ideias de guerrilha

Um arsenal de ideias contra a resistência do ócio

Eduardo Silva Ruano

Sempre buscando novas inspirações para transformar ideias em palavras

30 Ótimas Séries de TV Baseadas em Livros

Confira essa lista com 30 ótimas séries que viajaram da Literatura para a TV.


14main_a.png

De uns tempos para cá vem crescendo a tendência de séries de TV serem baseadas na literatura, considerando que livros best-sellers fornecem bons indicadores de acurácia e performance para apostar-se em tais produções.

São muito comuns as discussões em torno da comparação, entre filme e livro, qual é melhor ou pior, mas também se tornou costumeiro comparar uma série de TV com o livro. Pelo fato de algumas produções televisivas serem adaptações tão competentes e fiéis à obra original, hoje em dia muitas pessoas acabam julgando o livro pela série.

Bem, muitos já conhecem várias das séries que constam nessa lista, mas algumas delas podem ser grandes novidades. Aqui temos tramas políticas, suspenses criminais, dramas adolescentes, fábulas sensacionais, sagas épicas, aventuras excitantes, autobiografias, belos romances, enfim, muitas histórias incríveis e reais que viajaram da literatura para a televisão.

Confira a lista com 30 ótimas séries de TV baseadas em livros (sem uma ordem específica de preferência):

30. Sex And The City

14_sexandthecity.jpg

A jornalista americana Candice Bushnell e suas crônicas sexuais fornecem o material que sustenta a série televisiva Sex And The City, produzida pelo canal HBO e que faz muito sucesso entre o público feminino.

29. Justified

14_justified.jpg

Justified, série do canal FX, é baseada em dois livros de Elmore Leonard, Riding The Trap e Pronto. Tanto a história quanto a série retratam os cenários e a realidade vigente do Velho Oeste na pele de um policial rebelde, polêmico e sem lei que causa problemas e controvérsia por onde passa.

28. Boardwalk Empire

14_boardwalkempire.jpg

A série Boardwalk Empire, transmitida pela HBO, é formulada a partir do livro homônimo de não-ficção do autor americano Nelson Johnson, que aborda a corrupção e briga por poder na polêmica época da lei seca americana. A série é bastante fiel àquele contexto histórico, e conta com figurino e fotografia notáveis.

27. The Vampire Diaries

14_thevampirediaries.jpg

Essa série de TV é bastante conhecida, especialmente pelo público adolescente feminino. Baseada na série homônima de quatro volumes da escritora L. J. Smith, The Vampire Diaries faz parte da programação do canal CW desde 2009, contando com índices de audiência sempre elevados.

26. Bones

14_bones.jpg

Em Bones, acompanhamos uma inteligente antropóloga forense chamada Temperence “Bones” Brennan, a qual migrou da série policial criada por Kathy Reichs. A escritora contribui regularmente no conteúdo da série, tornando-a mais realista.

25. True Blood

14_trueblood.jpg

Temas de vampiros costumam fazer sucesso principalmente entre o público teen, e com True Blood não é diferente. Série veiculada pela HBO e estruturada a partir da série de livros de vampiros (e outros seres anamórficos) da escritora Charlaine Harris.

24. M*A*S*H

14_mash.jpg

A maioria das pessoas talvez não conheça a série M*A*S*H, forjada de um romance do escritor Richard Hooker intitulado Mash: A Novel About Three Doctors. Uma comédia underground clássica.

23. Sleepy Hollow

14_sleepyhollow.jpg

A série de suspense sobrenatural Sleepy Hollow é baseada em um conto do historiador Washington Irving, chamado The Legend Of Sleepy Hollow. Trata-se de um dos contos de ficção mais lidos da história, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. Uma série com belas fotografias, fortes personagens e cenários aterrorizantes.

22. Castle

14_castle.jpg

Os livros fictícios de Richard Castle (cujo protagonista é a detetive Nikki Heat) serviram de inspiração para essa série policial de maior audiência da emissora ABC.

21. Haven

14_haven.jpg

Haven é uma série do canal SyFy que se baseia no livro Colorado Kid, de Stephen King. Trata-se de um drama sobrenatural e misterioso bastante envolvente.

20. Friday Night Lights

14_fridaynightlights.jpg

Série inspirada no livro de ficção Friday Night Lights: A Town, a Tean And a Dream. Essa história cativante cerca um time de futebol americano, e mantém o foco no treinador da equipe e sua família. A produção está a cargo da emissora NBC.

19. Rizzoli & Isles

14_rizzoliisles.jpg

Inspirada nos romances de Tess Gerritsen, a série policial Rizzoli & Isles é centrada em duas figuras: uma detetive e uma médica legista que, juntas, combinarão suas habilidades e talentos para solucionarem crimes.

18. Gossip Girl

14_gossipgirl.jpg

Gossip Girl é outra série bem-sucedida e de forte apelo popular entre adolescentes, predominantemente mulheres. Todo o conteúdo e enredo da série são norteados pelos livros da escritora nova-iorquina Cecily von Ziegesar (inclusive, 14 deles já foram publicados no Brasil).

17. Hemlock Grove

14_hemlockgrove.jpg

O livro Hemlock Grove de Brian McGreevy é a inspiração para a Netflix ter criado essa série de mesmo nome. Um thriller psicológico envolvente com personagens bizarros, mórbidos e dignos de causar medo (ou repulsa).

