horizonte distante

cinema, música e tudo aquilo que se pode avistar

Guilherme Moreira Jr.

Um inquieto sobre o viver e o estar. No cinema, na música ou em qualquer outra janela. Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro.

A inconcebível Dave Matthews Band

Mais de vinte anos de estrada, incontáveis títulos, músicas míticas e você ainda não conhece a Dave Matthews Band? Saiba um pouco mais sobre uma banda que foge ao comum e proporcione aos seus ouvidos uma experiência que pode mudar tudo ou nada. Faça valer a viagem.


dave-matthews-band-handout.jpg

Inventiva, virtuosa e completamente energética em níveis que podem elevar até o espírito mais saudoso em uma catarse contemplativa, a Dave Matthews Band é considerada uma das maiores bandas da indústria fonográfica americana e também presente em incontáveis listas ao redor do globo, como uma das mais respeitadas da história.

A história da banda teve início em 1991 em Charlottesville, Virgínia. Liderada pelo compositor principal e vocalista, Dave Matthews, a banda ainda conta com Stefan Lessard (baixo), Boyd Tinsley (violino)e Carter Beauford (bateria).Leroi Moore, saxofonista e um dos membros fundadores da banda, faleceu em 2008, mas apesar da eterna saudade, Jeff Coffin encontrou o seu lugar na banda, substituindo com se não o mesmo talento, com a mesma disposição de Moore para agregar ainda mais a banda. Mais conhecida pelos seus intensos concertos ao vivo, completam o time nas turnês Tim Reynolds (guitarra), Butch Taylor (teclados)e Rashawn Ross (trompete). Não fosse cartão de visita o suficiente, algumas apresentações já tiveram convidados mais que especiais ao longo dos 23 anos de carreira - Eddie Vedder (Pearl Jam), Santana, Warren Hayes e das amadas "Lovely Ladies", grupo de cantores que proporcionam segundas vozes belíssimas em algumas canções.

12_10_09_da000123.jpg

Destrinchar a discografia da banda não é um trabalho nada fácil. São oito álbuns de estúdio - Under the Table and Dreaming (1994), Crash (1996), Before These Crowded Streets (1998), Everyday (2001), Busted Stuff (2002), Stand Up (2005), Big Whiskey and the GrooGrux King (2009), Away From The World (2012)+ DVD´s e CD´s ao vivo. Estes, apresentam uma particularidade que torna a banda ainda mais apreciativa. Selecionados ano após ano, a Dave Matthews Band conta com nada menos que 30 álbuns ao vivo, conhecidos como Live Trax. Cada disco conta com uma apresentação da banda que podem variar desde o seu início de carreira até os dias atuais. São ótimas pedidas para conhecer a funda o trabalho de Dave e sua turma. Fora isso, Dave Matthews tornou habitual apresentações no mesmo estilo voz e violão ao lado do amigo de longa data, Tim Reynolds - Destaque especial para Live at Radio City, que além de contar com diversos hits da carreira, também teve solos de Reynolds de tirar o fôlego.

Falando em hits, por conta da enorme quantidade de shows, eles acabam sendo constantemente renovados. Seja na sua setlist como na forma que as músicas são tocadas. Apesar das mais conhecidas, no caso "Crash into me" e "#41# terem um gosto à parte para os milhões de fãs da banda, existe espaço e sentimento em canções como "Two Step", "Ants Marching", "Crush", "Grey Street" e tantas outras.

Grande parte da enorme empatia com banda, certamente deve-se ao poderio das composições. São letras que tocam os mais variados assuntos: vida, morte, religião, amor, sexo, vida, amizade, família, política, fantasia e cotidiano. Chega a ser abstrato e abrangente o modo das quais são tratados os assuntos em formas de música. Solos de violino, bateria, sax, guitarra, trompete...o que pode parecer um devaneio musical para a maioria dos ouvintes, na verdade tornam a experiência de se ouvir a Dave Matthews Band uma urgência completamente singular. Supresas entre as turnês também são muito comuns. Covers constantemente estão presentes no setlist - Pink Floyd e Aerosmith estão dentre algumas bandas consagradas que já ganharam versões ao vivo pela banda, mas a mais famosa é a explosiva versão de uma música de Bob Dylan.

A banda já aterrisou no Brasil algumas vezes, sendo a mais recente em 2013 durante o Summer Break Festival, do qual fora a atração principal. Em 2010, foram considerados o show mais assistido da década, com surpreendentes 11.6 milhões de ingressos vendidos.

Em casa, no trabalho, na rua, namorando, cercado de amigos. Não importa. Todo e qualquer lugar ou momento você pode encontrar a trilha ímpar da Dave Matthews Band para lhe acompanhar. Talvez, e simplesmente talvez, esta não seja ou se torne a sua banda favorita, mas mesmo que por alguns instantes, ela será aquela que proporcionará a maior intensidade musical que sua alma poderá saborear em vida.


Guilherme Moreira Jr.

Um inquieto sobre o viver e o estar. No cinema, na música ou em qualquer outra janela. Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro..
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/musica// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Guilherme Moreira Jr.