grecificar

Regressar às origens... quando tudo falha

Luís Pereira

Chamo-me Luís Pereira e quero acreditar que o homem tudo pode. Só não consegue mudar a sua própria condição, de quem vai com Caronte. Só nos resta ouvir a prosa e a poesia da "nossa Grécia".

"UP"

Depende da perspectiva. Um filme de animação ou uma ficção "bem real", mas sempre algo que parece ser mais próximo do adulto do que o normal.


pixar-up-frame1.jpg

Trata-se de um filme que junta um idoso viúvo, um jovem escuteiro, uma ave tropical, um "golden retriver" que fala, um mau da fita e um sonho amoroso de ir até ao "Paraíso das Quedas de Água", na América do Sul.

up6.jpg

O desenrolar do filme obedece a momentos normais de animação e de exposição do "maravilhoso", com o vislumbrar das quedas de água durante a viagem de balão, "improvisado", que Carl, o idoso, e Russel, o escuteiro, realizam. Também, no momento em que a casa de Carl, ameaçada de demolição para construção de um prédio, ascende aos céus, com vários balões atados ao telhado, como se tivesse optado por fugir "para a frente", deixando intactas as memórias que dão sentido à sua vida.

Carl-and-Ellie-up-13660708-1400-789.jpg

up-altas-aventuras-1024x463.jpg

Carl-and-Ellie-disney-9309237-852-480.jpg

Ainda que mereça diversas interpretações, "UP" faz estender uma primeira impressão, até ao final, de amor inacabado entre duas pessoas, mesmo após a esposa falecer, já idosa e fraca. Amor esse que juntou o casal durante anos a fio, numa casa, num sentimento, numa vida, num sonho "de criança" que esteve próximo de se concretizar, com ambos, mas que não se concretizou. Mais do que a acção do bem contra o mal que centraliza o interesse no filme, existe um forte argumento de vida que, para muitas pessoas, pode significar uma forma de vida perfeita, "como nos filmes".

Um casal que se conhece, em período jovem, que se gosta, vive e à medida que o faz, imagina novos objectivos para atingir novos picos de felicidade. Um casamento, uma casa e um sonho de ir ao "Paraíso", na América Latina. Uma ligação tão forte que só termina com a morte e que atira Carl para a solidão nostálgica, de alguém que vive durante os dias, as boas memórias intensas e longas do seu passado. Uma forma de se ser feliz que tantos desejam e tão poucos a conseguem. Este é um aspecto que é real e que torna a morte, criminosa, nestas circunstâncias.

up_ellie_carl_mailbox.jpg

url.jpg

Para mim, um hino ao amor, mais do que um símbolo da amizade e da cooperação entre seres. E o balão, um símbolo imaginário, à mesma altura do sonho de atingir o "Paraíso das Quedas de Água".

ballon_engaement_shoot.jpg


Luís Pereira

Chamo-me Luís Pereira e quero acreditar que o homem tudo pode. Só não consegue mudar a sua própria condição, de quem vai com Caronte. Só nos resta ouvir a prosa e a poesia da "nossa Grécia". .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/// @destaque, @obvious //Luís Pereira