evolua

O futuro em rede

Fabio Colatto

Um agenciamento atômico em trânsito ou se preferir, matéria orgânica em deterioração, escolha você o que melhor me define

# Lingerie Day

O dia em que gostosas de lingerie dominam o twitter


lingerie-1-600x400.jpg

Ao contrário do que muitos, para ser mais especifico, – muitas – acreditam o tão comentado dia da lingerie não é pura baixaria. Sério, existe toda uma história por trás desta data. E resolvi hoje, no dia do #lingerieday averiguar o assunto mais a fundo.

Deixei de lado críticas e todo esse blá, blá, blá que envolve o tema, focando na essência do evento para contar um pouco de como surgiu e qual seu objetivo. Em um breve bate papo pelo chat do facebook, Fernando Gouveia, um dos criadores do meme, esclareceu alguns detalhes sobre o tema que entrou para o calendário anual de eventos da internet.

Hashtag que nasceu em uma madrugada de 2009, quando Gouveia, resolveu quebrar o tédio. Na ocasião os assuntos mais comentados do twitter eram o escândalo envolvendo o senador José Sarney e a morte de Michael Jackson, imaginem.

Enquanto grande parte da rede discutia tais assuntos Gouveia, resolveu brincar junto com o amigo @fabiaof1, usando a rede do pássaro azul. A ideia inicial era que as meninas nesta data devem alterar por um dia o avatar de seus perfis por uma foto vestindo apenas a peça da vez.

Nascia nesse momento o #LingerieDay. Segundo Gouveia, a intenção era descontrair de uma forma escrachada e não causar polêmica ou criar uma data especifica na internet. Em questão de horas a galera online abraçou a ideia e a hashtag era tuitada e retuitada 'N' vezes.

No dia seguinte a brincadeira já tinha tomado proporções gigantescas, gerando verdadeiros debates e polêmica sobre o tema. Separamos um vídeo bem legal da Fernanda Zau que aborda com bastante propriedade o tema:

Em 2010 a hashtag deixou a timeline do twitter e veio para o mundo real, se materializando no festival youPIX, que promoveu o primeiro desfile oficial do Lingerie Day. A ganhadora da vez foi a tuiteira @TchulimTchulim, eleita a Musa do Lingerie Day, o titulo fez tanto sucesso que a revista Trip a convidou para um ensaio exclusivo.

Aqueles que mais criticaram a ideia foram os responsáveis por levar o assunto para inúmeros portais, se tornando um verdadeiro sucesso. Atualmente, grandes empresas também se prepararam para a data, afim de ganhar maior destaque e atingir seu público.

pinguim.png

Quando questionado sobre o evento estar perdendo as características originais nos dias de hoje, Gouveia é direto e objetivo, “Acho ótimo. A ideia é cada um fazer o que quer, como quer etc. Essa é a essência da ideia original”.

Até o momento da conclusão deste artigo, a hashtag estava sendo tuitada 30 vezes por minuto de acordo com o monitoramento do TOPSY. Mas chega de conversa, agora vocês já conhecem toda história, é hora de ver na prática, separei abaixo algumas fotos que na minha opinião foram as mais originais e criativas da versão 2014, divirtam-se:

tiaandy_.jpg @tiaandy_

theMADMARI.jpg @theMADMARI

bozzamanda.jpg @bozzamanda

karineblanco.jpg @karineblanco

gessicagineli.jpg @gessicagineli

bjdaglai_.jpg @bjdaglai_

loucifre.jpg @loucifre

fuinha_albina.jpg @fuinha_albina

bruna_bay.jpg @bruna_bay

luizapradonu.jpg @luizapradonu

Giuhenne.jpg @Giuhenne

DayaneSyllva.jpg @DayaneSyllva

LariNoites.jpg @LariNoites

TarcylaGuiotto.jpg @TarcylaGuiotto

MaynaraLee.jpg @MaynaraLee

Mari_Graciolli.jpg@Mari_Graciolli


Fabio Colatto

Um agenciamento atômico em trânsito ou se preferir, matéria orgânica em deterioração, escolha você o que melhor me define.
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/sociedade// //Fabio Colatto