Vinicius Siqueira

Fascista desde criancinha

Vladimir Kush E Uma Brisa de Surrealismo


Vladimir Kush é um artista russo que leva em sua mochila toda a escola surrealista, com grande influência de Salvador Dalí, e nos derrama uma arte que foge dos preceitos individualistas da pura contemplação, mas exibe seus quadros como parte integrante e uma interpretação da vida e seus símbolos. É considerado com um dos maiores artistas contemporâneos e em 2011 recebeu o prêmio de melhor artista na categoria pintura, no Artistes du Monde, em Cannes.

Kush1.jpg

Esta é Breakfast On The Lake, onde as figuras do início do dia e do desjejum se unem numa transposição simbólica. Percebe-se claramente a leveza de seus traços e a disposição bem planejada das cores.

kush2.jpg

The Dark Side Of The Moon é o nome desta pintura, que revela o lado negro da lua, aquilo que, conforme o próprio Pink Floyd iniciou a reflexão, é a consequência da própria civilização. O lado negro da lua é a frieza dos tijolos na vida urbana e tudo que isso acarreta, é a desmistificação dos astros, é a racionalização da vida, num mundo pós-industrial.

kush3.jpg

On Its Way é a casa do viajante. Onde a viagem o leva é onde a casa está, é onde o lar se faz. Se o lar é a identificação material e fixa, a fixidez está no próprio movimento do viajante, este, por sua vez, se torna materializado por sua ferramenta básica de viagem.

kush4.jpg

O que fazer quando o próprio indivíduo perde sua humanidade e se transforma em uma estatística? É necessário humanizá-lo novamente! Somente com a expressão do escudo frágil de um soldado, supostamente frio, uma máquina à serviço do Estado, que essa humanização se completa. Esta é Knight of the Shiny Shield.

kush5.jpg

Para terminar, Woodcutter, onde se estende a tarefa impossível de cortar a própria essência, o núcleo daquilo que se destrói. O núcleo é mais difícil, mais fácil de acabar em lágrimas, mais fácil de perder o acerto, a racionalidade e a frieza. Nos resta abaixar a cabeça para a essência da coisa. A coisa-em-si, que nunca será tocada, mas que tem uma representação lógica e direta.

Suas obras podem ser vistas em seu site: Vladimir Kush.


Vinicius Siqueira

Fascista desde criancinha .
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/// @destaque, @obvious //Vinicius Siqueira