fabita

Jornalista, amante de literatura, cinema e filosofia

Bandits: nas asas de uma ruiva louca

No fundo, no fundo, os bandidos do pernoite são bons moços agarrando-se ao chamado sonho americano


bandits2.jpg

Vida Bandida (2001), ou Bandits, é um filme com personagens impagáveis e hilários que fazem parte de uma trama em que a leveza é o principal ingrediente. Joe Blake (Bruce Willis) é um charmoso bandido, educado, que não faz mal a uma mosca. Joe e Terry Collins (Billy Bob Thornton), um cara chato, hipocondríaco, metódico e doce, formam os famosos bandidos do pernoite, que contam com a ajuda do dublê, Harvey Pollard (Troy Garity), fissurado em uma loira que pede carona.

Para fechar, uma ruiva louca que se divide entre o amor dos bandidos do pernoite – que juntos são o homem perfeito –, Kate Wheeler (Cate Blanchett). Ela é uma dona de casa desesperada, irritada, carente, romântica e entediada, porém especialmente maravilhosa, que adora cantar, ainda que não saiba. Ao som de Holding Out For A Hero, de Bonnie Tyler, prepara o jantar para o marido distante. Quando se encontram, essas figuras percorrem as estradas do Oregon até a Califórnia, entrando gentilmente nas casas dos gerentes dizendo que vão roubar os seus bancos. Entre eles, um senhorzinho muito engraçado, que cai no sono do nada por conta do estresse. Sua esposa, pacientemente, precisa dar-lhe café na boca, no intuito de reanimá-lo.

Dirigido por Barry Levinson, o filme une os gêneros comédia, policial e drama. A torcida é para os bandidos do pernoite, cuja filosofia é roubar dos bancos, que tem o ressarcimento do governo e que rouba do povo. Bonitinho e anti-heróico, Vida Bandida encanta pela leveza e pela originalidade. O final é surpreendente e não cabe a mim revelar. Não há como não amar. Até os mais certinhos podem esquecer que o roubo está no pano de fundo e podem tornar-se fãs dos bandidos do pernoite, que transformam-se em ídolos pela mão da mídia, ainda que contando mentiras inocentes. No fundo, no fundo, são bons moços agarrando-se ao chamado sonho americano, nas asas de uma ruiva louca.

4827937636_d6491cc192_b.jpg

4827937612_4bc785e0c2_b.jpg

bandits-three-in-one.jpg


fabita

Jornalista, amante de literatura, cinema e filosofia.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/cinema// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //fabita