há algo de novo no front

Porque boas e más notícias fazem parte da guerra musical

WilliaN Correa

Willian Correa é formado em História e Jornalista da Rádio Mix FM Litoral em Bombinhas - SC. Além disso ele escreve sobre música desde 2008 e sempre acha um tempo pra falar de futebol.

As 5 musicas brasileiras mais chatas de todos os tempos

Eu aposto que várias vezes você se pegou ouvindo uma música brasileira e pensou "Como isso é ruim, como podem ter deixado um cara com esse nome ter gravado isso? o que deu nele?" pois é! isso é muito comum! o que não é comum é ver verdadeiros "monstros" da música brasileira sendo analisados com sinceridade e sem papas na língua, para tanto fiz um top 5 daquelas que considero as musicas brasileiras mais chatas de todos os tempos, confira que eu aposto que você vai se surpreender.


Eu abro a coluna de hoje com uma capa de disco que considero ser o pior disco brasileiro de todos os tempos!

O disco " Extra" de Gilberto Gil vai ser o concur e não vai participar da lista. Ao final do texto você vai ouvir uma pérola e entender a minha dor.

gilbertogilextra.jpg

Recentemente Caetano Veloso (Cae o intocável) e Gilberto Gil (ex ministro da cultura 2º no posto de intocável) vem ganhando as manchetes novamente devido a turnê de comemoração de 50 anos de carreira de ambos. Com uma tour internacional, os dois vêem levando um grande público aos seus shows por um preço nada convidativo. O leitor mais atento se pergunta o que isso tem com o título do artigo? explico. Resolvi ouvi algumas das canções de ambos e lembrei que que a dupla mais insuportável do mundo, a dupla que acha que é dona do Brasil e que nós somos seus súditos, ambos tem musicas tão horríveis quanto suas entrevistas e declarações. Mas nem só de Cae e Gil e sua odara vive o pior da música brasileira, nesse top 5 você terá mais algumas surpresas, ou não!

Vale lembrar que alguns artistas e bandas se criticados automaticamente o autor do texto ou fala é considerado um burro, alienado, pessoa de gosto duvidoso que nada sabe sobre música. Uma vez em uma outra coluna, escrevi um texto que dizia que a banda Guns'N Roses havia virado um cover de si própria, alias não existe nada mais brochante que marmanjo e tiazona ou mesmo adolescente em pleno 2015 achando Axl o cara mais legal do mundo e tendo sonhos molhados com uma volta da formação da banda. Que preguiça! no Brasil em especial temos outro exemplo, a proibição de falar mal de Engenheiros do Hawaii e do seu eterno índio loiro Humberto "metáfora" Gessinger, alias como é que da pra levar a sério um cara que rima "Ana com Sacana"? ou que é canta os seguintes versos na canção "A conquista do espaço" "Costas quentes, Frente fria, Sangue quente, Demente sangria", fantástico! Bom mas sem mais delongas vamos a lista, e o quinto lugar é deeeee:

5º Maria Gadu - Shimbalaiê

Eu poderia nem explicar a razão já que a própria música fala por si só, eu não tenho nada contra ela, imagino que deve ser uma pessoa simpática, boa amiga, companheira entre outros que tais, todavia essa música poderia muito figurar no primeiro lugar que não seria exagero algum , percebam quanto poesia "Natureza, deusa do viver A beleza pura do nascer Uma flor brilhando a luz do sol Pescador entre o mar e o anzol" prefiro mil vezes ouvir o Jessé Cantando Porto Solidão do que esse violão de rifa de DCE ou de CA de curso de humanas com uma voz insuportável desta cantora que alias já dividiu o palco com que? Cae é claro!

