ideias de guerrilha

Um arsenal de ideias contra a resistência do ócio

Eduardo Silva Ruano

Redator na Obvious, Whiplash e La Parola. Sempre buscando novas inspirações para transformar ideias em palavras

Waldemar von Kazak: Ilustrações Provocativas e Repletas de Mensagens Subliminares

O artista russo Waldemar von Kazak abusa de surrealismo e sexualidade para desenvolver ilustrações controversas e cheias de humor negro.


58_waldemarvonkazak_main.jpg

Waldemar von Kazak é um jovem artista russo que adora criar ilustrações de meados do século XX, nas quais aborda temas bastante provocantes e controversos. Usando conceitos artísticos como o surrealismo e impressionismo, por exemplo, ele desenvolve cenários, situações e personagens bizarros, não se esquecendo de fazer alegorias a alguns problemas da sociedade em seus trabalhos.

Ele começou a desenhar desde cedo e, depois de alguns anos praticando apenas para si, conseguiu um emprego numa empresa de design, onde estabeleceu uma breve carreira antes de retornar à ilustração como freelancer, função que permanece até hoje. Em entrevista para o site Pinup Arena, ele conta:

"Por anos, eu trabalhei duro como designer. Eu estive envolvido em projetos de embalagem, publicidade e livros de design. Mas, em algum momento, eu quis desenhar novamente. Hoje eu sou ilustrador freelancer."

Quase todas as imagens criadas por Waldemar são simbolicamente carregadas com apelo sexual, e discutem questões corriqueiras como, por exemplo, a interação entre os sexos, a tentação e o pecado, assédio moral e tabus sexuais, bem como o tédio recorrente de nossas vidas, a alienação e a dependência tecnológica. Contudo, algumas das imagens são apenas demonstrações de arte sci-fi.

O artista abusa do sarcasmo para retratar situações inusitadas e nem um pouco convencionais. Na maioria de suas imagens, nota-se uma pornografia descarada em personagens e gestos, e essas conotações eróticas acabam por se destacar em meio ao conjunto da obra.

Após visualizar as primeiras figuras, fica fácil identificar a sexualidade auto evidente no estilo de Waldemar von Kazak. Veja uma série de seu portfólio:

58_waldemarvonkazak_b.jpg

58_waldemarvonkazak_c.jpg

58_waldemarvonkazak_d.jpg

58_waldemarvonkazak_e.jpg

58_waldemarvonkazak_f.jpg

58_waldemarvonkazak_g.jpg

58_waldemarvonkazak_h.jpg

58_waldemarvonkazak_i.jpg

58_waldemarvonkazak_j.jpg

58_waldemarvonkazak_k.jpg

58_waldemarvonkazak_l.jpg

58_waldemarvonkazak_n.jpg

58_waldemarvonkazak_o.jpg

58_waldemarvonkazak_p.jpg

58_waldemarvonkazak_q.jpg

58_waldemarvonkazak_r.jpg

58_waldemarvonkazak_s.jpg

58_waldemarvonkazak_a.jpg

58_waldemarvonkazak_t.jpg

58_waldemarvonkazak_u.jpg

58_waldemarvonkazak_v.jpg

58_waldemarvonkazak_x.jpg

*Perfil de Waldemar von Kazak no DeviantArt


Eduardo Silva Ruano

Redator na Obvious, Whiplash e La Parola. Sempre buscando novas inspirações para transformar ideias em palavras .
Saiba como escrever na obvious.
version 6/s/design// @obvious, @obvioushp //Eduardo Silva Ruano