faíscas

Do simples ao complexo, do real ao abstrato e umas faíscas de ideias.

Jonas Sakamoto

Jonas Sakamoto é descendente da Terra Nipônica, graduando em Jornalismo, guitarrista, cinéfilo, apaixonado por música e fotografia. Ás vezes viajante, mas segue a vida 'paciente, confiante, intuitivo'

Christopher Nolan e um cinema complexo

Christopher Nolan é um conceituado diretor que em pouco tempo e até com poucos filmes vem consolidando cada vez mais sua carreira no mundo da 7ª arte. Filmes como Insomnia, Memento, Inception e a trilogia de Batman, Nolan busca mostrar de maneira original ficções e narrações em seus filmes.


memento.jpg

Nolan é um cidadão de dupla nacionalidade, britânica e americana, e é conhecido por seus filmes um tanto detalhados. Insomnia, Memento, Batman Begins, The Prestige, The Dark Knight e Inception são alguns filmes que levou o diretor para a aclamação da crítica e do público.

Com roteiros complexos, diferentes e até sombrios, Nolan busca mostrar mais ao fundo como é feito suas obras na 7ª arte, tudo isso auxiliado com uma ótima fotografia, efeitos especiais e uma rica trilha sonora. Sua abordagem geralmente vem da essência e problemas do ser humano, enfocando a dualidade, curiosidade e medo. E apesar de serem obras ficcionais, podemos nos identificar em vários aspectos.

Nolan parece ter um ligação forte com o poder da mente, e onde ela pode nos levar, ou causar. Em Insomnia, Memento e Inception isso é retratado de maneira forte e bem trabalhada, em que em um mostra possíveis ilusões, outro em um contexto de tentar refazer os passos devido ao personagem não poder armazenar memórias novas e por último uma viagem ao mundo dos sonhos. Já dizia o Espantalho em Batman Begins: "Acredito mais no poder da mente sobre o corpo.".

Thumbnail image for Thumbnail image for thedarkknight_05_ - Cópia.jpg

Por falar em Batman, a franquia dirigida por Nolan, apareceu tímida e aos poucos arrebatou milhões e chegou a ser uma das maiores bilheterias da história do cinema. O ideia de retratar a história do Morcego de maneira mais realista e humana caiu bem no gosto do público e amante dos quadrinhos. Os personagens em ambos os filmes tem caraterísticas próprias, ricas e bem trabalhadas, e um deles é o Coringa, que foi interpretado magnificamente bem por Heath Ledger, que infelizmente morreu de forma inesperada e triste.

Christopher Nolan é um dos diretores que apareceu com uma nova safra, além dele, David Fincher e Quentin Tarantino merecem destaque. Todos eles procuram abordar o cinema com uma roupagem nova e interessante, deixando longe o clichê e prezando pela originalidade. O próximo filme dele é o fim da jornada do Cavaleiro das Trevas, que até agora se mostrou fiel aos outros dois e com certeza renderá um ótimo fechamento para a história. Nolan é sagaz, um tanto psicodélico e original, prova disto são os filmes até agora dirigidos por ele.


Jonas Sakamoto

Jonas Sakamoto é descendente da Terra Nipônica, graduando em Jornalismo, guitarrista, cinéfilo, apaixonado por música e fotografia. Ás vezes viajante, mas segue a vida 'paciente, confiante, intuitivo'.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/Cinema// //Jonas Sakamoto