forma e conteúdo

Análise despretensiosa dos prazeres estéticos.

Carolina Rodrigues

Carolina Rodrigues estuda Filosofia, mas sabe que está no curso errado. Fala sobre Artes com a mesma autoridade de quem pintou o céu de Monet, pois o segredo é parecer convincente

O surrealismo contemporâneo de Tommy Ingberg

Tommy Ingberg é um fotógrafo e artista visual sueco, nascido em 1980, que interessou-se pela fotografia ao ganhar sua primeira câmera fotográfica aos 15 anos de idade.


110115cr01.jpg Foto: Tommy Ingberg.

Após anos num exercício contínuo de captar as sutilezas que até então só a natureza o proporcionava, passou a manipular as imagens, criando assim uma identidade pessoal as suas fotografias. Identidade esta quase autobiográfica.

120107cr01.jpg Foto: Tommy Ingberg.

Tornou-se um autodidata e lentamente seu estilo foi amadurecendo até chegar a criar um universo imaginário onde imagens captadas vão além da câmera. Sob influência surrealista aliada à imaginação e sensilidade, sua obra nos propõe uma viagem através do subconsciente trazendo, por vezes, questões que se impõem sem que percebamos.

110617cr01.jpg Foto: Tommy Ingberg.

Ingberg trabalha na maior parte das vezes com fotografias em preto e branco, realizando montagens surrealistas bastante simbólicas. Com poucos elementos, unindo o que foi captado em área externa aos recursos do estúdio e a sua criatividade, tem como resultado recortes dos seus próprios enigmas, onde espera ter continuidade com o olhar de cada observador.

110625cr01.jpg Foto: Tommy Ingberg.

Apesar do subjetivismo de sua arte, ele permite que a interpretação fique por conta dos espectadores e descreve: "Para mim, o surrealismo é a tentativa de explicar algo abstrato como um sentimento ou um pensamento, expressando o inconsciente com uma foto."

120311cr01.jpg Foto: Tommy Ingberg.

Tommy Ingberg ganhou vários prêmios internacionais de fotografia e em 2012 recebeu o Prêmio Lumen com sua imagem Torn: 110123cr01.jpg Foto: Tommy Ingberg.

Em seu site e redes sociais é possível ter acesso à galeria do artista. http://www.ingberg.com/


Carolina Rodrigues

Carolina Rodrigues estuda Filosofia, mas sabe que está no curso errado. Fala sobre Artes com a mesma autoridade de quem pintou o céu de Monet, pois o segredo é parecer convincente.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/Arte// @destaque, @obvious //Carolina Rodrigues