evolua

O futuro em rede

Fabio Colatto

Um agenciamento atômico em trânsito ou se preferir, matéria orgânica em deterioração, escolha você o que melhor me define

Um desafio chamado FOCO

Tutorial básico para melhorar sua produtividade


creativity.jpg

Existe um grande mal que perturba essa nova geração, principalmente aqueles que trabalham home office, esses são os mais vitimados desse complicado assunto, foco! O difícil não é começar um trabalho, mas sim conclui-lo.

É começar a fazer algo importante e cinco minutos depois, em casos mais avançados até menos, uma reação involuntária te faz dar um ALT+Tab e mudar de aba, seja para verificar uma notificação ou o assunto do momento no Twitter.

Não importa o motivo, independente de qual seja o seu, ter foco é artigo de luxo para muitos ‘heavy users’ de internet. E não pense você que estou falando sobre um tema que desconheço, pelo contrário. Sofro na pele esse mal e por exato motivo, busquei mais informações e praticas sobre o assunto.

Entre uma pesquisa e outra acabei chegando até um artigo do Leo Babauta, que foi publicado originalmente como ‘Monk Mind: How to Increase Your Focus’ e usado como referência por Seiiti Arata em um dos seus métodos no Produtividade Ninja. Artigo este bastante pertinente que compartilho com algumas ressalvas:

EXERCITE SEU FOCO

Já confessei anteriormente que sou tão vulnerável às distrações na Internet como qualquer pessoa. Começo a ler algo interessante e no instante seguinte desapareço rede a dentro por horas (ou dias) seguidos, buscando mais informações sobre.

Mas minha dificuldade de focar em uma única atividade e conclui-la aumentou significantemente, e esse déficit de atenção tende a piorar com o passar do tempo. Por esse motivo comecei a me preocupar e buscar mais informações de como contornar esse pequeno imprevisto, que pode se tornar um grande incomodo.

O objetivo deste artigo é servir como auxilio para aqueles que buscam uma alternativa para melhorar sua produtividade, seja no trabalho, assistindo um debate ou lendo um livro. Ficar livre das distrações e colocar a mente para trabalhar é fundamental para se ter bons resultados.

E pode ter certeza, isso muda tudo! Você se envolve mais em suas atividades diárias, fica tão imerso que coloca tudo o que tem no trabalho, e isso se torna uma experiência meditativa e transformadora.

PRATIQUE SEMPRE

Não existe receita mágica para ter foco, mas alguns pontos podem ser ressaltados nessa busca pela tranquilidade e consequentemente maior produtividade. São eles:

O NAVEGADOR

SIM! Ele é um vilão nesse contexto e precisamos ficar atentos, quando for iniciar um trabalho, feche-o. Caso precise trabalhar com o navegador aberto, tenha certeza que nenhuma janela ou aba está aberta em redes sociais ou algo que possa roubar sua atenção, a não ser aquelas que precise.

big_data.png

NOTIFICAÇÕES

Fuja delas, desligue todas as notificações. É impossível ter foco enquanto algo está te notificando de um email, tweet ou atualizações como aquele evento zoeira do facebook. Desligue a Internet, esse é o melhor jeito de conseguir foco.

TENHA OBJETIVO

Siga um cronograma, ter uma atividade importante para fazer é o princípio de tudo. Nem venha com essa de ‘checar email’, isso não é tarefa e sim pretexto para se distrair. Saber priorizar suas tarefas é fundamental nesse processo.

SEJA ORGANIZADO

Limpe sua mesa. Não é necessário passar o dia todo nessa atividade. Despeje tudo em uma gaveta ou coloque numa caixa para organizar depois. Não fique se debatendo com isso, na verdade, não fique se debatendo com nada. Esses detalhes são verdadeiros vilões no roubo de atenção.

ABUSE DO FONE

Essa ferramenta é indispensável caso esteja em ambientes movimentados, com gente ao redor que pode te distrair, essa solução é sensacional, aproveite para ouvir uma boa música, que seja do seu agrado, mas que não te perturbe ou venha causar dores de cabeça, modere o volume!

Particularmente esse artigo foi escrito ao som de Sia - We are born

Uma vez que você tenha esse ambiente (e você não deve gastar mais de alguns minutos configurando), toque sua atividade. Não faça nada a não ser essa UMA atividade. Não pule para outra, sem antes ter concluído a anterior.

AUMENTE SUAS HABILIDADES

Caso não esteja conseguindo focar em sua tarefa por muito tempo, não precisa pirar. Isso é comum. Nosso cérebro são hábeis e se programam facilmente com as tecnologias, mudando rapidamente entre uma atividade e outra.

O habito de chegar email e/ou conferir atualizações das mais variadas redes sociais é entendido por nosso subconsciente como recompensa, um pequeno brinde de satisfação (validação social!) ou que temos algo novo e interessante para ler (novidade!). Mudar de tarefa se torna um ciclo positivo de feedback que é muito mais difícil com o single-tasking.

DE PASSO EM PASSO

Comece devagar, você precisa apenas focalizar por alguns minutos. Limpe tudo, escolha apenas uma única tarefa importante e faça apenas isso por alguns minutos sem trocar de tarefa. Isso pode ser um pouco complicado no início, mas se você persistir em ter foco, conseguirá!

Determine recompensas a si mesmo. Esse fator é gratificante e rende bons resultados. Pare de tempo em tempo, levante e faça uma caminhada pelo escritório ou casa. Alongue. Beba água, faça massagem em seu pescoço, desfrute sua pequena vitória.

Lembre-se: Impérios foram criados a partir de pequenas vitórias

Repita. Continue nesse exercício de focar e em seguida recompensar-se pelo sacrifício. Pronto, você já estará muito melhor do que quando iniciou a leitura deste artigo. Continue ao decorrer do dia, logo depois veja quanto trabalho foi feito! E repare que você criou um ciclo de feedback positivo para seu trabalho.

Ao decorrer desse exercício para manter o foco, você descobrirá que todo o contexto acima não passa de pura meditação. É algo muito gratificante e você, mais que ninguém, irá perceber isso! Agora mãos à obra, coloque tudo que aprendeu em prática e depois volte para compartilhar sua experiência conosco.


Fabio Colatto

Um agenciamento atômico em trânsito ou se preferir, matéria orgânica em deterioração, escolha você o que melhor me define.
Saiba como escrever na obvious.
version 5/s/sociedade// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Fabio Colatto