henrique praxedes

Design por outro ponto de vista… Leia, opine, comente…

Monkey Road Design

Do A do ABC paulista, amante do design e de um bom bourbon... sócio na agencia Monkey Road Design.

Korean Design...

Assustariamos se alguns anos atrás tomassemos como referência de Design Global, o Design Coreano (leia-se Sul-Coreano), mas após grandes investimentos e principalmente a adoção da cultura do design como incentivo aos jovens, os sul coreanos chegaram perto, ou senão, ao topo de desenvolvimento de produtos e do design.


1.jpg © Kia Pro Ceed GT Teaser, 2012

Crítico e surpreendente, o design coreano quebrou os paradigmas do seu passado obscuro, e atualmente exibe projetos e conceitos que se destacam em todo o mundo.

A Córeia do Sul, nos ultimos 30 anos teve um espetacular crescimento econômico, ultrapassando os tradicionais Japão e Taiwan no desenvolvimento tecnológico e investindo no patrimonio intelectual.

As empresas KIA e Hyundai, são ótimos exemplos de que o grande valor agregado ao design, trás beneficas reações e principalmente faz com que atraia novos olhares e novos valores.

O bom momento da Kia e Hyundai, é visto pelos expressivos números conquistados nos útimos anos. As marcas sul-coreana estão top 5 das montadoras em todo o planeta. Este sucesso fica evidenciado a partir de uma rápida comparação com seu design atual com o de 10 anos atrás.

Hyundai Sonata 2001 2.jpg © Autoevolution, Hyundai Sonata, 2001

Hyundai Sonata 2012 3.jpg © Autoevolution, Hyundai Sonata, 2012

Além dos novos padrões de design adotados pelas industrias automobilísticas sul coreanas, empresas de outros países como a americana GENERAL MOTORS (Chevrolet) criaram centros de design globais em terras coreanas, visando o desenvolvimento de carros globais da marca, como o Chevrolet Cruze.

Outro segmento onde o design sul coreano vem mostrando sua força, é o de tecnológia móvel e produtos para o lar, com empresas como Samsung e LG, que atualmente são as maiores forças do mercado.

Além de consolidadas no mercado, essas empresas apostam em novas tecnologias e estudos para o futuro dos seus produtos.

samsung-galaxy-flexi-skin-android-smartphone-concept-01.jpg © Samsung, Samsung Galaxy Flexi Skin Concept, 2011

Em outras áreas o design coreano trás soluções interessantes como o coreano Jae Lee Hyo, que utiliza toras de pinus para produzir seus móveis e esculturas, com técnicas manuais e a introdução de tecnologia para o desenvolvimento.

intro01.jpg © Jae Lee Hyo, 2012

A percepção atual é de que o Design Coreano está cada vez mais inserido no contexto do design globalizado, principalmente por estar buscando novas soluções e não mais buscando inspiração em países onde o design já está consolidado, e com isso, estão criando uma nova linguagem e cultura de incentivo aos jovens designers coreanos.


Monkey Road Design

Do A do ABC paulista, amante do design e de um bom bourbon... sócio na agencia Monkey Road Design..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/Design// @destaque, @obvious //Monkey Road Design