4º Engenheiros do Hawaii - Toda forma de poder/chuva de containers

Tente dizer que Engenheiros é uma banda bem meia boca nos corredores da sua faculdade, certamente você vai ser linchado e visto como o burro do prédio. O que me espanta é que quem os defende são pessoas esclarecidas que tem um certo conhecimento musical e que acham o "loiro" um semi deus vivo. Como vocês podem levar a sério alguém que canta isso: "O fascismo é fascinante deixa a gente ignorante e fascinada(...) Chuva de containers, entertainers no ar Eu presto atenção no circo que nos cerca Chuva de containers, entertainers no ar Começo a achar normal algum boçal detonar. A melhor parte da música é quando ele canta: "É fácil ir adiante e esquecer que a coisa toda tá errada" reparem no "errada" é a coisa mais engraçada que você vai ouvir hoje, entretanto nada de criticar se não...

3º Caetano Veloso - Leãozinho

(não encontrei a versão do LP mas enfim, eis a canção) Incrível como ele consegue enganar por tanto tempo, lembram da história das biografias e do tal "Procure Saber" que queria proibir as biografias não autorizadas? pois é Cae, Gil entre outros estavam encabeçando o projeto, qual a razão? o que eles teriam a esconder? (mas isso é assunto pra outro texto) a música "Leãozinho" era uma homenagem de Caetano para um amigo e virou uma das mais cantadas em karaokes de todo Brasil ou lual de praia do interior. Eu não consigo imaginar uma pessoa pensar e decidir ouvir leãozinho e ficar curtindo como se fosse a melhor música do mundo, paciência! que coisa chata!

2º Lenine - Paciência

Eu acho que ele fez o título da música pensando em nós, pobres ouvintes, porque é preciso ter muita paciência pra aguentar ele. Essa é a típica música que leitores de Augusto Curi e Paulo Coelho curtem, uma mensagem, uma sacada, um sopro de vida, uma reflexão, Socorro até quando vocês vão se deixar enganar por voz e violão, prefiro enfrentar uma fila de supermercado em Balneário Camboriú dia 31 de dezembro as 9 da noite do que ter que ouvir um disco todo do Lenine.

1º Oswaldo Montenegro - Agonia

Tá entediado? tá triste? cante essa música tentando imitar a voz dele e tudo melhora, mas faça isso prestando atenção na letra, pura filosofia de porta de rodoviária. O "Grande menestrel de Brasilia" obrigado "Os Aspones" (Melhor serie que esse país já fez) era uma figura constantemente citada no seriado sempre que o personagem principal "Teles" queria dar uma bronca em alguém ele usava um trecho sem sentido de uma música qualquer do Oswaldo Montenegro, você consegue imaginar uma briga de vizinho dele com o Gilberto Gil ou com o Cae? Quando a música segue a mesma fórmula, voz violão, voz subindo e descendo enfim música pra refletir, entretanto é sem dúvida a música mais chata do Brasil ou melhor, TODAS as músicas do Oswaldo são chatas e ele é chato, coitada da Paloma Duarte que aguentou enquanto foi casada com o dito.

Menção Honrosa: Zeca Baleiro - Lenha (por favor coisa insuportável, parece o Pelé cantando), Ana Carolina e Seu Jorge - é isso aí (sério nem preciso comentar é só tentar ouvir sem seu ouvindo sangrar), Mallu Magalhães e seu Marido Camelo (Todas as músicas dos dois e do Camelo em carreira SOLO vale ressaltar), Simone - Então é Natal (coitados do vendedores), Ivan Lins - Feliz Natal (coitados dos vendedores II), Ana Carolina - Catedral, Rita Lee - Lança Perfume, Renato Russo - Todas do disco em Italiano.

Concorda com a lista? vale lembrar que ela é baseada no meu gosto pessoal se não concorda escreva seus motivos ou se esqueci de alguém colabore!

BONUS: Gilberto Gil - Punk da Periferia


WilliaN Correa

Willian Correa é formado em História e Jornalista da Rádio Mix FM Litoral em Bombinhas - SC. Além disso ele escreve sobre música desde 2008 e sempre acha um tempo pra falar de futebol..
Saiba como escrever na obvious.
version 52/s/musica// //WilliaN Correa