fran bubniak

Fotografia, cinema, literatura e o que mais der na telha

Fran Bubniak

Curitibana que não gosta de frio, fotógrafa que não sai bem em foto nenhuma e jornalista que odeia o lead. Olé

O aprendizado do joelho ralado

Era uma tarde abafada de verão, quando eu ainda morava na rua sem saída que tinha uma castanheira num terreno baldio e um pé de amoras onde hoje há uma calçada...


joelho-machucado.jpg Da web.

Ralei o joelho esses dias, num acidente doméstico estúpido. Foi uma daquelas raladas que parecem não ser nada, mas que ardem pra caramba. Como aquela pele que se solta no cantinho da unha e parece insignificante, mas que quando é puxada é capaz de fazer até marmanjo chorar.

Tive que fazer um curativo. Eu, com bem mais de 20 anos, com um curativo no joelho.

Lembrei de uma tarde abafada de verão, quando eu ainda morava na rua sem saída que tinha uma castanheira num terreno baldio e um pé de amoras onde hoje há uma calçada. Era uma daquelas tardes douradas, quando o sol está começando a ficar mais baixo no céu, e olhando na direção dele, a gente consegue ver as partículas de poeira se movendo pelo ar.

Eu estava sentada na mesa de madeira da cozinha da minha vó, suada, com a poeira da rua grudada na cara, aos berros, segurando a perna dobrada. Tinha acabado de cair da minha bicicleta Monark roxa/perolada com cestinha e bagageiro e ralado o joelho. Mas ralado feio. Acho que na verdade não era um ralado assim tão feio, mas tinha toda a emoção e o ardido do momento.

Enfim, tinha que lavar o machucado com sabão. E enquanto eu gritava "nãããão, sabão nãão", prevendo que aquilo tudo ia arder infinitamente, minha vó dizia: "se chorar, dói mais".

Mentira dela. Chorando ou não, doía o mesmo tanto. Mas hoje, depois de tantos anos, e novamente com um ralado no joelho, eu entendo o que ela queria me dizer. Que criança birrenta, ninguém aguenta!


Fran Bubniak

Curitibana que não gosta de frio, fotógrafa que não sai bem em foto nenhuma e jornalista que odeia o lead. Olé.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @obvious //Fran Bubniak