a arquitetura de paulo mendes da rocha
Nascido em Vitória, Paulo Mendes da Rocha se mudou com a família para São Paulo e estudou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Concluiu o curso em 1954 e assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura contemporânea brasileira.
Em 2006 recebeu o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial, pelo projeto da Capela de São Pedro Apóstolo, que exprime uma arquitetura limpa e clara, característica marcante de Mendes da Rocha.
Capela de São Pedro Apóstolo, localizada em Campos do Jordão
A arquitetura segundo Paulo Mendes da Rocha: “Uma visão poética sobre a forma, que ultrapassa, na sua dimensão humana, a estrita necessidade. A arquitetura não deseja ser funcional, mas oportuna.”
O arquiteto se destaca por sua sensibilidade quanto à relação do homem com o mundo natural. Busca sempre envolver a sociedade ao espaço e incorporar a natureza aos edifícios que projeta.
Projeto do Cais das Artes em Vitória (ES)
Mendes da Rocha é conhecido principalmente por criar museus extraordinários. Entre eles estão o MuBE e o Museu de Arte Contemporânea da USP, além das intervenções na Estação da Luz para criação do Museu da Língua Portuguesa e no edifício da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
MuBE - Museu Brasileiro da Escultura
Interior da Pinacoteca do Estado de São Paulo
A seguir, um depoimento do arquiteto sobre a relação entre homem, museu e cidade.