Thiago Nelsis

"Embriagai-vos sem cessar! De vinho, de poesia ou de virtude, à vossa escolha."

  • olhos do cão.png
    os olhos de um cão

    O cão do desenho possuía um olhar tão humano... tão humano que em seus olhos tristonhos cabia toda a humanidade, resumiu-nos a um animal invisível como ele, que perambula acuado. Entre nós e nossa individualidade mais profunda, entre nós e nossos sonhos possíveis e impossíveis está o olhar do cão. O olhar de aparente medo era na verdade uma lente acusadora, e mostrou-nos os miseráveis que, de fato, somos.

  • suic3.jpg
    o bom suicídio

    Ensaio sobre a busca por individualidade, liberdade e a autêntica realização pessoal, que exige ação e revolta contra o padrão de comportamento e cultura vigentes. A felicidade humana retratada não como produto de consumo, ou estabelecida dentro de um padrão uniformizável e geral, mas interna, de modo que cada indivíduo deve conhecer-se para poder ser pleno.

  • pragmat2.jpg
    o pragmatismo como censura intelectual contemporânea

    Ensaio sobre a praticidade que impera em um mundo cada vez mais apressado, atarefado e competitivo, onde muito pouco tempo sobra para qualquer atividade não fundamental à sobrevivência – esta acrescida da necessidade de possuir cada vez mais bens. Trata do modo como o desenvolvimento individual é gradualmente deixado de lado, a ponto de ser preferível buscar a posição social prestigiada ao invés da própria satisfação pessoal.

  • mentira2.jpg
    A Instituição da Mentira

    Ensaio literário sobre a sociedade humana e a relação íntima que há entre o conservadorismo puro e simples, as instituições, e a mentira propriamente dita, como bases de coesão humana. Aborda a evolução social e o modo como nossa cultura pode estagnar para preservar costumes e rituais que há muito já perderam o objeto.

Site Meter