Vinicius Siqueira

Fascista desde criancinha

Melancolia é um filme otimista!

O filósofo Slavoj Zizek tem uma análise um pouco diferente sobre Melancolia, de Lars Von Trier.


melan4.jpg

Ao contrário daquilo que pode parecer a primeiro momento, Melancolia não é um filme pessimista. Pelo menos essa é a ideia de Slavoj Zizek sobre o filme.

Não se trata, portanto, de reconhecer a pequenez humana na tragédia inevitável da vida, em que o mundo se destrói e não há como evitar o destino violento da morte. Não é uma forma de gritar "faça o que quiser, pois todos teremos um fim terrível"

Para Zizek, muito pelo contrário, a resignação de Justine pelo futuro da Terra é impressionante e pode ter um significado ético corajoso. Não se trata de ver o terror do fim e desistir, mas de, ao saber que o fim é inevitável, ao ter certeza absoluta da morte, ter coragem para agir no presente e de fato modificar o mundo de alguma forma.

melan.jpg

"Eu digo que nós não deveríamos ler isso com algo pessimista. 'Oh, nós vamos todos morrer! Quem se importa?'. Não, se você realmente quer algo bom pra sociedade, se você quer evitar o totalitarismo e etc, você basicamente deveria ir para esta... Deixe me chamar de (apesar de eu ser um total materialista) uma experiência espiritual fundamental de aceitar que um dia tudo irá acabar, que em algum momento o fim poderá estar próximo. Eu acredito que, do contrário do que pode aparecer, esta pode ser uma profunda experiência que o empurra para uma fortíssima atividade ética".

Então saber que o fim está próximo ou que poderá estar logo adiante a qualquer momento não é uma maneira de entrar em uma depressão profunda e perder qualquer esperança de viver. Muito pelo contrário, esta sensação, esta experiência, pode causar o choque necessário para se notar que é necessário agir.

Talvez seja muito claro a resignação de Justine principalmente durante a cena final, em que todos morrem dentro de seus espaço imaginariamente demarcado. Entretanto, se deve pensar em Justine não como a mulher que desatinou, mas como a pessoa que tem plena capacidade de saber o que está acontecendo e de tomar uma posição ponderada e eticamente agressiva.

elan3.jpg

melan2.jpg


Vinicius Siqueira

Fascista desde criancinha .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/Cinema// @destaque, @obvious //Vinicius Siqueira