fábulas do mundo esquecido

Das artes da simplicidade aos mistérios da verdade

Gustavo Padilha

"- Que ousadia é esta de questionar uma verdade tão dita por muitos, por que de tanto absurdo?
- Ora, as respostas mudam a cada tempo. Tola é a pessoa que vive em uma verdade tão clássica e intocável quanto uma moderna de hediondas pesquisas e teorias".

  • Gustavo Padilha - Da necessidade de fuga da realidade 03.jpg
    Da necessidade de fuga da realidade: a música e a arte

    Quem hoje sai de casa rumo a seus destinos cotidianos sem fone de ouvido? Ou mesmo com um livro na mochila para qualquer ocasião? Digo melhor, quem não escuta música na agonia do dia-dia? As vezes a melhor opção é estar em outro lugar do que vivenciar a realidade brotar.

  • Gustavo Padilha - A vida não pode acabar 07.jpg
    A vida não pode acabar

    Beauvoir já nos disse isso! A vida não pode acabar. Ela é única, ela é última. E entre escolher ser o nada ou acreditar no amor. Melhor viver uma vida!

  • Gustavo Padilha - O Segredo dos Seus Olhos 09.jpg
    A inesquecida paixão de O Segredo dos Seus Olhos

    Aqueles momentos em que a pessoa para e observa. Mas observa os pequenos, ou os muitos detalhes mal vistos, ou percebidos, ao redor. Seja de qualquer ação típica de conforto ou de espera, como olhar para as pessoas e tentar simpatizar, ou se elevar para a empatia, sobre sua vida, seus problemas e seus sonhos, em um momento enquanto estamos sentados (ou em pé) no banco de um ônibus, como também tomando um café em uma livraria. Seja qual for o momento, a troca de olhares podem falar, e dizer toda nossa angústia em um simples lance no olhar.

  • Gustavo Padilha - Terapia de Risco 03.png
    A trama “insider trading” econômica de a Terapia de Risco

    De que forma conseguimos aceitar, ou a resistir sem uma reação imediata, a uma mentira? Uma calúnia deferida a nós sem que sequer tenhamos pensado e realizado tal ação, e assim, passarmos a ser alvos de julgamentos imediatos, inconclusivos, e sem qualquer prova de tal acusação? Somos vistos com olhares distintos e cruéis que passa a atingir não somente nossa vida pessoal, mas como profissional, e vice versa. Uma fraude pode acarretar não só aquilo que o planejamento sucedido conseguirá, mas a acabar com a vida de uma pessoa. Como aceitar sem, ao menos, se defender?

  • Gustavo Padilha - American Story X 09.jpg
    Os dois lados racistas de A Outra História Americana

    Que frieza é maior do que uma crença cruel e dolosa racista? Que reprimi moralmente e fisicamente o ser pelo simples olhar de testemunho durante a vida do seu dia-dia. Um julgamento é atribuído sem qualquer forma justa e jurídica que reativa o instinto selvagem por uma transformação ideológica desumana. Á em nossa história mundial diversos exemplos ocorridos, um deles foi o terceiro Reich Nazista, que impregnaram tanto a devastação humana em seus territórios como controlaram as mentes de seu povo. E este filme demonstra a transformação mental atual dessas ideias, que ainda existem hoje.

  • Gustavo Padilha - Donnie Darko 09.jpg
    A Física e os mistérios por trás de Donnie Darko: Uma síntese das transmissões do cinema

    Qual é o nível de curiosidade e de esforço para descobrir uma dúvida? Eis uma virtude que nos fazem buscar e pesquisar a verdade tão escondida de nossos olhos: da inquieta investigação por todas as fontes possíveis, deixando-se elevar pelo tempo curto do relógio. Um filme possui tanto talento de mistérios e dúvidas como uma instigação curiosa de reações atônitas quanto um livro. Donnie Darko é um exemplo de ocultas explicações e cenários típicos de civilidade, quanto também da mesma complexidade nas grandes teorias da física relacionadas com o filme. Qual, afinal, é o mistério da viagem no tempo?