horizonte distante

cinema, música e tudo aquilo que se pode avistar

Guilherme Moreira Jr.

Um inquieto sobre o viver e o estar. No cinema, na música ou em qualquer outra janela. Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro.

Um manifesto pelas mulheres

A mulher é um efeito deslumbrante da natureza. (Arthur Schopenhauer)


Diana Davies.jpgFoto: Diana Davies

Existe algo que ainda não tenha sido dito sobre a importância cabalística e transcendente da mulher? Sua força e poesia que luta para coexistir num universo impregnado de machismos e achismos prepotentes, constantemente associados a uma suposta fragilidade.

Talvez seja estranho e cabível de ignorar tais palavras e reflexões escritas por um homem. Um homem que nem no mais profundo esforço pode imaginar quantas dores e provas diárias a mulher já sofreu e ainda sofre no tempo presente. Mas é possível contemplar, reconhecer e admirar tanta importância vinda de uma figura que não apenas nos trouxe vida, como também despertou o verdadeiro significado do amor verdadeiro e do respeito pelas coisas boas. Não fosse a mulher, o homem seria apenas um rabisco na história. Logo, nada mais justo e ainda que soe clichê, celebrar ante o seio feminino, toda e qualquer inspiração que nos permite ser algo mais.

Nada de migalhas e justiças pagas em prestações. Nada de violência descarada e defendida por alguma posição de poder imaginário. Nada de invadir um corpo sem expressa autorização para satisfazer o primitivo. Nada de virar os olhos contra a escolha e ascensão por puro ego. Nada de ser moleque quando a saia, o vestido ou outro traje estiver esculpido nas curvas e traços personificados daquela que merece respeito, independente da soma e crescente gozo que você, homem, sonhe em ter. A mulher sempre foi dona de si, mas éramos cegos de ciúmes entre nós para percebemos isso.

Não é questão de colocá-la num pedestal, mas na mesma superfície que pisamos, com a diferença que uma vez ou outra devemos carregar o semblante humilde, gentil e afetuoso para você, mulher. Porque é tempo de definitivamente afirmar que sem você, eu nada seria. O coração ficaria opaco, sem poesia e melodia para construir inteiros do mais amor.

Marcha-das-Vadias-reune-mulheres-e-homens-em-defesa-dos-direitos-femininos-Foto-Fernando-Frazao-Agencia-Brasil20140809_005.jpgFoto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Portanto, não importa o quanto sejamos diferentes nos trejeitos, a mulher é a morada existencial e nós meros aprendizes e observadores da sua confiança e plenitude.

Ao seu dia, todo o dia, amor e respeito. Intransferível.


Guilherme Moreira Jr.

Um inquieto sobre o viver e o estar. No cinema, na música ou em qualquer outra janela. Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro..
Saiba como escrever na obvious.
version 40/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Guilherme Moreira Jr.