ideias de guerrilha

Um arsenal de ideias contra a resistência do ócio

Eduardo Silva Ruano

Sempre buscando novas inspirações para transformar ideias em palavras

5 Formas de Causar Uma Boa Primeira Impressão

Quando conhecemos alguém, é claro que queremos começar com o pé direito, porque a primeira impressão é a que fica.


Impressions 7.jpg

As primeiras impressões são incrivelmente relevantes para a construção de uma imagem. Nós julgamos o livro pela capa, e com as pessoas isso não é diferente. Lembra Nietzsche:

"O homem é, antes de tudo, um animal que julga."

Um estudo recente da Universidade de Princeton concluiu que uma primeira impressão acontece em até 100 milissegundos. Ou seja, as pessoas vão nos julgar antes de piscarmos o olho para elas, e nós também o faremos, por puro reflexo.

Quando conhecemos alguém, é claro que queremos começar com o pé direito, porque a primeira impressão é a que fica. Seja numa festa, naquela reunião de negócios ou no primeiro encontro, se nós não causarmos uma boa primeira impressão, dificilmente teremos uma segunda chance.

Então, o que nós podemos fazer para causar uma boa primeira impressão em alguém? Há cinco atitudes, dentre várias:

1) Defina uma intenção

Como sugere Vanessa Van Petten, CEO da Science of People:

"A coisa mais importante a fazer para passar uma boa impressão é definir sua intenção. Antes de ir a algum evento, pense sobre a imagem que você quer passar e que tipo de pessoas gostaria de conhecer. Isso funciona muito bem para você se planejar para esse encontro."

Definir uma intenção é importante a fim de passarmos uma boa impressão, pois, quando deixamos claro o que queremos, as pessoas reconhecem nossas intenções; sentem que têm mais controle sobre o que esperar na conversa e isso é mais confortável do que lidar com a sua falta de expectativas.

No entanto, saber realmente o que estamos querendo nem sempre é fácil, mas o esforço sempre é válido. Tendo uma intenção clara em mente, sentimo-nos mais determinados, e essa confiança poderá impressionar aquela pessoa que queremos encantar; se for assim, a causa foi uma boa impressão.

2) Apresente-se adequadamente

"A aparência é o nosso primeiro filtro", afirma Sylvia Hewlett em seu livro Executive Presence.

Quando nos vestimos bem e estamos seguros de nossa aparência, nós transmitimos um sinal de estabilidade às outras pessoas, e isso favorece boas considerações. Porém, para uma boa apresentação, vestir uma roupa adequada não é o suficiente. Os ornamentos que usamos no corpo também dizem muito sobre nós, mas de forma irracional. Cada mínimo detalhe faz gerar várias impressões.

Aparência é a medida do primeiro julgamento. Se apresentarmo-nos adequadamente às diferentes situações, serão bem maiores as chances de recebermos boas impressões. Como diz o ditado:

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”.

3) Mantenha contato visual

Os olhos são o principal ponto de atração. Sendo assim, causar boa impressão depende de um olhar impactante, mas também persistente.

Lilian Bjorseth, consultora de Comunicação e autora do livro Networking Breakthrough, diz que devemos manter contato visual com uma pessoa cerca de 85% do tempo que interagimos com ela.

No entanto, exagerar no contato visual tem um efeito negativo: constrangimento.

Quando mantemos contato visual regular e moderado, e ainda sorrimos durante o processo, isso mostra que estamos interessados, o que contribui bastante às impressões positivas.

4) Aja com respeito e sinceridade

Ao interagir, devemos deixar que a outra pessoa fale livre e abertamente, pois assim estaremos respeitando seu espaço. Não é por acaso que temos uma boca e dois ouvidos.

Muitos acreditam que, a fim de marcar presença, devemos nos impor e ditar o rumo de uma conversa. Na verdade, isso pode ser um tiro no pé: é importante demonstrarmos que não há uma disputa para ser o centro das atenções.

Outra atitude que impressiona é a sinceridade (com as pessoas e também com nós mesmos). Podemos imaginar que, mostrando nossas forças e escondendo as fraquezas, seremos melhor percebidos pelos outros. Muito pelo contrário. Um artigo publicado na Harvard Business Review revela que mostrar as nossas vulnerabilidades e fraquezas pode ser muito atraente e cativante, além de isso nos tornar mais conscientes, maduros e autocentrados.

5) Faça elogios

Quando elogiamos uma pessoa, estamos destacando a sua importância, fazendo-a se sentir melhor. Freud afirmou:

"Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio."

Elogios são gestos que geram valor (e boas impressões). Elogio sincero é muito satisfatório. Como escreveu J.R.R. Tolkien, "o elogio que vem daquele que merece o elogio está acima de todas as recompensas".

As pessoas adoram ser valorizadas e, se pudermos fazer com que se sintam assim, elas ficarão mais ansiosas para nos encontrar outras vezes, o que significa que já tiveram ao menos uma boa impressão.


Eduardo Silva Ruano

Sempre buscando novas inspirações para transformar ideias em palavras .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Eduardo Silva Ruano