horizonte distante

cinema, música e tudo aquilo que se pode avistar

Guilherme Moreira Jr.

Um inquieto sobre o viver e o estar. No cinema, na música ou em qualquer outra janela. Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro.

True Detective é a definição do grande suspense chamado vida

Além de qualquer expectativa, conheça um pouco mais sobre a série que deu aula neste primeiro semestre


true-detective-poster-16x9-1.jpg Nic Pizzolatto é o nome do criador de uma das obras mais ricas e aterradoras da TV atual – a série da HBO True Detective, estrelada pelo vencedor do Oscar Matthew McConaughey e Woody Harrelson. A temporada número do programa teve sua estreia no dia 12 de janeiro deste ano, e composta de apenas 8 episódios com duração média de 50 minutos, simplesmente conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo, além de elogios incontáveis pelo profissionalismo da produção.

Diferentemente da maioria das séries, Pizzollato fora o responsável do roteiro de todos os episódios, bem como a direção do cineasta Cary Fukunaga. O resultado? Coerência visual e uma das histórias mais introspectivas já apresentadas no escasso mundo criativo do qual a mídia atual permanece. Atuações soberbas de McConaughey e Harrelson, que possuem personagens totalmente distintos – o primeiro é cético sobre a humanidade, mas esconde uma dor inimaginável, enquanto o segundo encontra-se sucumbido por tentar ser nobre, mas que pensa ser digno de cometer seus próprios pecados.

São belas cenas, planos-sequência otimamente aprofundados e de uma fotografia desconcertantemente bela, mas acima de tudo, pontualmente abordados por roteiros bem trabalhados – os equestionamentos inseridos sobre a vida trazem um profundo destaque para a trama, que misturando conteúdos diversos, provoca no espectador uma incessante reflexão sobre si mesmo e sobre os personagens apresentados. Algo incomum para muitos filmes, mas que na TV ganham uma abertura maior para tratar de paradigmas como este. Cada vez mais, diversas séries apresentam este caminho, sendo ligadas com uma estrutura narrativa, praticamente transformam a experiência final em nada mais que um filme.

Extenso, mas visto no geral em forma de película. True Detective é filosofia, religião, suspense, ação, drama e comédia. Todavia, amplifica todas essas características em uma jornada sobre dois homens e suas perdas. É vida e morte. Sobrevivência. Vivência.


Guilherme Moreira Jr.

Um inquieto sobre o viver e o estar. No cinema, na música ou em qualquer outra janela. Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// //Guilherme Moreira Jr.