estranho estrangeiro

Vou em guerra e que ninguém me acompanhe.

Vítor Sousa

"Se tivesse que me descrever, diria que sou uma pessoa à procura de palavras, e que às vezes as encontra"

Dinis Machado

  • Lev.N.doNorte_108.jpg
    Levadas da Madeira, uma obra hercúlea

    Singularidade que perpetua a tenacidade de um povo, as levadas da Madeira transformaram-se numa das principais atracções turísticas da ilha. Partamos à descoberta da Levada do Norte, com mais de 60 km de extensão.

  • ruas.jpg
    Funchal, um archote no Atlântico

    Dezembro, ilha da Madeira, Portugal. Um festival de luz enreda a ilha, candeia acesa no breu do Atlântico. Na passagem de ano, o espectáculo pirotécnico confere uma visibilidade global à primeira ilha dos Descobrimentos portugueses. Em 2007, a apoteose com que o Funchal, capital da ilha, acolheu o novo ano foi consagrada pelo Livro do Guinness como o maior espectáculo pirotécnico do Mundo.

  • churchill_paints.jpg
    Um cálice de história do Vinho Madeira

    O Vinho Madeira é um dos mais afamados do Mundo. Uma pequena incursão pela história de um vinho que até Shakespeare e Dostoievsky incluíram nas suas obras.

  • desertas.jpg
    Viagem às Ilhas Desertas

    As Ilhas Desertas pertencem ao Arquipélago da Madeira e dão abrigo a uma das mais importantes colónias de Lobos-Marinhos. Relato de um périplo pela Deserta Grande.

  • carcere.png
    Liberto-te e vou contigo

    Um velho, o cárcere e o vício da liberdade. Conto do meu primeiro livro, "O Tricot do Tempo", publicado em 2007.

  • fechadura.jpg
    Valsa lenta

    Nada é mais literal do que passados desfeitos nas ruínas das casas. Um tributo.

  • ceu.jpg
    Agora e na hora da nossa morte
    Trocamos sinais codificados. À noite, só à noite. Somos insones sobre as vagas. Eu na vaga que Deus me confiou. Vocês nas vagas altas que pescam homens que não andam sobre as águas. Gosto de pensar que a ponta incandescente do cigarro é o ...
  • velho.jpg
    Ruínas com gente dentro

    O poder da palavra escrita a quem está privado dela.

  • fumo.jpg
    Da glória

    O equilíbrio dos dias é sempre precário. Uma micro-narrativa que procura traduzir a fórmula ritualística que urdimos para, no limite, preservar a sanidade.

  • normal_89833_photo.jpg
    Os homens das esquinas

    Todas as cidades têm a sua alma negra. Os homens das esquinas são coordenadas ilegais de que todos se servem para proteger a paz podre. As esquinas que dobramos, todos os dias, são países estrangeiros onde fazemos escala no trânsito da loucura.

  • imagem_mensagem_na_garrafa.jpg
    Titanic (carta ficcional de um passageiro madeirense)

    A bordo do Titanic, cujo naufrágio ocorreu há pouco mais de 100 anos, seguiam passageiros naturais da Ilha da Madeira (Portugal), Manoel Estanislau, Domingos Coelho e José Neto. A carta, fictícia, é endereçada por Manoel Estanislau à sua mulher, Maria.

  • PENLOP~1.JPG
    O elogio da mulher

    As assimetrias entre géneros persistem e a Mulher não está isenta de responsabilidades. Pelo contrário, a conivência acrítica está na génese de uma subalternização camuflada. Uma incursão de índole ensaística sobre a Mulher nas sociedades ocidentais, com Portugal como anfitrião.