folhetim

Leituras e literaturas, salpicadas de música e poesia, submersas em crítica e opinião.

Alexia G. Alves

Ler, reler, revisar, emocionar, escrever, chorar, rir: vida minha!

Um conto que faz pensar

O Natal e a chegada de um novo ano traz a expectativa doce para um ano melhor. Que tal uma reflexão sobre a vida com Charles Dickens?


um conto1.jpg

A história de Um Conto de Natal, de Charles Dickens, com toda sua engenhosidade e, até mesmo, quem sabe, moralismo, dá a oportunidade ao leitor de refletir sobre as atitudes que foram tomadas ao longo do ano, ao longo da vida. No conto, o protagonista, Ebenezer Scrooge, vive a oportunidade de ver as consequências de suas atitudes.

A história se passa em Londres, na véspera de Natal. A cidade está em clima natalino, todos aguardam o momento para aproveitar uma deliciosa ceia com a família. No entanto, Scrooge não gosta do Natal e tudo que ele representa. Assim, somada sua postura ranzinza e de pouca compaixão, tornou-se um solitário, tendo um único parente próximo o sobrinho que tenta incansavelmente se aproximar do tio.

Antes de Scrooge saber que vai receber a visita de três espíritos, o fantasma de seu ex-sócio Marley – que arrasta desanimadamente as correntes que o prendem ao mundo mortal - aparece para alertá-lo sobre as consequências de sua falta de caridade, misericórdia e bondade.

um conto2.jpg

Assim, Scrooge recebe o espírito do Natal Passado e faz uma retrospectiva da vida dele quando ele ainda gostava do Natal, mas ele acaba expulsando o espírito, pois acaba vendo a lembrança da mulher que amou, ficando perturbado. O espírito do Natal Presente mostra ao protagonista as celebrações que estão acontecendo naquele momento, incluindo a de seu funcionário e sobrinho. Ao contrário dos outros espíritos, o do Natal Futuro mostra-se o mais assustador, pois o leva para ver o futuro que se revela com uma morte solitária e cheia de desonra.

Um Conto de Natal tem infinitas adaptações, muitas de desenhos e filmes de menor ou maior orçamento, há muito que se refletir sobre o que realmente importa na vida, a história mostra, além de toda reflexão, o poder que as pessoas têm sobre a vida uma das outras, ressalta a essência humana de um ser sociável, que não é completo em uma vida solitária.

um conto3.jpg

Com este artigo deixo meus votos de felicidades para seu Natal. Desejo-lhe toda paz e alegria. Boas festas!


Alexia G. Alves

Ler, reler, revisar, emocionar, escrever, chorar, rir: vida minha!.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/geral// @destaque, @obvious //Alexia G. Alves