henrique praxedes

Design por outro ponto de vista… Leia, opine, comente…

Monkey Road Design

Do A do ABC paulista, amante do design e de um bom bourbon... sócio na agencia Monkey Road Design.

Intervenção Urbana? Sim… e sensacional…

Estação subterrânea e abandonada do metrô de Nova York pode virar parque, e a equipe do projeto que conta com a participação de ex-engenheiro da NASA, vai desenvolver meios de levar luz natural para baixo da terra e criar espaço verde.


size_590_The_Low_Line.jpg

Nova York pode estar no caminho de ganhar mais um parque. Esta semana, um time formado pelo ex-engenheiro de satélites da NASA e agora arquiteto, John Ramsey (RAAD Studio), o executivo da rede PopTech, Dan Barasch, e o administrador financeiro, R. Boykin Curry IV, está chamando a atenção com a proposta de um novo projeto de revitalização e conversão de lugares deteriorados em espaços de uso público.

size_590_The_Low_Line_2.jpg

A bola da vez é um parque subterrâneo, a ser construído em uma estação de metrô abandonada há mais de 60 anos, bem abaixo da Delancey Street, no descolado Lower East Side. Chamado de “The Low Line”, o ambicioso projeto aposta no uso cabos de fibras óticas e espelhos para levar luz natural para debaixo da terra.

size_590_The_Low_Line_3.jpg

A inventividade da proposta vai permitir o crescimento e a manutenção de plantas “underground” e também vai tornar a permanência do público no parque mais agradável. O projeto está pronto para ser apresentado aos órgãos competentes e com poder de autorização, ou não, da construção.

size_590_The_Low_Line_590.jpg

Esta não é, no entanto, a primeira linha transformada em parque da cidade. Em 1999, um grupo de moradores dos bairros nos quais ainda existiam partes de uma linha de trem elevada, chamada High Line e construída em 1934, se uniu contra a demolição do que restava da estrutura, com a proposta de transformá-la em um parque de uso público, nos moldes do francês Promenade Plantée, de 1993, primeiro parque elevado da história. O “High Line Park” foi completado em junho deste ano e está aberto ao público.

Via


Monkey Road Design

Do A do ABC paulista, amante do design e de um bom bourbon... sócio na agencia Monkey Road Design..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/Design// @destaque, @obvious //Monkey Road Design