fabita

Jornalista, amante de literatura, cinema e filosofia

Móveis feitos para durar

Paletes e madeira de demolição ganham nova vida nas mãos dos marceneiros da Ôrigo


1.jpg

Ôrigo tem raízes no latim e significa origem. Um nome que casa perfeitamente com o sentido desta empresa, que se dedica aos móveis rústicos, além dos artigos de decoração, todos ricos em funcionalidade, beleza e durabilidade. A madeira maciça de demolição é a matéria-prima da Ôrigo – Arte da Terra, bem como os paletes, bastante usados na atualidade.

A responsável pelas vendas, Daniela Fernanda Comiran, é quem fala pela empresa e, segundo ela, os móveis da Ôrigo são mais originais e mais conectados à terra. Há três meses, a Ôrigo atua em Chapecó, por meio de uma parceria com a Marcenaria Uruguay, empresa que trabalha com móveis planejados de alto padrão. A Ôrigo, ao se dedicar aos móveis rústicos, alcança um público diferenciado, em busca de um sentido a mais para os móveis e os objetos.

“Reutilizamos materiais e também usamos madeiras nobres. Esta matéria-prima, muitas vezes, teria um único destino: a queima. Desmontamos, reaproveitamos e damos uma nova vida ao material. A madeira, que seria queimada, acaba virando um banco ou uma mesa”, conta Daniela. No momento, a Ôrigo está no processo de produção de móveis que serão divulgados na internet. Embora não seja o foco, aceita também encomendas.

O aspecto sustentável da empresa é um dos seus pontos positivos. Outro é o fato de que os móveis são feitos para durar. “Os nossos móveis são daqueles que ficam para os netos e os bisnetos. Nós gostamos de trabalhar com a madeira, porque ela tem uma vida muito mais longa. É importante preservar o histórico da madeira, a qual tem algumas marcas porque passou por determinadas situações. O tempo massacra a madeira e é o que dá vida ao móvel – algo que o cliente almeja.”

Os móveis rústicos têm um mercado significativo hoje em dia. Porém, para serem feitos, demandam mais trabalho dos marceneiros, principalmente no quesito acabamento. São os detalhes que fazem os móveis rústicos e sustentáveis da Ôrigo tornarem-se obras de arte, do tipo que jamais saem de moda.

Serviço Ôrigo no Facebook: Fanpage

interna 1.JPG

interna 2.JPG

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg


fabita

Jornalista, amante de literatura, cinema e filosofia.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/artes e ideias// @destaque, @obvious //fabita