16. Bates Motel

14_batesmotel.jpg

Bates Motel é uma espécie de prólogo do livro Psicose (escrito por Robert Bloch) e também do filme dirigido por Alfred Hitchcock. A série, exibida pelo canal A&E, relata os mistérios e tramas do protagonista Norman e serve como precedente para a obra original dos anos 60.

15. Pretty Little Liars

14_prettylittleliars.jpg

Mais uma série direcionada ao público feminino. Pretty Little Liars foi criada pela produtora executiva I. Marlene King, e é veiculada pelo canal ABC Family. A obra foi inspirada no best-seller de Sara Shepard.

14. Grimm

14_grimm.jpg

Baseada essencialmente nos contos fantásticos e imaginativos dos irmãos Grimm, essa série produzida pelo canal NBC é uma ótima referência para quem aprecia fábulas clássicas da literatura alemã.

13. The 100

14_the100.jpg

The 100 é uma série de suspense e ficção científica orientada por um romance homônimo da autora Kass Morgan (trata-de do primeiro livro de uma trilogia). A produção é realizada pela emissora CW.

12. Agatha Christie’s Poirot/Agatha Christie's Marple

14_agathachristiepoirotmarple.png

Dois personagens de romances da escritora britânica Agatha Christie inspiraram essas séries de TV: o detetive Hercule Poirot e Mr. Marple. A emissora inglesa ITV detinha os direitos de transmissão, que depois foram adquiridos pela BBC. Ambas as séries são muito elogiadas por críticos literários devido à precisão e minúcia interpretativas da obra de Agatha Christie.

11. Under The Dome

14_underthedome.jpg

Série dramática de ficção científica baseada no livro Under The Dome, de Stephen King. Idealizada em 2013 pelo roteirista Brian Vaughan e produzida pelo canal CBS, a série contou com três boas temporadas antes de ser cancelada por conflitos entre projetos paralelos e questões burocráticas.

10. The Musketeers

14_themusketeers.jpg

Como o nome indica, The Musketeers é uma série baseada nos personagens icônicos do livro Os Três Mosqueteiros do escritor francês Alexandre Dumas. Produzida pelo canal BBC, a série é muito elogiada pela crítica especializada pela qualidade e precisão dessa adaptação da história.

9. Merlin

14_merlin.jpg

Merlin é uma série de televisão britânica transmitida pelo canal BBC, e conta a história do grande mago responsável por ajudar o Rei Arthur a cumprir seu destino: governar e proteger o reino de Camelot. Uma série inspirada nos contos literários e folclores de uma figura lendária.

8. Elementary

14_elementary.jpg

Elementary é uma adaptação singular e moderna do personagem icônico Sherlock Holmes, de Sir Arthur Conan Doyle. Essa série transmitida pelo canal CBS apresenta algumas mudanças estéticas e também no gênero dos personagens, mas a essência da história é a mesma e a produção não peca tecnicamente.

7. Hannibal

14_hannibal.jpg

A série de TV Hannibal é uma adaptação esplendorosa do livro Red Dragon, obra do escritor Thomas Harris sobre o fascinante assassino canibal Hannibal Lecter. Trata-se de três temporadas sensacionais veiculadas pela emissora NBC e produzidas por Bryan Fuller, idealizador da série.

6. Sherlock

14_sherlock.jpg

Essa excelente série de TV criada por Steven Moffat e produzida pela BBC se baseia, assim como Elementary, no célebre detetive Sherlock Holmes, épica invenção do escritor escocês Sir Arthur Conan Doyle. A série Sherlock é uma produção de qualidade e fotografia elogiáveis, além de ser deveras fiel à obra original.

5. House Of Cards

14_houseofcards.jpg

Série incrível da Netflix baseada no romance homônimo de Michael Dobbs. Um drama político muito bem arquitetado, protagonizado por um político astuto e manipulador que fará o possível e além para conquistar (e consolidar) o poder no cargo mais desafiador do mundo: a presidência dos EUA.

4. Dexter

14_dexter.jpg

Dexter é talvez o mais famoso serial killer do mundo das séries, e também o “anjo da morte” que protagoniza as obras do escritor americano Jeff Lindsay. Sete dos livros de Lindsay formaram a base para conteúdo e enredo de Dexter, uma das séries de TV mais bem-sucedidas da história.

3. Narcos

14_narcos.jpg

O mais rico e bem-sucedido narcotraficante da história, Pablo Escobar, estrela essa competente série produzida pela Netflix de modo a promover conhecimento sobre a origem do narcotráfico na América Latina. Narcos é inspirada no livro Killing Pablo escrito pelo agente Javier Peña, um dos "caçadores" de Escobar.

2. Orange Is The New Black

14_orangeisthenewblack.jpg

Essa envolvente série foi criada por Jenji Kohan (Weeds) a partir do livro de memórias de Piper Kerman, ex-detenta acusada por crimes de lavagem de dinheiro. Orange Is The New Black é uma ótima produção da Netflix; um belo romance dramático repleto de humor negro que nos mostra a realidade feminina no sistema prisional americano.

1. Game Of Thrones

14_gameofthrones.jpg

A participação ativa de George R.R. Martin na série televisiva Game Of Thrones torna a adaptação mais fiel à obra-prima do autor, a fantasia épica A Song Of Fire And Ice. Uma produção magnífica da HBO, o mínimo exigido para uma série de tal calibre.

*Com informações do Metacritic.


Eduardo Silva Ruano

Sempre buscando novas inspirações para transformar ideias em palavras .
Saiba como escrever na obvious.
version 14/s/literatura// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Eduardo Silva Ruano