faíscas

Do simples ao complexo, do real ao abstrato e umas faíscas de ideias.

Jonas Sakamoto

Jonas Sakamoto é descendente da Terra Nipônica, graduando em Jornalismo, guitarrista, cinéfilo, apaixonado por música e fotografia. Ás vezes viajante, mas segue a vida 'paciente, confiante, intuitivo'

Top 7: Dubsteps para explodir seu cérebro

Apesar de crescer ouvindo o bom e velho rock 'n' roll, sou muito fã de música eletrônica também, e é bem interessante desbravar e conhecer algumas músicas deste estilo. Psytrance, Drum And Bass, Lounge, Dubstep são as minhas vertentes preferidas e hoje vou listar sete canções desta última vertente que citei. Vamos lá fazer sua mente explodir.


tumblr_lwq0jjpeg01r8lfixo1_500.gif Foto: Reprodução / Tumblr

O Dubstep é uma vertente da música eletrônica caracterizada por uma pegada pesada, efeitos e muito grave. É um gênero que se originou no Sul de Londres, Inglaterra no início da década de 2000. O site de música Allmusic descreveu seu som como "linhas de baixo muito fortes e padrões de bateria reverberantes, samples cortadas e vocais ocasionais." (via Wikipedia). E aqui vou iniciar meu Top 7. So drop the bass!

7º lugar:

Começando nossa lista psicodélica (?), uma música que lembra mais a abertura desses jogos de videogame. A música se chama The Devil's Den do Skrillex, e logo depois dessa aparente animação que inicia na canção, ela entra em uma batida do dubstep propriamente dita por meio de ritmo contagiante e samplers em que é possível ouvir cada nota e evolução do que pode vir depois. Logo após desta parte, a música evolue para um reggaestep que, na minha opinião, é o ápice da música. Check out:

6º lugar:

No sexto lugar trago-lhes um remix muito interessante que o dono da música da nossa posição anterior fez da música Levels, canção esta que originalmente pertence ao Avicii. A nova roupagem deu outra vida a música e casou perfeitamente com a letra mínima que a mesma possui, ela inicia com a batida marcando seus compassos de maneira bem suave, mas com passar dos tempos vai evoluindo e logo após o "Oh, sometimes' entra a marca registrada do menino Skrillex. Com certeza uma versão que vale muito à pena ser conferida:

5º lugar:

Inaugurando o top 5 mostro para vocês uma espécie de cover que uma banda chamada Modestep realizou do Coldplay. O que o grupo realizou com a música Paradise é com certeza de deixar muita gente bem impressionada, isso porque o grupo não deixou a essência da canção original se perder, e ao mesmo tempo procuraram deixar sua pegada na versão. Tudo isso com a voz suave e bem afinada do vocalista Josh Friend. Confira:

4º lugar:

Nesta posição vem a primeira canção de Dubstep que conheci, de primeira o impacto é engraçado e curioso ao ver o que parece ser Alvin e os Esquilos cantando uma canção com uma batida marcante, apresento-lhes First Of The Year do (advinhem?) ϟƘƦƖןןΣX. Isso, a música começa um tanto curiosa, mas aos poucos vai mostrando sua magnitude e garanto que faz jus ao título deste top 7, ela é literalmente de fazer seu cérebro explodir. Os samplers utilizados, compassos quebrados e efeitos fazem desta música uma obra prima desta vertente da música eletrônica. Ela é pesada, bem composta e passa a ideia de que o mundo pode estar acabando em câmera lenta. Duvida? Confira:

Alvin é você?

3º lugar:

Mais um remix fez-se presente aqui na nossa lista, sim, ele novamente, do menino ϟƘƦƖןןΣX. A música à seguir, pelo menos pra mim, é uma das músicas de Dubstep mais pesadas que já ouvi. Ela é resultado de um trabalho conjunto do Skrillex e o DJ 12th Planet, parceria essa bem antiga e que resultou canções clássicas e feitos raros como o Skrillex assumir a posição de vocalista e dar o ar da sua graça cantando alguns versos. Needed Change é uma canção que passeia por samplers cortantes, teclados e efeitos que ora fazem sua mente ir longe, ora faz você voltar para o mundo real.

2º lugar:

'No worries, no troubles Erase your mind and find a way Keep smiling, keep fighting Live for each moment and day While we're rising Life's full of compromising So just live for the moment and save All your worries for another time Cause tomorrow is another day'

Letra interessante não? Agora imagina isso com uma voz suave do rapaz da música da nossa 5ª posição e um 'drop the bass' de responsa?! Foi isso que ocorreu com a música Another Day da banda Modestep, canção esta que tem seus momentos de tranquilidade, mas, também, de caos. Guitarras, bateria marcante e efeitos que fazem jus ao seu merecido segundo lugar aqui no nosso top 7. Além disto, o clipe é algo interessante demais ao mostrar um garoto que sofria de bullying se reinventando, quebrando todas as regras e assumindo seu verdadeiro "Eu". Olha só:

1º lugar:

Ok, podem me julgar e dizer que coloquei muito ou praticamente Skrillex nesta lista, mas é que a marca que este rapaz alcançou é de deixar muita gente surpresa com o seu trabalho. Mas voltando pro primeiro lugar, compartilho com vocês um remix de uma música fraca e sem graça. O que ele fez com a canção Cinema foi simplesmente levá-la para outro nível, sem claro deixar os elementos originais de fora, como por exemplo as linhas de vocais. Com vocês 'Your are a cinema, I can watch you forever':

Pois bem, é isso. Logicamente tem inúmeras outras canções desta vertente da música eletrônica que nos últimos anos vem revelando grandes nomes e reinventando outras canções, o Dubstep é um estilo de música pra quem gosta se desligar um pouco deste mundo ou então se aventurar e exercitar seu corpo de maneira sagaz. É, simplesmente, de fazer o cerébro explodir.

tumblr_mghd34QGvt1ql8b9jo1_500.gif Foto: Reprodução / Tumblr


Jonas Sakamoto

Jonas Sakamoto é descendente da Terra Nipônica, graduando em Jornalismo, guitarrista, cinéfilo, apaixonado por música e fotografia. Ás vezes viajante, mas segue a vida 'paciente, confiante, intuitivo'.
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/Música// @destaque, @obvious //Jonas Sakamoto