grecificar

Regressar às origens... quando tudo falha

Luís Pereira

Chamo-me Luís Pereira e quero acreditar que o homem tudo pode. Só não consegue mudar a sua própria condição, de quem vai com Caronte. Só nos resta ouvir a prosa e a poesia da "nossa Grécia".

Adele, the "fire to the rain"

Adele é cantora/compositora e desde cedo mostrou o que ela própria poderia fazer em torno da música. Desde cedo, mostrou capacidade de atingir um sucesso talentoso. Mas nem tudo são rosas e a sua vida, também, foi "fogo para a chuva"...


Adele.jpg

Adele Laurie Blue Adkins, inglesa, saltou, desde cedo, do anonimato para o mediatismo. A Grã-Bretanha é pródiga em despoletar talentos que consigam atingir o conteúdo humano e criar o que, normalmente, não se pensa que seja possível ser criado com uma voz e tons instrumentais.

O talento é uma arma que descobre a fraqueza da condição humana e a testa, sem querer vencê-la. Adele sabe do seu talento mas também sabe das suas fraquezas que o talento pouco pode mudar. Altos e baixos que não venceram Adele. Testaram-na. Assim como em tantos...

1076319.jpg

Adele é mais uma "Adele" que entrou para uma dada história, para nós, contemporânea. Outras foram dadas a conhecer, em outros contextos, no passado, como Adele Astaire (irmã dançarina do Fred Astaire), Adele Bloch-Bauer (esposa do "patrocinador" do Klimt e única modelo a ser pintada duas vezes por ele), Adele DeGarde (actriz americana de filmes mudos entre 1908 e 1918), Adèle Almati (cantora sueca de ópera do século XIX), entre outras... Adele Adkins não lhes fica atrás.

Os seus prémios e as suas potencialidades são bem conhecidas, hoje. Apesar de ter começado a cantar aos 4 anos, até saltar para a ribalta, Adele chegou a ser empregada de mesa num café, em Londres, entre os 16 e os 18 anos. A partir daqui, atirou-se para o sonho e para a disputa da fama, não há custa de artificialismos corporais (daí a comparação regularmente feita, pela comunicação social, com Lady Gaga) mas, sim, com os seus dotes musicais.

Adele-2012.jpg

Teve problemas com o álcool. Este terá sido, por sua vez, uma consequência de possíveis maus tratos sofridos de "garotos" (de acordo com a biografia). Tal tendência ter-se-á reforçado aquando dos desgostos amorosos que teve, após um namorado bissexual ter fugido com um rapaz gay, depois de esta se ter declarado a ele. Quando Adele se apercebeu deste problema crescente, já tinha caído num palco, de madrugada, numa actuação sua, esquecendo-se das letras das suas canções. A posterior consciência desse momento constrangedor tê-la-á feito mudar atitudes para seguir em frente.

Nem todas as relações terão sido desgostosas. A própria artista terá admitido a maturidade que ganhou com uma relação que teve com um homem mais velho. Ela que nunca teve uma relação próxima com o seu pai. Cedo percebeu, também, o sofrimento que este provocou na sua organização familiar, ao abandonar a sua mãe quando ainda era criança... São coisas mas que, nem que seja temporariamente, podem ser ultrapassadas quando surgem notícias como a da recuperação de uma criança do seu estado de coma enquanto ouvia uma sua canção. Terá sido este outro dos momentos que a marcaram de satisfação.

adele_two.jpg

Marc Shapiro terá publicado uma biografia não oficial sobre Adele com a descrição dos seus momentos mais negativos e ele terá, igualmente, sido acusado de denegrir a imagem da cantora. Polémicas à parte, mais do que esta artista ser uma profissional de sucesso, enquanto coze as linhas do seu futuro, os seus obstáculos não lhe facilitaram a vida e, para muitos (no caso de tudo o que foi escrito ser verdade), a probabilidade de Adele atingir o estrelato como atingiu seriam altamente reduzidas. Naturalmente, valeu pela força das experiências de vida que teve, bem como do crescimento que sofreu e do talento que a acompanha.

hello adele bbc.jpg

Lutar "com a chuva", sendo "fogo", tolda o resultado de um confronto que é desigual. Adele, como muitos, contraria o final e refaz a luta, alterando as variáveis, refazendo as armas e as defesas. "Se não os vences, não te juntes a eles. Constrói-te."


Luís Pereira

Chamo-me Luís Pereira e quero acreditar que o homem tudo pode. Só não consegue mudar a sua própria condição, de quem vai com Caronte. Só nos resta ouvir a prosa e a poesia da "nossa Grécia". .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @obvious //Luís Pereira