ideias de guerrilha

Um arsenal de ideias contra a resistência do ócio

Eduardo Silva Ruano

Redator na Obvious, Whiplash e La Parola. Sempre buscando novas inspirações para transformar ideias em palavras

John Holcroft: Ilustrações Satíricas Mostram Reveses da Atual Sociedade

Veja algumas das ilustrações críticas e satíricas de John Holcroft, ilustrador inglês mundialmente famoso por ter trabalhado em várias publicações renomadas nas quais ele mostra sua ironia, aspereza e reatividade perante alguns problemas da atual sociedade.


20a.jpg

O ilustrador britânico John Holcroft tem um portfólio impressionante de ilustrações satíricas que mostram alguns dos principais reveses da sociedade contemporânea.

John cresceu na cidade inglesa de Lancashire. Quando tinha nove anos, sua família precisou mudar para Yorkshire, onde ele viveu a maior parte de sua infância, fazendo principalmente o que mais gosta de fazer: desenhar e pintar. Em seus anos de colégio, John se tornou um fã declarado de artistas e designers como David Cutter, Ian Pollock e Edward Hopper. Com o passar do tempo, ele desenvolveu uma aguçada visão crítica focada em arte.

Há 17 anos, John trabalha como ilustrador freelancer, e sua vasta experiência em design gráfico aliada a um talento subversivo permitem-no criar ilustrações excelentes e notáveis.

John Holcroft é mundialmente conhecido por suas contribuições para publicações renomadas como BBC, The Economist, Reader’s Digest, Harvard Magazine, The Guardian, Financial Times, entre várias outras. Porém, o que torna seu nome famoso não são seus empregadores, mas sim suas ilustrações reativas da atual sociedade.

Inspirando-se em anúncios publicitários da década de 50 e 60, John adotou um elegante estilo retrô. No entanto, o conteúdo explícito em suas obras não é nada antiquado. Sua criatividade é canalizada em relatar questões sociais problemáticas que precisam ser abordadas, apesar da insensatez moral que possam causar.

O foco de suas peças abrange uma grande diversidade de temas: a obsessão por redes sociais e a dependência tecnológica, ganância cega e o desejo insaciável por poder, a bolha de consumismo, a ditadura da magreza, o papel da mídia no aumento da obesidade, subornos médicos, impostos inflacionários, lucratividade corporativa a todo custo, desvalorização da força de trabalho e a exploração de talentos, o vilipêndio das campanhas anti-tabagistas, violência infantil, a influência dos bancos centrais, a crise da água, entre outros vários assuntos relacionados.

Esses temas críticos oportunos nos trazem um olhar perscrutador e reflexivo de como somos facilmente persuadidos (e manipulados) quando buscamos pela felicidade em coisas óbvias e preceituais.

Confira então algumas ilustrações do portfólio de John Holcroft:

20cc.jpg

20d.jpg

20b.jpg

20mm.JPG

20ll.JPG

20m.jpg

20dd.jpg

20ee.jpg

20i.jpg

20g.jpg

20c.jpg

20h.jpg

20f.jpg

20k.jpg

20nn.JPG

20ff.jpg

20n.jpg

20ii.JPG

20uu.JPG

20oo.JPG

20pp.JPG

20bb.jpg

20q.jpg

20jj.JPG

20j.jpg

20aaa.JPG

20s.jpg

20rr.JPG

20o.jpg

20p.jpg

20vv.JPG

20r.jpg

20v.jpg

20xx.JPG

20z.jpg

*O portfólio completo de John Holcroft pode ser visto em seu próprio site.


Eduardo Silva Ruano

Redator na Obvious, Whiplash e La Parola. Sempre buscando novas inspirações para transformar ideias em palavras .
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/design// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Eduardo Silva Ruano