evolua

O futuro em rede

Fabio Colatto

Um agenciamento atômico em trânsito ou se preferir, matéria orgânica em deterioração, escolha você o que melhor me define

O clube MAIS querido do mundo

Conquistando um novo fã a cada segundo em 2013, a equipe azul grená se destaca no relacionamento com o torcedor


50M.jpg

Com estratégias inovadores e uma equipe focada em trabalhar a imagem do time diante de seus admiradores, quase que em tempo real o FC Barcelona se consagra como o primeiro do segmento esportivo a superar a marca dos 50 milhões de fãs na maior rede social do planeta.

No ano que passou o facebook se consolidou como principal plataforma de comunicação e relacionamento para empresas de diversos setores, inclusive entidades esportivas. Essa garantiu o sucesso e popularidade gigantesca para a equipe espanhola.

Com departamento exclusivo para criar e desenvolver interações e campanhas de comunicação, o Barça como é conhecido entre seus admiradores, realiza atividades diárias na rede social com atualizações constantes que vão desde notícias sobre a rotina da equipe, até fotos e vídeos.

post.jpg

Tudo isso tem como principal objetivo manter o torcedor informado sobre o que está rolando nos bastidores do clube, registrando treinos, viagens e momentos de descontração entre os jogadores.

O engajamento com os torcedores é tão intenso que em março de 2013 durante o jogo contra o Milan pela Champions League, um post sobre a virada histórica acabou se convertendo na publicação de maior sucesso do clube no facebook.

Recebendo os incríveis 111 milhões de curtidas, que gerou 3,2 milhões de comentários positivos sobre o feito, o que acabou por abocanhar nada mais que 10 milhões de novos seguidores para a página do time azul grená.

O diretor de novas tecnologias do clube Dídac Lee confessa, ‘Ser o primeiro clube de futebol do mundo a superar os 50 milhões de fãs no facebook é um orgulho e também grande responsabilidade com nossos torcedores’.

Lee, se diz agradecido em nome do clube a todos que contribuíram para que esse feito fosse possível e completa com a frase que deu origem ao título desse artigo, ‘Somos o clube mais querido do mundo e isso é apenas mais uma prova disso’.

Engana-se quem acredita que as ações do clube mais curtido dentro do facebook se restringe apenas a essa rede. Recentemente mais um feito foi superado, o FC Barcelona declarou ser detentor de nada mais que 100 Milhões de fãs em seus diversos canais de comunicação.

Uma campanha envolvendo torcedores e os próprios jogadores percorre as principais redes sociais que o clube marca presença, seguida da hashtag #FCB100M que pode ser acompanhada no Twitter, facebook e Google+.

O tamanho da popularidade do clube azul grená chega a ser 120 vezes maior que a população da região de sua origem na Espanha:

Colaboração Douglas Willian


Fabio Colatto

Um agenciamento atômico em trânsito ou se preferir, matéria orgânica em deterioração, escolha você o que melhor me define.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Fabio Colatto