fuga do ponto

o ponto fugiu do horizonte porque não tinha limites

flora s. gurgel

Quando criança, Flora pintava as paredes do seu quarto com desenhos e ideias. Hoje as paredes estão brancas. Mas os rabiscos coloridos continuam por perto.

a arquitetura de paulo mendes da rocha

Um profundo entendimento da poética do espaço e a prática de uma arquitetura de intenso engajamento social. Assim se define a obra do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha.


2012102263043.jpg

Nascido em Vitória, Paulo Mendes da Rocha se mudou com a família para São Paulo e estudou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Concluiu o curso em 1954 e assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura contemporânea brasileira.

Em 2006 recebeu o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial, pelo projeto da Capela de São Pedro Apóstolo, que exprime uma arquitetura limpa e clara, característica marcante de Mendes da Rocha.

1.jpg Capela de São Pedro Apóstolo, localizada em Campos do Jordão

A arquitetura segundo Paulo Mendes da Rocha: “Uma visão poética sobre a forma, que ultrapassa, na sua dimensão humana, a estrita necessidade. A arquitetura não deseja ser funcional, mas oportuna.”

O arquiteto se destaca por sua sensibilidade quanto à relação do homem com o mundo natural. Busca sempre envolver a sociedade ao espaço e incorporar a natureza aos edifícios que projeta.

dc.jpg Projeto do Cais das Artes em Vitória (ES)

Mendes da Rocha é conhecido principalmente por criar museus extraordinários. Entre eles estão o MuBE e o Museu de Arte Contemporânea da USP, além das intervenções na Estação da Luz para criação do Museu da Língua Portuguesa e no edifício da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Thumbnail image for 20100413_121649_106_893.jpg MuBE - Museu Brasileiro da Escultura

croqui-mube.jpg croqui do MuBE

SP-Museu-Arte-Pinoteca.jpg Interior da Pinacoteca do Estado de São Paulo

A seguir, um depoimento do arquiteto sobre a relação entre homem, museu e cidade.


flora s. gurgel

Quando criança, Flora pintava as paredes do seu quarto com desenhos e ideias. Hoje as paredes estão brancas. Mas os rabiscos coloridos continuam por perto..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/arquitetura// @obvious, @obvioushp //flora s. gurgel
Site Meter