fugindo do lugarcomum

Do quarto 237 ao olhar do Grande Irmão

Hamlet Oliveira

Falar da mesma coisa é sempre muito chato.

  • Maus 4.jpg
    Os ratos sem valor de Maus - A História de um Sobrevivente

    Em "Maus - A História de um Sobrevivente", Art Spiegelman nos mostra uma visão diferente dos horrores do Holocausto. Em quadrinhos e com animais representando os marcantes personagens, somos capturados pela ótima forma na qual a história se desenvolve. Com imagens inesquecíveis, é leitura obrigatória para fãs do gênero e apreciadores de grandes histórias de sobrevivência.

  • Moon 3.jpg
    Gritos ignorados em “Lunar”

    Uma vida de mentiras para alguém preso no meio da Lua. A história de Sam, um astronauta, mostra uma realidade onde corporações chegaram a um nível avançado de negligência com seus empregados, os tratando como engrenagens futuristas nas fábricas.

  • Cloudburst 3.jpg
    Um amor de novela

    Juntas há mais de 30 anos, Stella e Dotty se veem separadas após um acidente doméstico. Determinada a finalmente se casar com sua companheira de tantas décadas, Stella sequestra Dotty e, ao lado de um dançarino, partem em direção ao Canadá para finalmente selarem a união. Recheado de um humor simples, mas muito eficiente, “Tempestade na Estrada” é uma grande celebração ao amor.

  • limbo2.jpg
    Silhuetas em movimento

    Lançado em 1926, “As Aventuras do Príncipe Achmed” é considerado o primeiro longa-metragem de animação, após a destruição do argentino “El Apóstol” em um incêndio. Realizado por meio de silhuetas, o filme adquire ares modernos por contar com um visual cativante e uma interessante história adaptada do livro “As Mil e Uma Noites”.

  • Act of Killing Medal.jpg
    A banalização da morte em “O Ato de Matar”

    Sob o ponto de vista dos executores, “O Ato de Matar” apresenta uma realidade onde os responsáveis pelo extermínio de milhões são vistos com orgulho pela população. Seus atos são reapresentados dentro deste documentário de forma impactante e devastadora.

  • beasts 1.jpg
    O sonho de se tornar um marco na história

    Indomável Sonhadora (Beasts of the Southern Wild) nos leva a um mundo próximo, mas único a sua maneira. Em uma área alagada no sul dos Estados Unidos, uma jovem nos mostra as conquistas que a inocência e a criatividade podem trazer.

  • Sam.jpg
    A simplicidade do amor adolescente de “Moonrise Kingdom”

    Simples e marcante, "Moonrise Kingdom" é um filme sobre as fugas e descobertas de um casal adolescente. Mesmo sem situações carregadas de forte drama, a história fofa de Sam e Suzy cativa o espectador, graças a harmonia e eficácia de todos os elementos que a compõem.

  • 1355793725_1354382903_69cabinet_du_dr_caligari_08_g.jpg
    Primórdios do terror: Doutor Caligari

    Considerado por alguns como o primeiro filme de terror da história, "O Gabinete do Doutor Caligari" permanece como uma obra de referências estéticas, graças a criatividade de seus realizadores. Com uma execução simples, conseguiram estabelecer o filme como um dos mais aclamados do Cinema.

  • 113449040SZ.jpg
    Vozes em liberdade: os refugiados da Coréia do Norte

    Um breve reflexo das tristes histórias dos habitantes da Coréia do Norte, realizado de forma magistral pela jornalista Barbara Demick.

  • Blue is the Warmest Color Adele Water.jpg
    Azul é a cor mais romântica

    Entre a história de Adèle e Emma, o azul se exalta como um dos protagonistas. Seus tons permeiam todo o longa, transmitindo tantas mensagens quanto os diálogos das atrizes.