essência

Um espaço que explora pequenos detalhes por trás da vida. Por trás da arte.

Damaris de Angelo

É da essência que a gente constrói a vida. É dos detalhes que a gente aprende a reconhecer e admirar. Essência é a transição de meu olhar para as coisas que quero que você descubra.

O tapa de Chaterine em nossas caras. HER | Spike Jonze

HER, a trama de Spike Jonze questiona: É verdade que todos nós queremos felicidade. Mas até que ponto estar com alguém significa estar feliz? Seria mesmo o propósito de um relacionamento nos trazer a felicidade, ou ensinar-nos a SER AMOR?


Her-with-Theodore-Twombly-on-red-movie-poster-wide.jpg

Até quando se aventurar em relacionamentos sem saber lidar com as reais complexidades humanas? No trabalho mais recente de Spike Jonze, Theodore (Joaquin Phoenix)é um escritor em crise pós divórcio. Após lindos momentos ao lado da esposa, seu relacionamento se desconstrói quando características nada perfeitas da personalidade de Chaterine (Rooney Mara) vem à tona.

images.jpg

her-movietheod.jpg

Na memória de Theodore, os melhores momentos. Enquanto crises e obscuridades permaneciam desconhecidas, os sorrisos iluminavam mais sinceros e a descoberta de viver estava ainda em ultra sentidos. Mas, como todo tipo de dependência, quando o efeito termina, o vínculo à felicidade é quebrado também. Assim, muitos "na alegria e na tristeza" se desfazem.

her-movie.jpg Após quase um ano sem se relacionar com ninguém, Theodore contrata um sistema operacional desenvolvido para atender todas suas necessidades. HER, Samantha (Scarlett Johansson), uma linda voz para despertar manhãs e desejos, é além de ótima parceira de trabalho, uma amante disponível 24 horas por dia que aflora em Theodore sensações indescritíveis.

her-movie-2013-screenshot-spinning.jpg

É verdade que todos nós queremos felicidade. Mas até que ponto estar com alguém significa estar feliz? Seria mesmo o propósito de um relacionamento nos trazer a felicidade, ou ensinar-nos a SER AMOR? "Como você COMPARTILHA UMA VIDA com alguém?" Todos os dias pessoas se empenham em promessas eternas de devoção mas quando a vida pede provas, a verdade é que o individualismo troca parceiros pela esperança desesperada de um pouco mais de borboletas no estomago. Quando a miséria toma conta da relação em forma de insegurança, ciúmes e medo, tudo se descontrola pela incapacidade de tolerar. O problema é que essa intolerância toda nos impede de alcançar frequências ainda maiores de amor.

her-movie-review.9418300.87.jpg

É na felicidade que promessas surgem, mas quando decidimos dividir com alguém nossa vida, é a miséria e frustração que enraízam comprometimento. Todos nós carregamos linhagens, traumas e vontades individuais da vida anterior ao momento que decidimos estar com alguém e a verdade é que amor nenhum será perfeito porque ser humano nenhum é. Somos problemáticos, traumáticos, controladores e desprezíveis também, em mil formas diferentes. Enquanto incapazes de lidar com esse fato persistirmos no ideal de encontrar o paraíso submerso na personalidade de alguém fora de nosso controle, morreremos infelizes.

Ninguém nasceu para o outro. Este é um folclore mal alimentado, infelizmente. Se quisermos um dia um pouco mais de felicidade precisaremos encontrar em nós mesmos o poder de felicidade, ou viveremos perdidos em busca de sensações de prazer contínuo culpando um ao outro pela incapacidade de sorrir. Este texto todo é reflexo ao tapa de Chaterine na cara de Theodore: "Me deixa muito triste que você não saiba lidar com emoções reais, Theodore. Eu sou tão assustadora assim?"

E aí, as pessoas são tão assustadoras assim?


Damaris de Angelo

É da essência que a gente constrói a vida. É dos detalhes que a gente aprende a reconhecer e admirar. Essência é a transição de meu olhar para as coisas que quero que você descubra..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/cinema// @destaque, @obvious //Damaris de Angelo