Vinicius Siqueira

Fascista desde criancinha

Above: a street art de cunho político e social

Above é um artista indecifrável. Suas intervenções de cunho político e social ganham fama internacional e seu símbolo pode ser encontrado em mais de 60 países.


Above é um artista de rua californiano com traços marcantes e sérios. Talvez alguém da mesma patota de Banksy, talvez não, mas suas marcas pelas cidades onde passa são famosas pela utilização exagerada das cores em grafites e stencils de cunho político e social, tomando como base os acontecimentos ao redor do mundo.

Ele nasceu em 1981 e sua vida na street art começou em 1995, quando grafitou sua tag ("ABOVE") em trens de carga da Califórnia.

Ele achava ser inútil escrever uma palavra que não poderia ser lida por ninguém, já que o trem estaria em alta velocidade, portanto, era necessário criar uma símbolo que pudesse ser entendido em uma fração de segundo, não importando quão rápido o trem estivesse.

Com 19 anos se mudou para Paris e começou a pintar seu símbolo mais comum, uma seta apontada para cima escrito "above" em sua base. Se juntou ao movimento de street art local, que era mais influenciado pela pintura de "logotipos" que a de grafites.

O artista já percorreu mais de 100 cidades em mais de 60 países diferentes.

paris.gif

Dois grandes momentos

Em 2008, Above foi convidado para participar do primeiro "Fame Festival", que aconteceu no sul da Itália. O artista decidiu fazer uma viagem para Lisboa, capital de Portugal, onde pintou seu famoso stencil "Stealing from the Rich, and Giving to the Poor", onde aponta uma questão social dramática em grande centros urbanos: a falta de moradia.

O autor relata: "quando estava em Lisboa, Portugal, há três meses, andei por esta moça sem-teto que estava mendigando dinheiro todos os dias. Eu achei isto tristemente irônico, já que perto dali havia uma máquina da ATM onde pessoas literalmente faziam fila para sacar dinheiro. Com um contraste tão grande entre "rico" e "pobre" estando em uma proximidade tão visível, me obriguei a fazer este stencil".

lisboa.jpg

Em Johannesburgo o artista realizou uma de suas mais controversas intervenções. Ele escreveu "Diamonds are a woman’s best friend and a man’s worst enemy" em 2012, do lado de fora dos muros da Jewel City, uma das maiores exportadoras de diamantes do mundo.

A mensagem foi em protesto ao comércio ilegal de diamantes, os conhecidos diamantes de sangue, fruto da exploração de diversos trabalhores em situações precárias. Segundo Above, ao conversar com os proprietários da Jewel City, ele disse que escreveria em letras grandes "Diamonds are a woman’s best friend", o que os agradou prontamente. Eles não se preocuparam em checar o trabalho de Above até estar terminado, o que lhe deixou a vontade para conduzir da maneira que quisesse.

800px-Above_diamonds_are_a_womans.jpg

Diversas outras obras podem ser vistas em seu site.

Above2.jpg

Above1.jpg

Above_Haiti_1.jpg

800px-Vienna_Paint.jpg

opct_71fb818919f21d82535c0b366846c6c4.jpg

28.jpg

Above_1000_words_full.jpg


Vinicius Siqueira

Fascista desde criancinha .
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //Vinicius Siqueira