes incógnitos da série, um ser teomídeo que teria aparecido a um dos fundadores da TEMPUS, o ser procurado pelos remanescentes crononazistas para possuir seu imensurável poder por deter a convergência de todas dimensões do multiverso, proveniente da dimensão Impossível enquanto um projeto nefasto pode pôr em risco todo multiverso temporal.

Herdeiros do Destino - 2014 Estabelecendo uma narrativa em primeira pessoa, inicialmente remete a uma autobiografia para posteriormente revelar-se como uma obra escrita pelo próprio autor num mundo ressoante paralelo. A narrativa reúne em três tempos fatos históricos com incrementos de ficção científica onde os pontos sem respostas são preenchidos pela mais pura especulação com aspectos filosóficos e bíblicos de modo sintético a toda minha obra e modo de pensar tendo por partida a benevolente Ordem dos Ventos que resiste a subversiva Ordo Ad chaos, sua diametral oposta.

Chronomicon ® - 2012 Dividido em oito histórias sob a temática inicialmente tropical, abordando aspectos sobrenaturais do imaginário destes locais indo ao espaço sideral e ao futuro longínquo, liga os universos propostos e conceituais de ‘Saga dos Tempos’, ‘Sleepers’, ‘Abin’, ‘Dark Sector’ e ‘Síndrome Celestial’ num só universo, onde encontros e desencontros ocorrem a revelar o embate que excede o tempo. Variando do suspense, ficção científica ao terror, propostas morais e aspectos nunca revelados destes mundos mitológicos criado por Gerson Avillez. Dando seguimento aos livros de Saga dos Tempos, outros universos ressoantes são mostrados em vários contos que muitas vezes se interligam. Quando após o Big One, um jornalista encontra ao seguir mothmans nos escombros subterrâneos um misterioso manuscrito em português sobre viagens no tempo, levam ao ex-temponautas em aliança a Fo-Hi desvendar o desaparecimento da ZT do Brasil, onde num mundo paralelo ressoante o nazismo venceu a guerra graças a Designnium e domina o Brasil e na Argentina, um culto chamado Tempus ad Templus adora Chronos levando a descobrir o meio de destruí-lo e salvar seus amigos temponautas tendo que enfrentar os nazistas no Brasil e a encontrar a sociedade perfeita em outro extremo reflexivo.

Operação Cerberus - 2015 Após uma série de casos sem aparente relação leva a uma seita atrás de um conhecimento capaz de romper dimensões. Enquanto isso uma jovem livreira com uma vida comum conhece um misterioso jovem sem passado aparente, enquanto um investigador com habilidades incomuns penetra na cena de um crime enigmático. A medida que a livreira e o misterioso jovem se envolvem traços indicam que sua realidade não é a que vivemos e sendo diferente ao conhecido, igualmente seu namorado que na realidade revela-se ser um viajante do tempo. Duas histórias sem aparente relação que se cruzam e por fim se entrelaçam num ponto comum, pois o amor é o destino. Mas quando um projeto inescrupuloso chamado 'Operação Cerberus' revela-se percebemos que nossos protagonistas estão numa teia não só de conspirações, mas do destino, os levando a uma busca que pode romper o tempo e as dimensões. A aventura que a jovem parte então a leva conhecer um mundo de possibilidades infinitas por uma ciência definitiva onde o comum torna-se extraordinário, e assim diversos casos são contados em forma de contos.

DSCN1493.JPG

Confissões de Uma Mente Autista - 2017 O livro além de fazer um retrospecto da vida e obra do autor tem a pretensão de traduzir sua forma de pensar, sua visão do universo assim como detalhes de como seus livros foram escritos em suas teorias, tramas e personagens, de suas inspirações e modo de escrita assim mostrando como sua obra e vida se mesclam em simbiose. O livro também traz pontos de vista de conceitos como maldade e as coisas incríveis que teve a oportunidade de presenciar em vida.

Todas as Formas de Sonhar - 2016 Antologia o qual os contos se amarram numa só trama. Quando um homem percebe que teve sonhos induzidos passa a investigar cada um deles que se enquadra num dos contos, levando ele a compreender o que há de incomum entre eles e assim descobrir um mistério.

Cronomancer - 2017 Uma antologia com 30 contos o qual a temática centra-se em distopias que oscilam entre o gênero horror e ficção científica. Alguns dos contos pertencem aos universos anteriormente criados pelo autor e possuem aspectos de originalidade bastante singulares e peculiares.

Herdeiros do Caos - 2017 Após uma continuação alternativa de 'Herdeiros do Destino' (2014) intitulada 'O Livro Maldito', uma continuação oficial do mesmo. A Ordem do Ventos após ficar sabendo que alguém no futuro está usando a 'água dos profetas' para passar informações ao passado contatam Gerson Avillez para descobrir como a origem da Ordo Ab Chaos está entrelaçada com a Ordem dos Templários. A trama que transcende a outros tempos põe em risco o defendido 'advento' dos Cavalheiros do Vento por abalos na linearidade provocada pela arqui-inimiga Ordo Ab Chaos.

Todos Os Dias de Um Pesadelo - 2018 Uma Seleção de contos o qual o gênero varia do horror cósmico, ficção científica e mesmo trash em inúmeros universos compartilhados. Histórias o qual apresentam reviravoltas e finais surpreendentes, muitos dos quais publicados em sites e revistas digitais da internet.

Deseja adquirir algum exemplar? Acesse a página do autor no Clube de Autores clicando aqui. Curtam a página do autor no facebook clicando aqui.

Para ler alguns dos contos visite aqui.


Gerson Avillez

Fotógrafo e homem da prática de letras nas horas vagas, teólogo e pedagogo por formação, filósofo autodidata e por vocação. Descendente direto do Tenente-General Jorge Avillez, portador da Síndrome de Aspeger, trabalhou em eventos culturais nas Lonas Culturais no Rio (2002) onde produziu e fotografou, tendo fotos publicadas em jornais do Rio de Janeiro. Posteriormente trabalhou na Rede Globo como fiscal de figuração pela agência MMCDI especialmente na novela Avenida Brasil (2012). Membro votante do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro, membro número 1017 do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica) e da Sal (Sociedade de Artes de São Gonçalo), tendo escrito artigos para a Revista Somnium, teve contos selecionados e publicados na Revista Litera, Primeiro Capítulo e é autor de destaque da Obvious Mag. Finalista de diversos concursos literários, tem 21 livros escritos e dois publicados, 'Adormecidos' (2011 - Ryoki Produções) e 'Síndrome Celestial' (2013 - Editora Multifoco).Convido-os a curtir minha página no facebook: www.facebook.com/Filoversismo.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/literatura// @obvious, @obvioushp //Gerson Avillez