# Lingerie Day
Ao contrário do que muitos, para ser mais especifico, – muitas – acreditam o tão comentado dia da lingerie não é pura baixaria. Sério, existe toda uma história por trás desta data. E resolvi hoje, no dia do #lingerieday averiguar o assunto mais a fundo.
Deixei de lado críticas e todo esse blá, blá, blá que envolve o tema, focando na essência do evento para contar um pouco de como surgiu e qual seu objetivo. Em um breve bate papo pelo chat do facebook, Fernando Gouveia, um dos criadores do meme, esclareceu alguns detalhes sobre o tema que entrou para o calendário anual de eventos da internet.
Hashtag que nasceu em uma madrugada de 2009, quando Gouveia, resolveu quebrar o tédio. Na ocasião os assuntos mais comentados do twitter eram o escândalo envolvendo o senador José Sarney e a morte de Michael Jackson, imaginem.
Enquanto grande parte da rede discutia tais assuntos Gouveia, resolveu brincar junto com o amigo @fabiaof1, usando a rede do pássaro azul. A ideia inicial era que as meninas nesta data devem alterar por um dia o avatar de seus perfis por uma foto vestindo apenas a peça da vez.
Nascia nesse momento o #LingerieDay. Segundo Gouveia, a intenção era descontrair de uma forma escrachada e não causar polêmica ou criar uma data especifica na internet. Em questão de horas a galera online abraçou a ideia e a hashtag era tuitada e retuitada 'N' vezes.
No dia seguinte a brincadeira já tinha tomado proporções gigantescas, gerando verdadeiros debates e polêmica sobre o tema. Separamos um vídeo bem legal da Fernanda Zau que aborda com bastante propriedade o tema:
Em 2010 a hashtag deixou a timeline do twitter e veio para o mundo real, se materializando no festival youPIX, que promoveu o primeiro desfile oficial do Lingerie Day. A ganhadora da vez foi a tuiteira @TchulimTchulim, eleita a Musa do Lingerie Day, o titulo fez tanto sucesso que a revista Trip a convidou para um ensaio exclusivo.
Aqueles que mais criticaram a ideia foram os responsáveis por levar o assunto para inúmeros portais, se tornando um verdadeiro sucesso. Atualmente, grandes empresas também se prepararam para a data, afim de ganhar maior destaque e atingir seu público.
Quando questionado sobre o evento estar perdendo as características originais nos dias de hoje, Gouveia é direto e objetivo, “Acho ótimo. A ideia é cada um fazer o que quer, como quer etc. Essa é a essência da ideia original”.
Até o momento da conclusão deste artigo, a hashtag estava sendo tuitada 30 vezes por minuto de acordo com o monitoramento do TOPSY. Mas chega de conversa, agora vocês já conhecem toda história, é hora de ver na prática, separei abaixo algumas fotos que na minha opinião foram as mais originais e criativas da versão 2014, divirtam-se: