horizonte distante

cinema, música e tudo aquilo que se pode avistar

Guilherme Moreira Jr.

Um inquieto sobre o viver e o estar. No cinema, na música ou em qualquer outra janela. Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro.

Chico Buarque: 70 anos - E pela minha lei a gente era obrigado a ser feliz

Compositor, romancista, personagem ou eu lírico? Chico Buarque completa 70 anos nesta quinta-feira e ainda há tempo para você descobrir a poesia dos seus versos.


chicoabre.jpg

Francisco Buarque de Hollanda. Nascido em 19 de junho de 1944, hoje o eterno Chico Buarque completa 70 anos. Amante da vida e da música, ser humano motivo de amor platônico entre mulheres e homens. Suas músicas ao longo de tantas décadas despertam no consciente coletivo um tipo de amor que não se mede ou quantifica. Quase que um gozo intelectual e sentimental, sua extensa discografia permanece motivo de estudo em universidades, projetos sociais e mais que isso, provoca um pulsante viver no cotidiano de milhares de brasileiros e estrangeiros.

CD Chico Buarque Na carreira ao vivo.jpg

Chico já fora exilado, censurado e criticado por diversas vezes. Todavia, não deixou a peteca cair e ano após ano - ainda que em um ritmo mais lento, abrange a cada novo trabalho uma experiência ímpar na história da música nacional. Também como romancista, encontrou nas páginas dos livros um novo refúgio para tanto a dizer, ação que apenas enriqueceu sua história. Nos cinemas, está previsto para chegar este ano Chico: Artista e o Tempo, documentário realizado por Miguel Faria Jr, que além dos depoimentos de diversos artistas, contará com um show montado especialmente para a realização do longa. A data de estreia ainda não foi divulgada.

É um processo agridoce definir quais canções tornaram-se hinos. Políticos e amorosos, são diversas composições no imaginativo de cada um, representando significado diversos. Sentimentos diversos. "Cálice", "Vai Passar", "João e Maria", "Vida" e tantas outras. Estabelecer uma ordem por gosto e amor legítimo faz o processo inteiro ser ilegítimo.

Chico-Buarque1.jpg

"Todo o sentimento" aonde reside respeito, admiração e crescimento espiritual para um compositor acima de qualquer palavra. Seja no seu sorriso ou nos seus olhos verdes, consta uma voz...uma voz que não calou outrora e esperemos, que não cale por um bom tempo. Feliz aniversário, Chico Buarque. Obrigado, Chico Buarque. Para quem desconhece, beba, deleite-se, emerja dos primórdios de suas músicas e descubra a poesia contida em um dos maiores poetas do nosso tempo.


Guilherme Moreira Jr.

Um inquieto sobre o viver e o estar. No cinema, na música ou em qualquer outra janela. Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Guilherme Moreira Jr.